Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Peritos investigam acidente no Estádio Nacional de Brasília

E-mail Imprimir PDF

Uma equipe de peritos está no Estádio Nacional de Brasília para investigar o acidente ocorrido na segunda-feira (6/8) por volta das 17h30, quando cinco operários ficaram feridos após caírem junto com uma estrutura de apoio da arquibancada superior, que está em construção. De acordo com o Consórcio Brasília 2014, responsável pela execução da obra, há suspeitas de que o concreto que estava sendo colocado na estrutura estivesse úmido no momento da queda.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal informou que, segundo a equipe médica que acompanha os cinco operários feridos, nenhum paciente corre risco de morte. Um deles, em estado de saúde mais grave, encontra-se no Centro Cirúrgico do Hospital de Base. Um operário já recebeu alta hospitalar; outro aguarda a conclusão do atendimento na Unidade de Cirurgia Geral; e dois aguardam o parecer da neurocirurgia.

A perícia no local é acompanhada pela Defesa Civil, pela Policia Civil e pelo Ministério Público do Trabalho. Outra equipe, formada por técnicos do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), também foi enviada ao local, com o objetivo de preparar um relatório independente sobre o caso.

O Consórcio Brasília 2014 está fazendo avaliação de engenharia no estádio, com o objetivo de evitar que o problema se repita nas outras colunas que se encontram na mesma fase de concretagem. A obra está parada desde a noite da seguinda-feira à noite, mas a expectativa é que sejam retomadas na quarta-feira (8).

O governo do Distrito Federal (GDF) diz que, por enquanto, só se manifestará por meio de nota, e que as informações que tem são apenas as divulgadas pelo consórcio responsável pela obra. Em nota divulgada em 6/8, o GDF lamentou o ocorrido e informou já ter solicitado ao Consórcio Brasília 2014 “a adoção de todas as providências que se fizerem necessárias para apuração dos fatos, bem como de apoio aos trabalhadores acidentados e suas famílias”.

Esse é o segundo acidente grave ocorrido na obra. O primeiro foi em junho, quando um ajudante de obra morreu após cair de uma laje a 30 metros de altura. O estádio vai sediar jogos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo, em 2014.