Deu Corinthians. O ‘Timão da Praia’ venceu o Flamengo por 2 a 1 (gols de Bruno Xavier e André, para os paulistas, e Benjamin, para os cariocas), há pouco, na manhã deste domingo, dia 10, no clássico de abertura do III Mundialito de Clubes de Beach Soccer, competição que será disputada até o dia 17, na Arena Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ).
Diante de 2.500 pessoas que lotaram a arena, alvinegros, atuais campeões brasileiros, e rubro-negros, vice-campeões mundiais, levaram à praia o clima dos estádios, num jogo emocionante, debaixo de sol forte e com muito calor, válido pelo Grupo B do torneio.
O Rubro-Negro saiu na frente, com o experiente Benjamin, mas o Corinthians, base da Seleção Brasileira que disputou o último Mundial, no Taiti, virou o placar e viu o goleiro Mão garantir a vitória defendendo a cobrança de pênalti de Datinha no fim da partida.
O campeonato prossegue na quarta-feira, dia 13, com quatro jogos pela segunda rodada: Botafogo x Al-Ahli (13h30min), Corinthians x Peñarol (a seguir), 16h (Vasco da Gama x Barcelona) e Flamengo x Milan (a seguir) - entrada franca.
Bruno Xavier, autor do gol da vitória, ressaltou a força do grupo e fez um agradecimento especial ao camisa 1 corintiano. "Temos um grupo muito unido. Foi importante começar a competição com vitória, o Flamengo é um grande time, jogava em casa e todos estão de parabéns pelo empenho. Temos que agradecer ao Mão pelo ótimo trabalho que fez, a defesa no pênalti foi fundamental para que saíssemos daqui hoje com esse bom resultado", afirmou o capixaba, que vai em busca do bicampeonato do torneio (foi campeão do I Mundialito pelo Vasco da Gama).
"Faltou um pouco de tranquilidade. Era uma estreia, sempre um jogo difícil, nervoso, enfrentamos a base da Seleção Brasileira e o objetivo era a vitória. Lutamos, falhamos um pouco na marcação, mas criamos chances, tivemos oportunidades e vamos crescer ao longo do campeonato, com certeza. Saímos de cabeça erguida", comentou o atacante Benjamin, eleito ‘Melhor Jogador’ do Mundialito de Clubes do ano passado.
Sem o baiano Souza, que cumpriu suspensão pela expulsão na final de 2012, o Flamengo entrou em quadra reforçado pelas arquibancadas lotadas entoando o grito de ‘Mengo’. E a pressão inicial deu certo. Daniel bobeou à frente de Benjamin, que partiu em velocidade e acabou derrubado por Bruno Malias bem perto da área. O camisa 10 bateu com categoria, no canto, e Mão nem se mexeu: 1 a 0, aos 1’12". O Corinthians não se abalou e partiu para cima. Com mais posse de bola, o ‘Timão da Praia’ procurava as jogadas com Bruno Xavier, ‘Bola de Ouro’ da Copa do Mundo FIFA Taiti 2013, sempre bem vigiado pelos rubro-negros. Até que, aos 4’02", o capixaba bateu forte, em diagonal, assustando Willian. Datinha perdeu a chance de aumentar, cara a cara do Mão, a 5’25", mas André não. O ‘Bigode’ empatou em bela jogada: 1 a 1, aos 7’10". Bruno Xavier, em jogada individual, passou pelo meio da zaga e bateu na saída de Willian, virando para os paulistas: 1 a 1, aos 8’28", placar do primeiro tempo.
O segundo período começou com duas chances para o Corinthians. Ambas em cobranças de falta, ambas com Bruno Xavier, mas sem perigo para Willian. O Corinthians era melhor, não dava espaços ao Flamengo tirando uma das armas rubro-negras, a velocidade. O Rubro-Negro tentava os chutes de longe, sem ameaçar Mão. A melhor chance dos cariocas saiu dos pés do maranhense Datinha, cobrando falta quase do meio-campo, assustando o goleiro corintiano. Anderson respondeu na ‘mesma moeda’, batendo forte e forçando o camisa 1 Willian a fazer ótima defesa no último lance da segunda etapa, que terminou sem gols.
Eudin quase empatou logo no primeiro lance do período final, chutando por cima. Datinha também teve boa chance. E só dava Flamengo. Mão pedia atenção aos companheiros, mas o Rubro-Negro era melhor e chegava com perigo. O empate parecia próximo. Até que, aos 9’16", Datinha recebeu lançamento e foi ‘atropelado’ pelo goleiro Mão dentro da área. O camisa 9 bateu bem, à meia-altura, mas o camisa 1 mostrou porque é titular da Seleção Brasileira há oito anos, voando para espalmar. Jogando contra o relógio, o Flamengo se mandou à frente, pressionou o Corinthians empurrado pela ‘Nação’, mas ficou só nisso.
O ‘Timão’ estreia com vitória e volta à quadra na próxima quarta-feira, dia 13, para medir forças com o Peñarol, enquanto o Rubro-Negro busca a reabilitação diante do Milan, no mesmo dia.
FLAMENGO 1 x 2 CORINTHIANS
Arena Copacabana;
Flamengo (RJ) - Willian, Casé, Eudin, Datinha e Benjamin. Entraram: Toinho, Digo e Leo. Técnico: Rodrigo ‘Chumbinho’ Stockler;
Corinthians (SP) - Mão, Daniel, Fernando DDI, Bruno Xavier e Bruno Malias. Entraram: Coimbra, Anderson, Rafinha e André. Técnico: Gilberto Costa

Arbitragem: Micke Palomino (Peru), Hernan Fernandez (Argentina), Ivo Moraes (Brasil) e Felipe Duarte (Brasil)
Gols: Benjamin aos 1’12" do 1º tempo (Flamengo) / André aos 7’10" do 2º período e Bruno Xavier aos 8’28" do 2º período (Corinthians)
O III Mundialito de Clubes contará com representantes de 12 países: Brasil, Rússia, Itália, França, Espanha, Portugal, Japão, Uruguai, México, Suíça, Emirados Árabes e Taiti. Doze é o número de jogadores campeões da Copa do Mundo FIFA, sendo dez brasileiros: Mão, Bruno Malias, Sidney, Buru, Benjamin, André, Bueno, Anderson, Daniel, Daniel Souza e Betinho. O outro campeão mundial é o francês François, capitão dos ‘Bleus’ na conquista de 2005, no Rio de Janeiro. Entre aqueles que conquistaram a ‘Bola de Ouro’ da FIFA, a única ausência é o russo Leonov (2011): Madjer (2006/2005), Buru (2007), Amarelle (2008), Stankovic (2009) e Bruno Xavier (2013) estarão presentes. Entre os ‘Chuteira de Ouro’ (Artilheiro) do Mundial, somente o russo Shishin (2013) não vai participar: Madjer (2008/2006/2005), Buru (2007), Stankovic (2009) e André (2011) são presenças confirmadas.
O Brasil conta com quatro representantes no torneio: Flamengo (RJ), Vasco da Gama (RJ), Botafogo (RJ) e Corinthians (SP), que vão enfrentar potências estrangeiras como Peñarol (Uruguai), Al-Ahli (Emirados Árabes), Milan (Itália) e Barcelona (Espanha). Os oito times foram divididos em duas chaves da seguinte maneira: Grupo A - Vasco da Gama, Botafogo, Barcelona e Al-Ahli / Grupo B - Flamengo, Corinthians, Milan e Peñarol. Apenas cinco equipes estiveram presentes nas duas primeiras edições do Mundialito: Milan, Barcelona, Vasco da Gama, Flamengo e Corinthians. Em 2011, o ‘Trem-Bala da Areia’ venceu a final lusitana diante do Sporting Lisboa por 4 a 2 e sagrou-se campeão em areias paulistas. Em 2012, o Lokomotiv Moscou derrotou o Flamengo por 6 a 4 para ficar com o título em São Paulo. Abaixo a tabela completa do III Mundialito de Clubes.
Domingo (Dia 10)

10h - Flamengo 1 x 2 Corinthians
(TV Globo)
Quarta-feira (Dia 13)
13h30min - Botafogo x Al-Ahli (SporTV)
14h45min - Corinthians x Peñarol (SporTV)
16h - Vasco da Gama x Barcelona (SporTV)
17h15min - Flamengo x Milan (SporTV)
Quinta-feira (Dia 14)
13h30min - Botafogo x Barcelona (SporTV)
14h45min - Al-Ahli x Vasco da Gama (SporTV)
16h - Peñarol x Flamengo (SporTV)
17h15min - Corinthians x Milan (SporTV)
Sexta-feira (Dia 15)
12h30min - Barcelona x Al-Ahli
(SporTV)
13h45min - Milan x Peñarol
(SporTV)
15h45min - Vasco da Gama x Botafogo (SporTV)
Sábado (Dia 16)
10h30min - semifinal 1 (SporTV)
11h45min - semifinal 2(SporTV)
Domingo (Dia 17)
8h - Disputa de 3º lugar

10h - Final (TV Globo)