Esporte & Cia

Saturday, May 04th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Jogo histórico no Mané Garrincha pela Copa Verde

E-mail Imprimir PDF

O estádio Mané Garrincha foi palco de mais um jogo histórico, no dia em que a capital federal completou 54 anos. Pela primeira vez, um time do Distrito Federal está classificado para uma competição internacional. Após uma cobrança emocionante de pênaltis, o Brasília Futebol Clube é o campeão da primeira Copa Verde, e está garantido na Copa Sul-Americana de 2015.

Segundo estimativa da Secretaria de Segurança Pública do DF, cerca de 45 mil torcedores compareceram à arena. O time do Brasília ganhou a adesão da torcida da capital, mas os fãs do Paysandu também marcaram presença, e ocuparam boa parte das arquibancadas. Dentro de campo, o time do DF levou a melhor e fechou a partida com 2 x 1, levando a disputa para os pênaltis. Foram 16 cobranças até o resultado positivo para a equipe local.

Inédito – O resultado coloca o futebol do Distrito Federal em um patamar inédito, e o Brasília FC, na elite dos clubes “internacionais” do país. Pedro Ayub, atacante do Brasília, definiu a emoção: “Meus filhos me viram jogar pela primeira vez no Mané, não estava aqui no ano passado. Esse resultado prova nosso valor e consagra o futebol do DF. O apoio da torcida foi fundamental. Obrigado, Brasília!”.

Para o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, o resultado é um presente maravilhoso para Brasília. “É a maior resposta que poderíamos dar para os pessimistas, para quem não acredita na cidade. Antes da Copa do Mundo, estamos mostrando resultado. Mais de 45 mil pessoas conhecendo o estádio a preços acessíveis, mostrando a nossa perspectiva para os próximos 50 anos. Podemos ser campeões em tudo”, declarou o governador do DF, Agnelo Queiroz.

Aniversário animado – A projetista Paula Santos, 34 anos, tinha vários motivos para comemorar. Ela foi uma das vencedoras da promoção realizada pelo Portal Brasília na Copa. “É minha primeira vez no estádio, e vim com a família toda. Estou emocionada em passar o aniversário de Brasília em um dos monumentos mais imponentes da capital”, comentou.

Para o secretário Extraordinário da Copa, Claudio Monteiro, a conquista é a realização de um sonho dos brasilienses. “Nossa cidade começa a tomar nova proporção no futebol nacional. Ver esse estádio lotado com o público da cidade mostra que fizemos a opção certa ao defender e construir uma arena no coração de Brasília”, declarou Claudio, minutos antes de entregar a taça ao clube campeão.

Segurança – As equipes de segurança dentro e nos arredores do Estádio Nacional de Brasília não registraram qualquer incidente grave.

Para muitos torcedores, os ingressos a preços populares representaram a oportunidade de conhecer a arena multiuso, inaugurada há 11 meses. O advogado Rafael Oliveira, 29 anos, foi ao Mané Garrincha pela primeira vez na segunda-feira (21/04), e se disse impressionado com a estrutura.

“Fiquei arrepiado. Mesmo por fora, o estádio é muito grande, imponente. Vim apoiar o Brasília e tenho certeza de que o time será campeão”, disse, antes da partida começar.

Agenda – As fortes emoções que marcaram a final da Copa Verde são apenas um aperitivo do que ainda vem por aí. O maior espetáculo de entretenimento do mundo está para começar: daqui a menos de dois meses, Brasília sediará sete jogos da Copa do Mundo da FIFA™.

A capital federal receberá a Seleção Brasileira no dia 23 de junho, em jogo decisivo contra Camarões. No dia 12 de julho, véspera da final, é no Mané Garrincha que será decidido o terceiro lugar da competição.