Na abertura da Copa do Mundo 2010 aconteceu o empate por 1 a 1 entre a África do Sul e o México. O gol sul-africano foi marcado por Tshabalala, aos nove minutos do segundo tempo... (o jogador arrancou em velocidade e chutou forte no ângulo da meta mexicana, abrindo o placar e deixando a torcida eufórica). Já o gol de empate mexicano saiu aos 33 minutos, depois do chute forte de Rafa Márquez, aproveitando cruzamento de Guardado.
A partida foi cheia de “altos e baixos”, principalmente no primeiro tempo, quando o placar ficou em 0 a 0. As duas equipes pareciam assustadas com o início da Copa, mas, aos poucos o México foi se soltando e por pouco não abriu o placar. A África do Sul só conseguiu equilibrar o jogo depois dos 35 minutos.
Apesar do México ter tomado maior iniciativa de ataque durante toda a partida, pecou nas finalizações. Já os africanos praticaram a tática do contra-ataque e se deram bem, mas, não souberam segurar o resultado e, isto ficou evidente no gol do México, quando quase toda a zaga saiu para tentar deixar o ataque mexicano em impedimento e, permaneceu um jogador que não estava “ligado”, o que deu condições aos atacantes adversários. Como resultado, aconteceu o gol de empate. As bolas pelo alto também são um ponto fraco na defesa sul-africana.
África do Sul 1 x 1 México
Local: Soccer City Stadium, em Johannesburgo
Árbitro: Ravshan Irmatov (Uzbequistão)
África do Sul - 4-2-3-1
Khune; Gaxa, Mokoena, Khumalo e Thwala (Masilela); Dikgacoi e Letsholonyane; Modise, Pienaar e Tshabalala; Mphela
Técnico: Carlos Alberto Parreira
México - 4-3-3
Óscar Pérez; Aguilar (Guardado), Osorio, Rodriguez e Salcido; Juárez, Rafa Márquez e Torrado; Giovani dos Santos, Franco (Javier Hernández) e Vela (Blanco)
Técnico: Javier Aguirre
Gols:
África do Sul: Tshabalala, aos 9min do 2º tempo
México: Rafa Márquez, aos 34min do 2º tempoGols:
África do Sul: Tshabalala, aos 9min do 2º tempo
México: Rafa Márquez, aos 34min do 2º tempo