O Brasil teve uma estréia tensa no seu primeiro jogo da Copa do Mundo na África do Sul. Em jogo disputado na terça-feira (15/06), no Ellis Park Stadium, em Johannesburgo, a seleção brasileira venceu por 2 a 1 a Coreia do Norte, mas, deixou ainda uma pitadinha de preocupação na cabeça de todo brasileiro: afinal, dá pra chegar ao hexa assim?
Esta questão é muito difícil de ser respondida, principalmente porque no primeiro tempo de jogo, o Brasil parecia muito nervoso em campo. Os jogadores tentavam algumas jogadas, mas, o time estava preso, sem criatividade e, como resultado, a primeira etapa de jogo terminou 0 a 0, com chances de abrir o placar para ambas as partes.
No período complementar, Dunga cobrou mais atitude dos jogadores e isso foi notado já no desenrolar dos primeiros minutos de jogo. Mas ainda faltava abrir o placar e isto não acontecia, até que Maicon resolveu mostrar aos atacantes como é que se faz gol (meio quase sem intenção é claro, mas, foi gol). O jogador aproveitou passe pela direita, penetrou perto da pequena área e soltou o foguete. Todo mundo pensava que ele iria cruzar, até o goleiro Ri Myong Guk, que fez que foi, mas não foi e a bola acabou entrando no “cruzamento”.
O segundo gol brasileiro saiu dos pés de Elano que recebeu lançamento, seguiu para a grande área e chutou cruzado na saída do goleiro coreano. Brasil 2 a 0.
Só que a Coreia não estava morta e partiu pra cima aos 43 minutos do segundo tempo. Ji Yun Nam, numa penetração fatal, acabou marcando aquele que seria o único gol da equipe coreana no jogo. Final, vitória brasileira, mas com muitas interrogações na cabeça do torcedor.
Brasil 2 x 1 Coreia do Norte
Brasil - 4-2-3-1
Júlio César; Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva e Felipe Melo (Ramires); Elano (Daniel Alves), Kaká (Nilmar) e Robinho; Luís Fabiano
Técnico: Dunga
Coreia do Norte - 5-3-2
Ri Myong Guk; Cha Jong Hyok, Pak Chol Jin, Ri Jun Ii e Ji Yun Nam; Mun In Guk (Kim Kum Ii), An Yong Hak e Pak Nam Chol; Hong Yong Jo e Jong Tae Se
Técnico: Kim Jong Hun
Local: Ellis Park Stadium, em Johannesburgo
Árbitro:Viktor Kassai (Hungria)
Gols: Maicon (BRA) aos 10min do 2º tempo; Elano (BRA) aos 26min do 2º tempo e Ji Yun Nam (COR), aos 43min do 2º tempo