Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Programa ‘Amigos do Mar’ 2013, capacita pedagogos

E-mail Imprimir PDF

O Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil, parceiros há 10 anos, lançaram o Programa ‘Amigos do Mar’ 2013, capacitando os coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede municipal de ensino de Ubatuba e disponibilizando um conjunto de materiais paradidáticos para todos os educadores do Brasil.

Em sintonia com o ‘Ano Internacional de Cooperação pelas Águas’ (UNESCO), o Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil, parceiros desde 2003, escolheram o dia 22 de março, ‘Dia Mundial da Água’,para o lançamento da nova versão do Programa ‘Amigos do Mar’.
“O Projeto Tamar e o Instituto Arcor Brasil, por meio do Programa ‘Amigos do Mar’, buscam fomentar e fortalecer atitudes em prol do cuidado com as águas, tendo as tartarugas marinhas como embaixadoras da conservação ambiental”, explicou Milena DrigoAzal, coordenadora de Programas Socioeducativos do Instituto Arcor Brasil.

O evento foi realizado no Centro de Visitantes do Tamar Ubatuba, com a presença dos coordenadores pedagógicos de todas as escolas da rede municipal de Ubatuba e de representantes institucionais do Projeto Tamar, do Instituto Arcor Brasil e da Prefeitura Municipal de Ubatuba.
“O Programa Amigos do Mar objetiva ser um apoio aos educadores brasileiros no alcance do conteúdo curricular obrigatório do ensino fundamental, sugerindo atividades interdisciplinares e lúdicas capazes de encantar e despertar nas crianças a curiosidade, o respeito e a co-responsabilidade pela vida”, esclareceu a oceanóloga e coordenadora de educação ambiental do Tamar Ubatuba, Maria Luiza Camargo.
A programação iniciou com café da manhã ao som da banda do Tamar ‘Os Cascudos’, seguida pela apresentação e lançamento oficial dos materiais do Programa, com entrega simbólica do ‘Guia Nossas Águas sempre Limpas’ para a Superintendente da Secretaria Municipal de Educação, Leni Mayer; e do Kit ‘Amigos do Mar’ para a Coordenadora da Base do Tamar de Santa Catarina, Jussara Wanderlinde.

“O Guia e os cartazes serão distribuídos às escolas que visitarem as bases do Projeto Tamar. Além disso, teremos um Kit ‘Amigos do Mar’, para ser emprestado àquelas escolas que não puderem vir nos visitar”, esclareceu a oceanóloga e coordenadora regional da base de Ubatuba, Berenice Gomes Gallo.
Foi ainda realizada uma capacitação dos coordenadores pedagógicos e educadores presentes sobre o uso dos materiais do Programa, por meio de brincadeiras cooperativas, dinâmicas e trabalhos em grupo, exercícios de arte e rodas de conversa.

“Momentos como este são importantes para alinhar as estratégias educativas da rede municipal de ensino. O Projeto Tamar, além de contar com este precioso espaço – que aborda a questão da conservação ambiental, contempla a questão da valorização cultural. Utilizar este potencial, associado ao Programa Amigos do Mar, é fundamental para a formação das crianças e jovens de nossa cidade”, disse Leni, superintendente da Secretaria Municipal de Educação de Ubatuba.

À tarde, os educadores puderam visitar o Centro de Reabilitação do Projeto Tamar e acompanhar a soltura de duas tartarugas marinhas.
Os alunos da Escola Municipal AltimiraAbirached e Cooperativa Educacional de Ubatuba, que participam de um Programa permanente de educação ambiental no Tamar Ubatuba, também acompanharam a soltura e foram convidados à assistir a contação de histórias do Grupo ‘Praticontar’, no Centro de Visitantes.

PROGRAMA ‘AMIGOS DO MAR’

O Programa Amigos do Mar é uma ferramenta de apoio paradidático aos educadores, por meio do Guia ‘Nossas Águas Sempre Limpas’, de 3 cartazes educativos, do Kit ‘Amigos do Mar’ e do site www.institutoarcor.org.br/amigosdomar, onde o conteúdo completo do Programa e um exclusivo acervo de imagens do mundo marinho poderão ser acessados e baixados gratuitamente.

O Guia ‘Nossas águas sempre Limpas’ foi criado para as primeiras cinco séries do ensino fundamental. Com informações e atividades lúdicas e interativas, o Guia foi organizado em 4 macrotemas: Animais marinhos, Nosso Litoral, Cuidar da Vida e aquecimento Global. Os cartazes complementam as atividades propostas.

Os Kits ‘Amigos do Mar’ serão entregues entre as 22 bases do Projeto Tamar e poderão ser emprestados às escolas que não podem visitar o Tamar (por estar distantes) ou que desejam dar continuidade às visitas realizadas nos Centros de Visitantes do Tamar.

Cada Kit contém livros de histórias, jogos educativos, material biológico, mini-réplicas das 5 espécies de tartaruga que ocorrem no Brasil, CD com músicas do Tamar, DVD com incríveis imagens submarinas, dentre outros itens educativos e divertidos.