Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Louis vence abertura da Fórmula Futuro em SP

E-mail Imprimir PDF

Sob os olhares atentos de Felipe Massa, que assistiu pela TV a abertura da segunda temporada da categoria-escola que idealizou, o paranaense John Louis conquistou neste sábado em Interlagos a primeira etapa da Fórmula Futuro Fiat em 2011. Louis saiu na pole, caiu para segundo na largada e chegou a andar em terceiro, mas acabou beneficiado pelo choque na luta pela liderança entre o potiguar Johilton Pavlak e o paulista Victor Franzoni, caçulinha do grid com apenas 15 anos. Depois do toque, que custou acréscimo de 20 segundos ao tempo final de Pavlak, Louis rumou tranqüilo para sua segunda vitória na categoria. O carioca Luir Miranda terminou em segundo e o mineiro Guilherme Silva completou o pódio.

Louis não conseguiu aproveitar a pole. "Tive vários problemas durante o fim de semana e não treinei largadas. Além disso, fiquei com medo de torrar a embreagem. Procurei sair com calma e o carro perdeu rendimento", explicou o jovem de apenas 16 anos, um dos "veteranos" da Fórmula Futuro ao lado de Pavlak. Louis ganhou a prova de fechamento do calendário em Santa Cruz do Sul, mas negou que a experiência tenha sido determinante para o resultado em Interlagos. "Eu não andava de fórmula desde dezembro e aqui temos gente que corre na Fórmula 3, que treina em outras séries. Eu só fiz um pouco de kart nesse período", justificou.

Mesmo admitindo que o incidente entre Pavlak e Franzoni o tenha beneficiado, Louis disse que ainda tinha chances de vencer naquele momento da prova. "Nosso ritmo era muito parecido, embora eu reconheça que seria difícil ultrapassar o Johilton porque ele estava fazendo um traçado defensivo." Pelo regulamento da categoria, Louis dormiria na ponta da tabela, mas seria obrigado a partir em 8º no complemento da rodada dupla neste domingo em função do sistema de grid invertido. Apesar do "prêmio", uma corrida conservadora, em busca de pontos importantes para a disputa do título, está descartada. "Vou atrás da vitória", prometeu.

O segundo lugar foi do melhor estreante no grid. "Se for assim até o final do ano, as chances de brigar pelo título são grandes", afirmou Miranda, que partiu em terceiro, caiu algumas posições, mas também se recuperou com o incidente entre Pavlak e Franzoni. "A gente já contava que esses toques pudessem acontecer", observou. Também novato, Silva disse que gostou do duelo que travou contra o xará Guilherme Salas. "Às vezes, uma disputa bonita como essa é melhor que ganhar uma corrida sem emoção", assegurou, contente com o terceiro lugar em seu batismo na Fórmula Futuro Fiat - lidera invicto a Fórmula 3 sul-americana com três vitórias.

Quem assistiu à prova em Interlagos pode ter presenciado o nascimento de outra futura estrela. Mais jovem na pista, mas já demonstrando enorme personalidade, Franzoni partiu em 9º e foi subindo na prova até alcançar a liderança com ultrapassagens arrojadas sobre Louis e Pavlak. Com o toque recebido, chegou em 8º e passou para 7º na classificação final com a penalidade aplicada a Pavlak, com quem dividirá a primeira fila amanhã. "Foi a melhor corrida da minha vida", comemorou, esquecendo-se que apenas acabara de estrear. "Mas pode escrever aí que estou incluindo o kart", brincou o atual campeão brasileiro da divisão graduados. Sobre as ultrapassagens, foi sucinto. "Vi o espaço e enfiei o carro." E não procurou culpados na batida: "Foi coisa de corrida", minimizou o autor da volta mais rápida da prova.

A segunda etapa começará às 12h10, novamente com duração de 25 minutos mais uma volta.

O resultado final:

1) JOHN LOUIS - 16 voltas em 27min46.661, média de 148,919
2) LUIR MIRANDA - a 0s809
3) GUILHERME SILVA - a 7s282
4) GUILHERME SALAS - a 7s641
5) ANDRÉ PEDRALLI - a 8s279
6) EDUARDO BANZOLLI - a 8s526
7) VICTOR FRANZONI - a 18s215
8) JOHILTON PAVLAK - a 22s469
9) RICARDO LANDUCCI - a 23s455
10) LUCAS DE LA VEGA - a 35s552
11) FELIPPE DONATO - 1min16s062

Melhor volta: Victor Franzoni em 1min43s052, média de 150,529 km/h

Classificação do campeonato:

1) JOHN LOUIS - 20 pontos
2) LUIR MIRANDA - 14 pontos
3) GUILHERME SILVA - 12 pontos
4) GUILHERME SALAS - 10 pontos
5) ANDRÉ PEDRALLI - 8 pontos
6) EDUARDO BANZOLLI - 6 pontos
7) VICTOR FRANZONI - 4 pontos
8) JOHILTON PAVLAK - 3 pontos
9) RICARDO LANDUCCI - 2 pontos
10) LUCAS DE LA VEGA - 1 ponto