Esporte & Cia

Sunday, May 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Bia Figueiredo volta a Iowa, agora com a Indy

E-mail Imprimir PDF

Na noite do próximo sábado, Ana Beatriz Figueiredo, disputará a Iowa Corn Indy 250, oitava etapa do campeonato da Fórmula Indy, no circuito oval Iowa Speedway, em Newton, no estado de Iowa. É uma pista conhecida para ela, que obteve lá seu primeiro pódio em oval na Indy Lights, em 2008, e sua segunda vitória nesta categoria, em 2009.

“O circuito oval de Iowa é bem específico. Tem quase uma milha, é bem inclinado e tem alguns bumps na curva 1 que desestabilizam o carro. Passamos praticamente o tempo todo virando o volante e tudo acontece muito rápido. Vai ser minha primeira vez lá com o IndyCar, então tudo vai acontecer ainda mais rápido. Uma volta em Iowa dura cerca de 16 segundos”, comenta Bia Figueiredo.

Um desafio particular desta prova é o tempo de preparo. “Teremos apenas 1h15 de treino antes da classificação. A base do carro vai ter que estar pronta e poderemos mexer apenas em ajustes que levem menos tempo. Teremos que pensar e agir muito rapidamente. Depois da classificação teremos outro treino de 45 minutos, preparatório para a corrida. Meus engenheiros e eu vamos trabalhar duro para termos o carro mais competitivo possível”, diz a pilota da Ipiranga Racing.

Bia tem uma intensa agenda extra-pista, que começa já no fim da tarde desta quarta-feira. Ao lado de Will Power e Mike Conway, ela lançará a bola inicial de uma partida de baseball entre o Iowa Cubs e o Memphis. Depois, com outros pilotos, eles darão autógrafos, e a brasileira ainda fará uma aparição em um camarote do estádio e dará entrevistas.

A quinta-feira da pilota da Ipiranga Racing será dividida entre entrevistas para rádios e tevês, justamente pelo fato de ela já ter vencido em Iowa, e visita ao Blank Children’s Hospital, pela Racing for Kids, entidade apoiada pela Indy, do qual é embaixadora, ao lado de Robbie Buhl, seu estrategista desde a corrida de Indianápolis e sócio de sua equipe. 

Agenda – Iowa Corn Indy 250
*no horário de Brasília, duas horas além do horário local

Sexta-feira, 24 de junho
Treino livre 1: 14h00 às 15h15
Classificação: 18h15 às 19h00
Treino livre 2: 21h30 às 22h15

Sábado, 25 de junho
22h00 à 00h00: Corrida, 250 voltas