Esporte & Cia

Sunday, May 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Alan Douglas vence e é líder da GP1000 no Moto 1000 GP

E-mail Imprimir PDF

Mais uma vez, Alan Douglas dos Santos comemorou a vitória na categoria GP1000 do Moto 1000 GP. O piloto paulista da equipe Pitico Racing, terceiro no grid, repetiu o desempenho da abertura da temporada, na sexta-feira (8), e cruzou em primeiro a linha de chegada da prova que complementou neste domingo (10) a primeira rodada dupla da mais nova competição do motociclismo brasileiro, no Autódromo José Carlos Pace, em Interlagos.

Já tendo atestado o rendimento da BMW número 78 da Pitico Racing na primeira corrida do evento, Douglas teve um início de corrida ponderado. Assumiu o segundo lugar logo no início da disputa e, na abertura da quinta volta, superou a BMW número 3 de Luiz Carlos Cerciari, que largou da pole-position. O duelo entre Douglas e Cerciari nas três voltas seguintes manteve os dois pilotos separados por menos de dois décimos de segundo.

A partir da oitava volta, Douglas passou a administrar sua vantagem. Ao mesmo tempo, o catarinense Sarin Carlesso, inscrito com a Suzuki número 62 a Pitico Racing, conseguia boa aproximação em relação a Cerciari. A disputa pelo segundo lugar só foi definida na última volta, com Carlesso superando Cerciari na subida do Café. Diego Faustino, com a Kawasaki 600cc da Mobil Rush Team, foi o quarto colocado, com Joel Soares Júnior, de Honda, em quinto.

Alan Douglas não escondeu a emoção ao fim da corrida. “Eu sou tão novo quanto esse campeonato, e o campeonato vai crescer e eu quero crescer junto, quero evoluir e chegar a ser o melhor piloto do Brasil em pouco tempo”, disse. “Eu devo esse momento à minha família, à minha namorada, a todo mundo que tem me apoiado”, fez questão de agradecer.

O líder do campeonato fez questão de revelar dificuldades enfrentadas na primeira rodada dupla do Moto 1000 GP. “Eu ganhei as duas primeiras corridas e isso pode ter feito parecer que foi fácil, mas não foi nada fácil. Mas por outro lado a minha moto esteve perfeita durante o fim de semana todo, isso me deixou muito confiante. E a equipe fecha o fim de semana com uma dobradinha. Foi fantástico, agora vamos partir para a próxima”, disse.

Carlesso, segundo colocado, também destacou suas dificuldades do fim de semana. “Foi difícil para encontrar o acerto, para a adaptação aos novos pneus e ao equipamento como um todo. Mas consegui me concentrar, com isso fiz uma largada boa e procurei ficar o tempo todo perto dos dois primeiros. Na última volta, resolvi ir para cima e consegui o segundo lugar”, resumiu o catarinense.

Para Cerciari, terceiro colocado, o saldo foi altamente positivo. “Eu gostei muito, até porque meu objetivo inicial era chegar ao fim da prova, eu já estava parado há algum tempo e a minha condição física não é a ideal”, ponderou o piloto da Cerciari Racing. “Foi fantástico, muito divertido, e agora é tratar de melhorar o condicionamento físico e os ajustes da moto, porque a concorrência vai ser cada vez maior e mais forte”, concluiu o piloto.

Na pista, um dos destaques da prova ficou por conta de Juãozinho Simon, que recebeu a bandeirada final em quinto lugar. Ele, contudo, foi desclassificado por não cumprir um drive-thru, anunciado ainda no início da corrida pela direção de prova, por uma irregularidade desportiva no pit lane durante os procedimentos de formação do grid. Simon, também da equipe Pitico Racing, havia feito a volta mais rápida da corrida, com o tempo de 1min43s904.

Depois de 16 voltas, o resultado da segunda etapa do Moto 1000 GP na categoria GP1000 foi o seguinte:

1º) Alan Douglas dos Santos (SP/BMW), 28min03s202
2º) Sarin Carlesso (SC/Suzuki), a 3s799
3º) Luiz Carlos Cerciari (SP/BMW), a 4s319
4º) Diego Faustino (PR/Kawasaki), a 34s640
5º) Joel Felipe Soares Júnior (SP/Honda), a 35s887
6º) Osmar Gonçalves (SP/Honda), a 38s985

NÃO COMPLETARAM
Daniel Gurgel Mendonça (BA/Honda), a 7 voltas
Jaime Pereira Cristobal (SP/Honda), a 11 voltas

DESCLASSIFICADO
Juãozinho Simon (SP/Honda)
Melhor volta: Douglas, na 12ª, 1min44s106, média de 149,005 km/h

Com o resultado da corrida deste domingo, Alan Douglas vai a 50 pontos na liderança da categoria GP1000, 14 a mais que Cerciari, o vice-líder. Carlesso é o terceiro, com 30, seguido por Faustino, com 29, Soares Júnior, com 22, e Gonçalves, com 19.