Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Toyota correrá com carro híbrido no Mundial da FIA

E-mail Imprimir PDF

O time Toyota que se baseia na Toyota Motorsport, em Colônia, na Alemanha, fará sua estréia no Mundial de Enduro da FIA, na segunda rodada a ser disputada no dia 5 de Maio, nas 6 Horas de Spa-Francorchamps, na Bélgica. A equipe só pretende competir com dois carros nas 24 Horas de Le Mans, nos dias 16 e 17 de junho de 2012.
 
Os pilotos Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima já foram confirmados para um dos carros enquanto que as negociações continuam para fechar com outros pilotos para o segundo carro. Além desses já mencionados, Andrea Caldarelli, de Pescara (ITA), juntou-se ao time como piloto júnior.
 
O HYBRID TS030 é o sucessor da Toyota para os icônicos TS010 e TS020 carros que participaram em Le Mans com pódio e muito sucesso na década de 1990.
 
A Toyota é o primeiro fabricante a confirmar sua participação no Mundial de Endurance da FIA, usando um sistema híbrido. A fabricante emfatiza sua abordagem pioneira a esta tecnologia e anuncia já ter vendido mais de 3,5 milhões de veículos híbridos em todo o mundo.
 
O THS-R (Sistema Híbrido de Competição da Toyota) foi projetado para oferecer o máximo desempenho ao novo motor V8 a gasolina, aspirado de 3.4 litros e usa um sistema híbrido com capacitor de armazenamento, desenvolvido pela equipe oficial Nisshinbo.
 
A equipe vai usar o primeiro teste do HYBRID TS030 para avaliar os méritos, dentro do regulamento em vigor que é de um sistema de motor dianteiro produzido pela Aisin AW e um sistema de motor traseiro desenvolvido pela equipe oficial DENSO. Esses regulamentos limitam os sistemas híbridos para a recuperação de um máximo de 500kJ entre zonas de frenagem, e se limitam à implantação em apenas duas rodas.
 
O híbrido da Toyota gera energia nas travagens e o HYBRID TS030 pode operar em modo somente elétrico, sem emitir gases poluidores e portanto, consumo de combustível zero.

O presidente Yoshiaki Kinoshita falou sobre o projeto: "É claro que gostaria de ganhar Le Mans. Este é  o sonho de todos os concorrentes, mas, somos realistas e sabemos que precisamos desenvolver e aprender, a fim de ajustar para competições mais fortes. Nossa meta este ano é mostrar o nível de desempenho do nosso carro e particularmente a plataforma THS-R", disse.

O piloto de fórmula 1, Alex Wurz (Austria), também deu sua opinião sobre o projeto: "Foi legal dirigir o TS030 HYBRID pela primeira vez. Sair com um carro movido a energia elétrica é muito futurista. Quando se abandona a embreagem e o motor de combustão interna entra em cena é uma beleza! Com pneu liso, o carro gera muita aderência e isso já é uma boa base. Acho que podemos transformar isso em um carro realmente rápido. Estou animado, mas também sou muito analítico e, portanto, eu sei que há ainda muito trabalho a ser feito, mas o pessoal aqui é muito profissional e sabe onde está pisando",disse Wurz.

Texto: Alastair Moffitt / Toyota
Tradução e adaptação: Cesar Leite / Esporte &Cia