Esporte & Cia

Wednesday, Apr 24th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Você já ouviu falar em AV (automobilismo virtual)?

E-mail Imprimir PDF

A galera que participa do AV (automobilismo virtual), em geral formada por aficionados pelos jogos virtuais, contribui muito também para o mundo da realidade, já que exercem um papel social importante, atraindo cada vez mais interessados e claro, mexem com a cabeça da rapaziada, sempre para o lado bom.

Os jovens se organizam para competições e formam equipes, contratam pilotos (estes reais mesmo) e compilam de forma criativa, o mundo real, só que usando elementos e artificios virtuais. Geralmente as equipes fazem até promoções para atrair um maior número de interessados, com sorteios de miniaturas e camisetas.

A Racing Simulation Team Bustilho é uma equipe Oficial de Automobilismo Virtual para XBOX e XBOX 360 e Live!

O Peugeot RCZ WRC modelo 2010 com modificações feitas pela RSTB (Racing Simulation Team Bustilho) para o WRC 2012 da Equipe Racing Them por exemplo, terá como pilotos as meninas Fabiana Martins Oliveira e Rafaella Chiaradia.

A Equipe Bustilho é de Santo André (SP-Brasil), mas tem pilotos de várias partes do país. A Equipe Racing Them, é formada por pilotos mulheres que também correm pela Equipe Bustilho em outras competições.  O site para quem quiser visitar é www.rstb.com.br

Para o WRC - World Rally Championship - Mundial de Rally, a RSTB tem os pilotos Hugo Bustilho e Anderson Lucchi com um AUDI TT. Já a Equipe Racing Them terá as pilotos Fabiana Martins Oliveira e Rafaella Chiaradia ambas estreantes no AV (automobilismo virtual) bem como a Chefe de Equipe Cintia Azevedo

Na próxima etapa do WRC - World Rally Championship - Mundial de Rally, a Equipe fará sua estréia que está prevista para o dia 1º de abril e será disputada no jogo Forza Motorsport 4 do XBOX 360 no Rally di Positano – Itália

Alguns pilotos da Equipe Bustilho : Hugo Bustilho; Anderson Lucchi; Victor Amaro; Sidnei Fernando Carollo Filho; Danilo Ribeiro Gianechini; Márcio Setsuo Ohara; Gilson de Sousa e agora Rafaella Chiaradia e Fabiana Martins Oliveira além dos Enzo Toledo-SP, Luigi Spinafielli (italiano) Ricardo Pereira (português) Rafael Monteiro-Bahia, Ricardo de Souza Filho-ES.

Nossa reportagem esteve conversando com Hugo Bustilho, responsável direto pela Racing Simulation Team Bustilho, que nos explicou como funciona a modalidade AV.  

P. Vocês têm um site onde rola um programa Live XBOX e é la que vocês competem, é isso? - é um game do x-box chamado FORZA?
Hugo - Jogamos diretamente do XBOX360 pela Live com pilotos virtuais do mundo todo. Basta vc ter um Xbox 360 e uma Conta Live Gold (assinatura por volta de 89,90 por ano) e o Jogo Forza Motorsport 4.

P. É preciso fazer uma inscrição antes e aí sim, marcam o dia para acontecer?
Hugo - Depende muito de qual Equipe/Loja/Liga organiza o Campeonato. Na Racing Simulation Team Bustilho (Equipe Bustilho de Automobilismo Virtual) comunicamos as datas das corridas com no mínimo uma semana de antecedência enviamos o convite para o jogo para os pilotos inscritos através da Live, e solicitamos que os mesmos estejam logados no Lobby da Corrida pelo menos 15 minutos antes do horário previsto para a largada.

P. Há regulamentos específicos? Qual o site onde vocês praticam as competições?
Hugo - Varia de acordo com quem está organizando a Competição ou a Corrida. Segue o modelo do WRC (World Rally Championship  - Campeonato Mundial de Rally) que é organizado pela Equipe Bustilho. Lá é possível verificar as configurações permitidas nos carros bem como sitema de disputa, calendário, etc.

P. Quantas pessoas podem correr ao mesmo tempo?
Hugo - Hoje com o Forza 4 podemos ter até 16 jogadores online na mesma pista.

P. Não é necessária presença física já que todos competem de suas proprias casas, certo?
Hugo - Isso mesmo, temos pilotos de outras partes do Brasil, bem como de outros países correndo simultaneamente em campeonatos e corridas.

P. Que requisitos mínimos são precisos para competir? Idade?
Hugo - Não há, somente em algumas competições temos uma triagem para ver se o jogador consegue competir e não provocar acidentes, se demonstrar o mínimo de habilidade com o carro e em correr contra pilotos reais, pode correr a vontade.

P. Usa o que para jogar?  Jogam com controle, volante, enfim com que tipos de consoles?
Hugo - Aqui na Equipe Bustilho temos a opção de jogar com um kit de volante e pedais oficiais do XBOX 360 e por controle, ai vai da habilidade do jogador em controlar o carro, pois com o volante o período de adaptação é maior, e os tempos demorarm um pouco a baixarem, mas, o controle do carro é mais preciso, alem da utilização do Kinect para rastreamento da cabeça (vc movimenta sua cabeça pra esq ou direita e no jogo a tela faz o mesmo para vc poder olhar para os retrovisores).