Os autódromos ficaram pequenos: após cinco temporadas de Stock Car correndo sempre nos mesmos circuitos (e já ficando um tanto entediada com essa rotina de ir sempre às mesmas
pistas nas mesmas cidades), a equipe Red Bull Racing decidiu inovar. Pra valer.
Em 2012, o time dos pilotos Cacá Bueno e Daniel Serra fará sua estreia no Rally dos Sertões, principal competição do automobilismo fora-de-estrada nacional.
Para encarar a aventura, Cacá e Serrinha não precisarão nem mesmo mudar de equipamento. A equipe liderada por Andreas Mattheis já trabalha dia e noite na oficina de Petrópolis (RJ) para adaptar o Stock Car do asfalto para terra.
Além da troca dos pneus "slick" por pneus de trator, o Stockão de 520cv recebeu amortecedores mais macios, retirados de uma Rural Willys - "Para não judiar dos pescoços dos meninos", segundo o chefe Mattheis - e teve seu párabrisa retirado.
"Nos testes que fizemos no Jalapão, a poeira grudava no vidro e o limpador não dava conta; ficávamos completamente sem visibilidade", revela Cacá. "O jeito foi jogar a bagaça fora mesmo. Não chega a ser um grande problema, já que usamos capacetes fechados".
O companheiro Daniel Serra estreia no Sertões com uma carta na manga: a experiência de haver participado da edição 2012 do Rally Cerapió, no qual sua caminhonete sofreu nada menos de seis pneus furados ao longo do percurso: "Por isso que recomendei para o Andreas colocar pneus de trator no nosso Stockão do Sertão".
A principal dificuldade que a equipe espera enfrentar vem do calendário: realizado entre os dias 18 e 29 de agosto, o Rally dos Sertões coincide com a etapa de Salvador da Stock Car. Um esquema com jatinhos permitirá que Cacá e Serrinha se dividam entre a capital baiana e as estradas do sertão nordestino ao longo dos três dias da prova soteropolitana.