Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Yann Cunha protesta contra site da F3 Sul-Americana

E-mail Imprimir PDF

O piloto Yann Cunha, considerado extra-oficialmente campeão da temporada 2010 da Fórmula 3 Sul-Americana até o final de março de 2012, está envolvido numa disputa extra-pista na justiça, relacionada à confirmação do seu título naquela temporada.

Recentemente (30 de março de 2012), o resultado oficial foi decidido no tribunal do Rio de Janeiro, mas, Yann ainda protesta contra a decisão. Em 2010, a confirmação do título de Yann ficou sob júdice por conta de um desentendimento com outro piloto - (Bruno Andrade).

ENTENDA O CASO:

Durante a última rodada da F3 Sul-Americana em 2010, realizada no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, Yann Cunha e Bruno Andrade se desentenderam em pista, se chocaram e o título ficou sob júdice.

Já durante os treinos e na primeira corrida, Yann teria usado uma asa irregular e assim, acabou sendo desclassificado mesmo tendo chegado em terceiro lugar na penúltima disputa realizada no sábado. Na última corrida daquele ano (no domingo), Yann precisava então recuperar a diferença para Bruno Andrade e assim, resolveu partir para o tudo ou nada, já que largou das últimas posições.

Durante a corrida, Yann Cunha se recuperou fantasticamente e conseguiu chegar em Bruno Andrade. A partir daí, começou uma disputa feroz em pista, com toques para todo lado. Ao final da corrida, Yann cruzou a linha de chegada em 4ª e Bruno em 5º lugar.

Depois de quase dois anos, o mérito da questão foi julgado e chegou-se à conclusão que o título deveria ficar com Bruno Andrade.

Veja como ficou a classificação final do campeonato na época apos 9 etapas e 24 provas:
Posição | Nº | Piloto | UF | Pais | Equipe | Pontos

1o 15 Yann Cunha DF – BRA Bassan Motorsport 363
2o 1 Bruno Andrade SP – BRA Cesário Fórmula 359
3o 11 Lu Boesel RJ – BRA Dragão Motorsport 298
4o 2 Fabiano Machado SP – BRA Cesário Fórmula 174
5o 9 Leonardo Souza PR – BRA Kemba Racing 171
6o 8 Nilton Molina SP – BRA Bassan Motorsport 150
7o 29 Mateus Laba MS – BRA Dragão Motorsport 132
8o 3 Lucas Foresti DF – BRA Cesário Fórmula 128
9o 27 Pietro Fantin PR – BRA Hitech Racing 108
10o 14 Vitor Guerin SP – BRA Bassan Motorsport 26
11o 14 Aldo Piedade Jr SP – BRA Bassan Motorsport 24
12o 17 Rodolpho Santos GO – BRA Razia Sports 22
13o 28 Guilherme Silva PR – BRA Hitech Racing 16

>>> Apesar da decisão, Yann Cunha não se considera vencido
e sua assessoria divulgou na internet, um comunicado oficial do piloto. Veja abaixo:

Em nota, o piloto tenta se defender de uma possível anulação do título.

No último dia 2 de abril, foi divulgado no site oficial da Fórmula 3 sul-americana uma notícia informando que o piloto Bruno Andrade teria confirmado o título da temporada de 2010 em cima de Yann Cunha por conta de um protesto feito por Andrade na última corrida do campeonato, disputada em 7 de novembro daquele ano, no autódromo de Interlagos (SP), por conta de um incidente envolvendo ambos dentro da pista.

De acordo com os representantes legais de Yann, Carlos Eugenio Lopes (OAB-RJ nº 14.325) e Gustavo de Castro Santos (OAB-DF nº 19.258), a decisão mencionada pelo site não é definitiva, ou seja, contra ela ainda cabe recurso, nos moldes do arte 146 e seguintes do Código Brasileiro de Justiça Desportiva. Ou seja, a decisão sobre o campeão da temporada em questão ainda está sub-júdice. Extra-oficialmente, Yann terminou a temporada 2010 com 363 pontos, contra 359 de Andrade.

Na visão de Cunha e seus representantes jurídicos, é, no mínimo, lastimável que a organização de evento tão importante no cenário do automobilismo brasileiro e continental não se atente, em suas notas oficiais, para detalhes como este, fazendo-se canal de divulgação de notícia equivocada e pior: tomando-se partido de uma situação cuja resolução compete apenas à Justiça Desportiva.

Texto innicial; Cesar Leite / ESPORTE &CIA -  BRASIL
Texto da nota:  Glauce Schütz / Assessoria do piloto