Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

O kartismo no Brasil evoluiu muito nos últimos anos

E-mail Imprimir PDF

Em um kartismo cada vez mais profissional e competitivo, torna-se mais necessário montar uma equipe de gestão que atue desde os primeiros passos dos pilotos no esporte. Agregar expertises em diversas áreas, desde a técnica até a de comunicação, contribui para a tomada de decisões e melhoria nos resultados.

Seguindo esse conceito, foi formado o America Net Racing Team, com os pilotos Enzo e Gabriel Bortoleto (Landão Racing), respectivamente das categorias Júnior e Mirim, e Felipe Ortiz (Extreme Racing), também da categoria Júnior. Embora correndo em equipes e categorias diferentes, eles recebem um trabalho de assistência de pista de um piloto profissional, e gestão de comunicação centralizada.

Ortiz é o mais experiente dos três, competindo desde a categoria Cadete, embora a carreira tenha sido interrompida por mais de um ano, por falta de patrocínios. Enzo tem cerca de um ano no esporte, e já é um dos destaques da categoria, figurando constantemente nos pódios. O pequeno Gabriel ainda dá os primeiros passos no esporte, mas já mostra garra e disciplina de um campeão.

O coach é Dennis Dirani e a gestão da comunicação está a cargo da MotorBiz Marketing Esportivo. Entre as atividades programadas estão a assessoria de imprensa, a produção de um site do time, de sites individuais dos pilotos, a uniformização das equipes e a padronização dos boxes. Além disso, a empresa também ficará responsável pelo relacionamento com patrocinadores e captação de novos recursos.

“O grande diferencial está no conceito de gestão integrada. As atividades de pista, planejamento e comunicação serão administrados de forma unificada. Com isso ganhamos em escala, reduzimos custos, reforçamos o conceito de trabalho em equipe, e certamente teremos melhores resultados.” afirma Ricardo Fávaro, diretor da MotorBiz.

Para Daniel Ribeiro, Gerente de Marketing da America Net Telecom, a atividade está alinhada com os objetivos da empresa, que está em expansão: “Queremos ajudar no desenvolvimento do esporte e aumentar nossa visibilidade. E o Kart é a plataforma ideal para atingirmos estas metas.”.

Os primeiros desafios do time, em Aldeia da Serra e Granja Viana

Os dois pilotos da America Net Racing Team na categoria Júnior participaram, no sábado (14/04/2012), da terceira etapa da Copa São Paulo Light de Kart, realizada no Kartódromo Aldeia da Serra.

Com pouco mais de um ano no kartismo, Enzo Bortoleto vem sendo presença constante entre os líderes, em treinos e corridas. No treino de classificação, obteve a sétima colocação entre os 19 pilotos inscritos. Na primeira das duas prova, no entanto, sofreu forte batida e abandonou. Em grande prova de recuperação, largou para a segunda bateria da última posição, e completou em sexto.

“Sinto que estamos melhorando a cada dia, a cada prova, mas sei que preciso ser mais constante e classificar melhor.” disse o piloto, que também falou sobre o conceito do time: “O novo modelo de trabalho é ótimo, vai gerar mais união, ficaremos mais competitivos e evoluiremos juntos.”

Já Felipe Ortiz não teve sorte na prova que marcou o retorno oficial às pistas, após um longo período de inatividade. O paulista chegou a fazer algumas provas, mas desde 2010 não compete regularmente em nenhum campeonato. Em adaptação ao novo chassi da Kart Mini, aos pneus de composto amarelo e à nova equipe, Ortiz se mostrou satisfeito com o décimo lugar no grid de largada. “Temos muito trabalho pela frente, estamos apenas começando, mas a classificação mostra que estamos no caminho certo.”. Nas duas corridas o piloto acabou tocado e abandonou com avarias sérias no kart, mas nenhuma lesão física.