Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Will Power crava mais uma pole na F-Indy em SP

E-mail Imprimir PDF

Não houve surpresas no treino de classificação da São Paulo Indy 300, no sábado (28/04). Will Power (Penske), vencedor em 2010 e pole e vencedor em 2011, manteve a superioridade no Circuito Anhembi, em São Paulo (SP), e conquistou a pole-position da prova de 2012, com o tempo de 1min21s404, marca mais rápida do que a pole do ano passado. Dario Franchitti e Scott Dixon, companheiros de Ganassi, completaram os três primeiros colocados do grid de largada.

O retrospecto muito favorável no Circuito Anhembi deixou Power tão descontraído que o australiano brincou com a situação. "Eu me sinto bem em casa, eu até falei para um amigo meu me arrumar um apartamento aqui", disse. Com a aura de imbatível na capital paulista, o piloto da Penske assumiu o controle da terceira e última parte da sessão - com os seis melhores - logo no início, mas admitiu que temeu pela sua pole, sem saber se Franchitti ainda tinha uma carta na manga para tomar a primeira colocação.

"Eu achei que ele tinha conseguido na última volta porque ele estava muito próximo. Quando você tem um cara como o Dario, sempre há risco. Mas ele cometeu um errinho, e foi bom para mim. Ter conseguido uma boa volta logo no início foi bom para mim", afirmou Power.

O errinho citado por Power foi antes comentado por Franchitti. Segundo o escocês, o resultado ter sido o melhor em treinos classificatórios (a pole em Long Beach foi conquistada porque os carros da Chevrolet trocaram os motores e perderam posições no grid), mas era possível ter conquistado ainda mais. "A sensação é bem melhor que nas primeiras três corridas. Mas estou um pouco desapontado, eu errei na curva 5, foi um pequeno erro. Mesmo assim, é uma posição muito boa para mim após o início que tivemos. Agora temos de trabalhar duro", declarou.

O trabalho de Franchitti e sua equipe pode ficar ainda mais duro se a chuva der as caras em São Paulo - a exemplo do que aconteceu em todas as provas da Indy na capital paulista. "Você tem de fazer o seu trabalho seja com chuva ou com sol. Andamos bem com pista seca, mas se chover, teremos de mudar nossa estratégia. Seria mais trabalhoso, principalmente se chover e parar várias vezes. Desse jeito, vai ser uma corrida muito bacana para a torcida e bem difícil para nós, pilotos", comentou.

Independentemente do clima, a pista da Indy recebeu novos elogios, dessa vez de Dixon. "É um dos melhores traçados para pistas de rua. Eu adoraria que todos os circuitos tivessem uma reta longa como a daqui. Se você for um cara rápido, sempre estará lá na frente no fim. O traçado tem um pouco de tudo, curvas fechadas e retas bem longas", falou.

É uma pista que agrada Dixon, mas que é ainda mais agradável para Power. A missão de todos os outros pilotos é parar o australiano, que não se coloca como o grande favorito até para não perder o foco e buscar mais uma vitória no Brasil. "Eu não sei quanto o meu carro é melhor. A concorrência vai ser muito dura, sempre é. Acho que nós temos um pacote de corrida muito bom, mas só o tempo pode nos dizer", finalizou.

Entre os brasileiros, Tony Kanaan foi o que melhor se posicionou no grid de largada, com a 12ª colocação. Rubens Barrichello terminou logo atrás do parceiro de KV Racing, em 13º. Helio Castroneves e Bia Figueiredo também acabaram bem próximos na classificação. O piloto da Penske foi o 20º; a representante da Andretti, 21ª.

O treino de classificação da Indy foi visto por 20.685 pessoas no Circuito Anhembi - 14.685 nas arquibancadas e 6 mil nos camarotes.

Neste domingo (29/04), a largada para a corrida está marcada para as 12h30.

Grid de largada para a São Paul006F Indy:

1º. Will Power (AUS/Penske-Chevrolet), 1min21s4045
2º. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi-Honda), a 0s0440
3º. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi-Honda), a 0s4500
4º. James Hinchcliffe (CAN/Andretti-Chevrolet), a 0s5911
5º. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti-Chevrolet), a 0s8362
6º. Justin Wilson (ING/Dale Coyne-Honda), a 0s8646
7º. Graham Rahal (EUA/Chip Ganassi-Honda)
8º. Mike Conway (ING/A. J. Foyt-Honda)
9º. Josef Newgarden (EUA/Fisher Hartman-Honda)
10º. Ryan Briscoe (AUS/Penske-Chevrolet)
11º. Marco Andretti (EUA/Andretti-Chevrolet)
12º. Tony Kanaan (BRA/KV-Chevrolet)
13º. Rubens Barrichello (BRA/KV-Chevrolet)
14º. Ernesto Viso (VEN/KV-Chevrolet)
15º. J. R. Hildebrand (EUA/Panther-Chevrolet)
16º. Charlie Kimball (EUA/Chip Ganassi-Honda)
17º. Simon Pagenaud (FRA/Schmidt Hamilton-Honda)
18º. James Jakes (ING/Dale Coyne-Honda)
19º. Sébastien Bourdais (FRA/Dragon-Lotus)
20º. Helio Castroneves (BRA/Penske-Chevrolet)
21º. Bia Figueiredo (BRA/Andretti-Chevrolet)
22º. Ed Carpenter (EUA/Carpenter-Chevrolet)
23º. Simona de Silvestro (SUI/HVM-Lotus)
24º. Oriol Servià (ESP/Dreyer & Reinbold-Lotus)
25º. Katherine Legge (ING/Dragon-Lotus)
26º. Takuma Sato (JAP/Rahal Letterman-Honda)