Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

BMW encerra treinos livres na frente na GT3 e GT4

E-mail Imprimir PDF

Na GT3, a grande competitividade da categoria marcou a última sessão do dia. Cacá Bueno e Claudio Dahruj foram os mais velozes, com a vantagem de apenas 1 milésimo. Na GT4, Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves lideraram os dois treinos do dia

Bom começo para o BMW Team Brasil nos treinos livres desta sexta-feira (dia 25), que abriram as atividades para a 2ª etapa da temporada 2012 do Campeonato Brasileiro de Gran Turismo no autódromo internacional de Curitiba, em Pinhais (PR).

Na categoria GT3, os líderes Cacá Bueno e Claudio Dahruj colocaram o BMW Z4 de número #0 na frente, com 0.001s de vantagem para a dupla Wagner e Fabio Ebrahim (Audi). O outro carro da equipe BMW, pilotado pelo bicampeão Valdeno Brito e Constantino Jr., mostrou-se totalmente recuperado da batida sofrida em Santa Cruz do Sul (RS) e ficou em quarto no final do dia.

Já na GT4 o domínio foi do BMW M3 de número #11 de Matheus Stumpf e Patrick Gonçalves. A dupla do BMW Team Brasil liderou os dois treinos livres. Na M3 de número #12, o líder Leonardo Cordeiro e seu novo companheiro, Vitor Genz, terminaram o dia em quinto.

Neste sábado (26), os pilotos participam dos dois treinos classificatórios e já disputam a primeira prova da rodada dupla, a partir das 15 horas. A segunda corrida será no domingo (27), ao meio-dia.

Competitividade

O segundo treino do dia mostrou a grande competitividade da GT Brasil. Bueno e Dahruj ficaram a apenas 1 milésimo dos irmãos Ebrahim e a 1 décimo de Allam Khodair e Marcelo Hahn (Lamborghini). A sessão final aconteceu com pista seca, diferentemente do 1º treino, que começou com chuva.

"A briga foi boa. Apenas 1 décimo separando os três primeiros colocados, de três marcas diferentes e com características diferentes. Mostra bastante equilíbrio. Estou bem contente com o que eu vi hoje. O carro esta melhor que em Santa Cruz", relatou Cacá Bueno ao final do treino.

O piloto também elogiou o companheiro Dahruj. "As diferenças entre nós diminuíram um monte. Ele andou muito mais perto do que em Santa Cruz e isso é o que é importante nesse tipo de categoria, que a dupla esteja em sintonia. Apesar da chuva no primeiro treino, foi um dia bem produtivo e estou super satisfeito", completou. Em Santa Cruz, a dupla venceu uma das provas e terminou em terceiro na segunda corrida.

No BMW Z4 de número #1, Valdeno Brito ressaltou a recuperação do carro, consertado no Brasil na oficina da AUTONEG, patrocinadora da equipe. O piloto, no entanto, lamentou mais uma vez o fato de levar 80 kg de lastro em seu carro. Na GT3, para que haja um equilíbrio entre as duplas, os carros levam lastros diferentes. Como Valdeno corre com Constantino, atual campeão da Porsche Cup, o lastro é maior do que os outros concorrentes.

"O carro está funcionando bem e o problema que tivemos com a batida do Constantino em Santa Cruz foi menor do que imaginávamos", declarou o paraibano Brito. "Mas como eu levo mais lastro do que as outras duplas, fica difícil conseguir fazer o melhor tempo no geral", lembrou o piloto

Domínio

Quarto colocados no campeonato da GT4, Gonçalves e Stumpf ficaram satisfeitos com a performance do BMW M3 no treino e estão otimistas para o classificatório deste sábado.

"A expectativa é a melhor possível. Se o carro mantiver o mesmo rendimento, acredito que temos chances de conseguir um bom resultado. Vamos pra cima. A diferença é pequena e está apertada. O circuito tem retas longas e os concorrentes estão bem fortes, então vamos ter que tirar de cada pedacinho do circuito uma vantagem para poder conseguir no final estar na frente", comentou o baiano Patrick.

Stumpf destacou o bom entrosamento com o companheiro. "O nosso maior trunfo na categoria é o nosso equilíbrio entre duplas. Nossos tempos foram muito próximos. Então, vamos perder muito pouco tempo na troca de pilotos e isso vai ajudar muito", ressaltou.

No BMW M3 de número #12, o estreante Vitor Genz ficou contente com o seu primeiro contato com o carro. "Foi muito legal. Essa minha primeira experiência foi bem interessante. Eu acredito que o carro tenha alguns segredinhos e estou aprendendo", finalizou o gaúcho.

Os melhores tempos dos treinos livres desta sexta-feira em Curitiba:

1º) 0 - C.Bueno/C.Dahruj (BM, SP/SP), 1:17.640, média de 171,32 Km/h
2º) 20 - F.Ebrahim/W.Ebrahim (AU, PR/PR), 1:17.641
3º) 16 - M.Hahn/A.Kohdair (LA, SP/SP), 1:17.772
4º) 1 - V.Brito/Constatino Jr (BM, PA/SP), 1:18.232
5º) 22 - P.Bonifacio/S.Jimenez (MB, SP/SP), 1:18.451
6º) 30 - C.Faria/D.Rosa (MB, SP/RS), 1:18.487
7º) 3 - R.Derani/C.Ricci (FE, SP/RS), 1:18.515
8º) 105 - V.Faria/R.Guerra (MB, SP/SP), 1:19.174
9º) 61 - F.Croce/D.Croce (CO, SP/SP), 1:19.362
10º) 17 - L.Varassin/R.Mathias (VI, PR/SP), 1:21.211
11º) 15 - F.Tozzo/R.Mascarello (FE, RS/MT), 1:21.853
12º) 46 - C.Kray/A.Toso (LA, RS/RS), 1:22.253
13º) 18 - F.Poeta/R.Sandoval (LA, RS/RS), 1:23.746
14º) 75 - H.Assunção/R.Kastropil (VI, SP/SP), 1:23.908
15º) 11 - M.Stumpf/P.Gonçalves (BM, RS/BA), 1:24.645 *
16º) 6 - V.Pinheiro/L.Burti (LO, SP/SP), 1:24.904*
17º) 10 - C.Almeida/P.Ventura (LA, RS/RS), 1:24.963
18º) 57 - S.Laganá/A.Hellmeister (AM, SP/SP), 1:25.084 *
19º) 82 - M.Melo/J.Gonçalves (GI, SP/SP), 1:25.178 *
20º) 12 - L.Cordeiro/V.Genz (BM, SP/RS), 1:25.314 *
21º) 21 - F.Greco/V.Rossete (MA, SP/SP), 1:25.540 *
22º) 8 - E.Oliveira/W.Freire (FE, SP/SP), 1:26.270 *

* Categoria GT4

Programação Etapa Curitiba:

Sábado, 26 de maio
09:50 às 10:20 Classificação 1ª Corrida GT4
10:25 às 10:55 Classificação 1ª Corrida GT3/GT Premium
11:05 às 11:35 Classificação 2ª Corrida GT4
11:40 às 12:10 Classificação 2ª Corrida GT3/GT Premium
15:03 às 15:53 1ª Corrida

Domingo, 27 de maio de 2012
12:01 às 12:51 2ª Corrida

Autódromo Internacional de Curitiba
Av. Iraí, 16 - CEP 83.321-000 - Pinhais - PR
Fone: + 55 (41) 3667-3636

Classificação da GT3:

1 Caca Bueno 35
Cláudio Dahruj 35
2 Fábio Ebrahim 34
Wagner Ebrahim 34
3 Cleber Faria 33
Duda Rosa 33
4 Marcelo Hahn 24
Allam Khodair 24
5 Henrique Assunção 20
Ronaldo Kastropil 20
6 Renan Guerra 16
Vanuê Faria 16
7 Cláudio Ricci 15
Rafael Derani 15
8 Andersom Toso 46 15
Carlos Kray 15
9 Cristiano de Almeida 14
Pierre Ventura 14
10 Ramon Matias 12
Renato Cattalini 12
11 Felipe Roso 11
Vinicius Roso 11
12 Fernando Poeta 11
Walter Derani 11
13 Felipe Tozzo 9
Raijan Mascarello 9

Classificação da GT4:

1 Leonardo Cordeiro 33
William Starostik 33
2 Valter Rossete 32
Fábio Greco 32
3 Sergio Laganá 31
Alan Hellmeister 31
4 Matheus Stumpf 17
Patrick Gonçalves 17
5 Valter Pinheiro 13
Leonardo Burti 13