Esporte & Cia

Wednesday, May 01st

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Híbrido da Toyota segue bem nas 24h de Le Mans

E-mail Imprimir PDF

A sessão da quarta-feira (13/06) das 24 Horas de Le Mans, durou 120 minutos e nesta quinta-feira, haverá mais duas sessões. Os TS030 HÍBRIDOS da Toyota participaram pela primeira vez de uma ação oficial depois de um intenso período de testes e desenvolvimento.
 
Quando a bandeira quadriculada foi acionada, o hibrido número 7 - TS030 de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima ficou em quarto. Nicolas definiu o seu melhor tempo da sessão; 27.191secs 3mins.
 
O hibrido número 8 - TS030 de Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi terminou a sessão em sexto, apesar do tráfego intenso. A volta mais rápida foi de Anthony (28.295secs 3mins).
 
De toda a equipe, seis pilotos completaram as 5 voltas mínimas durante a noite, número necessário para ser autorizado participar na corrida.
 
No início da noite o carro 8 perdeu a maior parte da sessão de treinos depois de uma falha do motor esquerdo. Anthony parou depois de apenas cinco voltas e 34 minutos. O motor foi alterado em tempo para a qualificação.
 
O carro 7 completou uma sessão livre de problemas aerodinâmicos e avaliações de acertos mecânicos.
 
O grid final de largada para a edição número 80 das 24 Horas de Le Mans será decidido no final das duas sessões restantes de qualificação nesta quinta-feira. (19,00-21,00 e 22.00-00.00 -  horário local).
 
O Presidente do time Toyota, Yoshiaki Kinoshita, falou sobre os testes: "Antes de tudo, quero dizer que é ótimo estar competindo novamente. É o que temos sonhado por muitos meses e, finalmente, estamos participando de um grande evento. Nosso desempenho parece estar em um nível razoável e isso atendeu às nossas expectativas. Infelizmente perdemos a sessão de treinos para o carro nº 8, devido a uma falha de motor - esta foi a primeira vez que isso aconteceu. Como nos testes, os motores têm se comportado com muita regularidade, vimos nisso um problema não pontual. Na parte final da qualificação, uma falha no sistema híbrido impediu Alex de terminar seu treino e isso foi um pouco frustrante. Portanto, ainda temos trabalho a fazer amanhã, quando pretendemos melhorar em termos de ritmo e confiabilidade", disse Yoshiaki.

O ex-piloto de fórmula 1, Alex Wurz, também falou sobre o desempenho: "Este foi apenas o primeiro dia e por isso é difícil tirar muitas conclusões. Nos treinos livres o carro se comportou razoavelmente bem e com certeza na qualificação também será. Precisei encerrar meu treino alguns minutos antes do previsto por causa de uma falha de sistemas, mas isso não é uma questão importante. Estamos dentro daquilo que esperávamos. Ainda há um pouco de diferença para os carros mais rápidos, mas, considerando que esta é nossa primeira vez em Le Mans, está de bom tamanho", disse.

Sobre a Toyota Racing no Campeonato Mundial da FIA Endurance:

A Toyota competiu pela primeira vez no Mundial de Enduro, em 1983, marcando o início de um longo período de participação em provas de resistência, incluindo-se Le Mans. Os carros da Toyota já correram em 13 edições das 24 Horas de Le Mans, com um total de 36 veículos participantes, com três pódios - todos em segundo lugar. Incluindo esses resultados, a Toyota terminou nove vezes entre os seis primeiros. Na qualificação, a Toyota largou quatro vezes da primeira fila, incluindo uma pole position. Em 2012, a Toyota voltou com todo gas e vai participar em tempo integral com um carro híbrido LMP1, o HYBRID TS030. O chassi foi projetado e construído pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), onde a equipe tem sua base. A TMG é a antiga sede da Rally Toyota Mundial e da equipe de Fórmula 1 e foi responsável pelo projeto e operação do TS020 da Toyota (GT-One) em Le Mans nos anos de 1998-99.

Texto: Alastair Moffitt / Toyota
Tradução e adaptação: César Leite /  ESPORTE &CIA - Brasil | ANO XIII