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Depois de 8h em Le Mans, Toyota perde um carro

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Depois de oito horas da 80ª edição das 24 Horas de Le Mans, os híbridos da equipe Toyota Racing sofreram altos e baixos.

Nicolas Lapierre, conduzindo o híbrido número 7 que divide com Alex Wurz e Kazuki Nakajima, travou uma batalha tremenda pela liderança no final da quinta hora, enquanto o carro 8 envolveu-se num acidente, deixando-o fora de controla e atingindo fortemente as barreiras de pneus na curva Mulsanne, onde os carros atingem uma velocidade máxima de mais de 330 km/h.
 
Felizmente, Anthony saiu de seu carro por conta própria, embora tenha sido levado ao centro médico do circuito ainda em choque e sentindo muitas dores nas costas. Os médicos informaram que não havia sinais de lesão e logo depois, foi dispensado e saiu andando e falando sem problemas.
 
Mesmo assim, Anthony foi levado para um hospital local para realizar exames complementares. Seus companheiros de equipe, Stéphane Sarrazin e Sébastien Buemi puderam vê-lo. O piloto vai ficar no hospital até segunda-feira.
 
Depois do acidente, o safety car entrou na pista e quando as bandeiras verdes tremularam novamente, Kazuki Nakajima lutou arduamente pela liderança, mas, o piloto nipônico também não teve sorte, rodou, bateu em outro carro e danificou a parte traseira do seu Toyota.
 
Depois de voltar à corrida, ainda foi obrigado a fazer um pit stop para mudar o alternador. A equipe também teve a oportunidade de substituir os freios traseiros.
 
Alex assumiu a condução do Toyota, mas sofreu mais problemas quando um terço da corrida já se aproximava.
 
O presidente da Toyota, Yoshiaki Kinoshita, comentou o acontecido: "Corrida a motor é uma montanha russa mesmo. Experimentamos grande emoção ao ver Nicolas assumir a liderança em Le Mans, mas o acidente Anthony desanimou um pouco. Mas foi um alívio enorme ouvir que ele estava bem e isto é mais uma prova da força do monocoque TS030 HYBRID. Infelizmente na sequência o Kazuki também não teve sorte e danificou o carro, mas, vamos continuar lutando para chegar ao grid. Não desistimos", disse Yoshiaki.
 
Com oito horas de Le Mans, o híbrido 7 de Alex Wurz, Nicolas Lapierre e Kazuki Nakajima que havia largado da quinta posição, caiu de produção. Acompanhe abaixo o rendimento:
HORA / PILOTO / POSIÇÃO
Hora 1 (Alex): 3 (+44.655 s) / Hora 2 (Alex, Nicolas): 4 (+2 28.615secs min) / Hour 3 (Nicolas): 2 (+52.281 s) / Hora 4 (Nicolas): 3 ( 19.629secs +1 min) / hora 5 (Nicolas): 1 ª Hora / 6 (Nicolas, Kazuki): 2 º (+6.368 s) / Hora 7 (Kazuki): 19 (+8 voltas) / Hora 8 (Kazuki): 46o ( +25 voltas).

Veja também abaixo, o rendimento do híbrido 8 da Toyota que largou da terceira posição no grid. Este carro é pilotado por Stéphane Sarrazin, Anthony Davidson e Sébastien Buemi.
Hora 1 (Stéphane): 4 (50,580 segundos) / Hora 2 (Stéphane, Sébastien): 5 (+2 42.705secs min) / Hour 3 (Sébastien): 3 ª (9.200secs 1min) / Hora 4 (Sébastien): 2 ( 16.333secs +1 min) / hora 5 (Sébastien, Anthony): 4 º (+1 lap / Hora 6 (Anthony): ABANDONOU (acidente)
 
Sébastien Buemi falou sobre o acidente: "Começamos muito bem. Perdemos um pouco de tempo para os líderes, mas ainda tínhamos um bom ritmo. Fiquei satisfeito com o desempenho e isto mostra que o carro é rápido, no entanto, o mais importante no momento é que o Anthony está bem. Infelizmente este tipo de incidente acontece no automobilismo. É uma pena que o carro 8 está fora da corrida, acredito que poderia ter continuado lutando na frente", disse o ex-piloto de fórmula 1.

Sobre a Toyota Racing no Campeonato Mundial da FIA Endurance:

A Toyota competiu pela primeira vez no Mundial de Enduro, em 1983, marcando o início de um longo período de participação em provas de resistência, incluindo-se Le Mans. Os carros da Toyota já correram em 13 edições das 24 Horas de Le Mans, com um total de 36 veículos participantes, com três pódios - todos em segundo lugar. Incluindo esses resultados, a Toyota terminou nove vezes entre os seis primeiros. Na qualificação, a Toyota largou quatro vezes da primeira fila, incluindo uma pole position. Em 2012, a Toyota voltou com todo gas e vai participar em tempo integral com um carro híbrido LMP1, o HYBRID TS030. O chassi foi projetado e construído pela Toyota Motorsport GmbH (TMG), onde a equipe tem sua base. A TMG é a antiga sede da Rally Toyota Mundial e da equipe de Fórmula 1 e foi responsável pelo projeto e operação do TS020 da Toyota (GT-One) em Le Mans nos anos de 1998-99.

Texto: Alastair Moffitt / Toyota
Tradução e adaptação: César Leite /  ESPORTE &CIA - Brasil | ANO XIII