A MINI Brasil anuncia que não dará continuidade ao campeonato MINI Challenge Cup, sendo o ano de 2012 a última temporada do torneio no país. Com o anúncio, a empresa completa o ciclo planejado para a categoria no Brasil, onde atingiu os objetivos de destacar os atributos esportivos da marca e gerar empatia com o consumidor que aprecia as qualidades ligadas ao esporte a motor presentes no DNA dos produtos MINI.
A história da MINI com o esporte é longa e repleta de momentos de heroísmo, já demonstravam as antológicas vitórias já na década de 1960 no famoso Rali de Monte Carlo - o mais cobiçado do Campeonato Mundial - e a conquista do Rally Dakar e do Rally Internacional dos Sertões, ambos em 2012.
A temporada 2012 do MINI Challenge foi encerrada no dia 21 de outubro, no circuito de Curitiba (PR). O título foi conquistado na etapa anterior, em Tarumã (RS), pelo gaúcho Vitor Genz. Antes, em 2010 e 2011, o campeão havia sido o baiano Patrick Gonçalves. "Os objetivos em demonstrar a esportividade e performance da marca MINI foram plenamente atingidos", disse Paulo Manzano, novo Diretor da MINI. "Agora com o crescimento da família MINI: MINI Roadster e MINI Paceman nossa proposta é investir em outra plataforma de marketing, que pode ou não ser ligada diretamente ao automobilismo esportivo, mas que certamente terá como objetivo trazer maior benefício para o nosso público e admiradores da marca", completa.
"Somos muito gratos aos fãs do automobilismo, aos pilotos e profissionais do setor, pois sabemos que nos três anos de realização do campeonato construímos um belo capítulo da história do nosso automobilismo", disse Martin Fritsches, ex-Diretor da MINI e atual Diretor de Vendas da BMW do Brasil. "A MINI continuará no esporte de outras formas em termos globais, incluindo a participação no Rally Dakar, no qual o Team X-raid visa estabelecer uma outra conquista com o MINI All 4 Racing. O sucesso original do MINI Challenge, que começou em 2004 na Alemanha e se expandiu mundialmente, continuará em 2013 na Argentina e com a série MINI sport club ao redor do mundo. Assim, os fãs poderão continuar a acompanhar o desempenho de nossos carros em competições de alto nível. E espero que em um futuro breve tenhamos outras boas notícias nessa área também", acrescenta.
Uma das marcas de perfil mais jovem e dinâmico do mercado, a MINI sempre pautou sua imagem pela busca por novidades, ousadia e originalidade que pudessem, por sua vez, beneficiar o consumidor. "Foi bastante prazeroso ao longo desses três anos mostrar ao grande público que o MINI tem uma grande dose de esportividade e go-kart feeling em seu DNA", finaliza Gabriela Alencar, Coordenadora de Marketing da MINI Brasil.