Ao contrário da chuva que foi embora nesse domingo (27/10) no município gaúcho de Viamão (30 km da capital Porto Alegre), palco da 6ª etapa do Brasileiro de Marcas, a fase de problemas castigou a equipe londrinense Cesinha Competições.
Na primeira prova do dia que aconteceu as 9h00 da manhã, largando respectivamente em 11º e 17º, Cesar Bonilha (Ford Focus n° 99) e Jaidson Zini (Ford Focus n° 25) não conseguiram imprimir um bom ritmo de corrida.
Bonilha teve problemas no câmbio já na segunda volta, ficando apenas com a quarta marcha toda a corrida: “Ainda com o Safety Car na pista meu câmbio deu problema e não conseguia mais engatar as marchas, tive que fazer toda a prova engatado na quarta marcha”, explicou. Já Zini sofreu com o acerto do carro saindo muito de frente, o que impossibilitou de andar em um ritmo mais forte, terminando a prova na 14ª colocação, uma posição atrás de Cesar Bonilha.
Na segunda prova do dia, Carlos SG assumiu o Ford Focus n° 99 da equipe no lugar de Cesar, porém sua prova duraria apenas duas voltas, com a saída de pista do piloto na Curva do Laço e não conseguindo controlar o carro na área de escape de grama, úmida pela chuva do final de semana, se chocando contra a barreira de pneus: “O motor apagou, quando liguei já estava na grama e não deu para segurar”, explicou Carlos SG.
Ainda na luta contra o acerto do Ford Focus n° 25, Zini manteve-se na pista colhendo dados importantes para o desenvolvimento do carro pela equipe que faz em 2013 sua estreia na categoria; o piloto cruzou a linha de chegada na 12º colocação, somando mais 4 pontos na temporada.
Em ambas as provas a vitória ficou com os carros da Honda, sendo a primeira corrida vencida pelo pole position Felipe Gama, e a segunda prova do dia por Ricardo Mauricio, que também é o líder da temporada.
Chefe de equipe da Cesinha Competições, Tarso Marques Lima comentou sobre a participação do time na etapa de Tarumã: “Complicado, mas é assim mesmo. Na primeira prova o Cesar teve problema no câmbio e na segunda o Carlos bateu; já o Zini sofreu com problemas de acerto e não conseguiu impor um bom ritmo”, comentou. “Só andamos na chuva, e já no classificatório a situação começou a mudar. Como não temos dados de outros anos como os outros times, demoramos um pouco mais para aprender sobre o carro e responder sobre os problemas; com poucos treinos, aprendemos na prática mesmo e durante a corrida, por isso os problemas”, finalizou o chefe de equipe.
A próxima etapa acontece na cidade paranaense de Cascavel, nos dias 16 e 17 de novembro.
Confira o resultado da corrida 1:
1) Felipe Gama (Honda Civic), 22 voltas em 32min44s689, média de 158,58 km/h
2) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 0s203
3) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 1s032
4) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 1s343
5) Vicente Orige (Honda Civic), a 2s472
6) Ricardo Maurício (Honda Civic), a 2s653
7) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 4s090
8) Thiago Marques (Chevrolet Cruze), a 4s390
9) Vitor Meira (Ford Focus), a 5s555
10) Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT), a 6s427
11) Vitor Genz (Ford Focus), a 7s561
12) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 8s158
13) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 10s806
14) Jaidson Zini (Ford Focus), a 10s937
15) Leandro Romera/Wilson Pinheiro (Chevrolet Cruze), a 4 voltas
16) Luir Miranda (Mitsubishi Lancer GT), a 11 voltas
17) Lauro Aita (Chevrolet Cruze), a 17 voltas
18) Cleber Schuler (Mitsubishi Lancer GT), a 18 voltas
19) Gabriel Casagrande (Chevrolet Cruze) excluído
Confira o resultado da corrida 2:
1) Ricardo Maurício (Honda Civic), 25 voltas em 31min50s491, média de 143,16 km/h
2) Thiago Marques (Chevrolet Cruze), a 2s460
3) Felipe Gama (Honda Civic), a 3s004
4) Vicente Orige (Honda Civic), a 3s998
5) Denis Navarro (Toyota Corolla XRS), a 4s246
6) Galid Osman (Toyota Corolla XRS), a 4s646
7) Alceu Feldmann (Honda Civic), a 4s912
8) Vitor Meira (Ford Focus), a 5s322
9) Ricardo Zonta (Toyota Corolla XRS), a 5s821
10) Vitor Genz (Ford Focus), a 8s632
11) Gustavo Martins (Mitsubishi Lancer GT), a 10s471
12) Jaidson Zini (Ford Focus), a 25s474
13) Pedro Nunes (Toyota Corolla XRS), a 4 voltas
14) Luir Miranda (Mitsubishi Lancer GT), a a 18 voltas
15) Cleber Schuler (Mitsubishi Lancer GT), a 22 voltas
16) Lauro Aita (Chevrolet Cruze), a 23 voltas
17) Cesar Bonilha/Carlos SG (Ford Focus), a 24 voltas