Esporte & Cia

Friday, Mar 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Bruno Senna completa os testes na Fórmula E

E-mail Imprimir PDF

Com o asfalto molhado durante todo o dia, Bruno Senna realizou nesta quarta-feira em Donington Park (Inglaterra) o primeiro teste na Fórmula E, categoria de carros elétricos organizada pela FIA que será a grande novidade do automobilismo mundial em 2014. À parte um outro pequeno problema, natural num modelo que era submetido ao batismo de pista, Bruno ficou satisfeito com o saldo do dia. "Andei cerca de 100 quilômetros e completamos praticamente todo o programa previsto", afirmou. Os ensaios serviram basicamente para a checagem inicial de todos os sistemas do carro.

Bruno correu a etapa de abertura da Stock Car em março em Interlagos e recentemente pela Aston Martin nas 6 Horas de Spa, segunda etapa do Mundial de Endurance. "Este carro é muito interessante e diferente de tudo o que já pilotei, mas gostei bastante. Só estranhei um pouco a falta de ruído do motor elétrico. O pouco que faz de barulho é abafado pelo vento. Por isso, tive de ficar atento ao painel para não errar as trocas de marcha", explicou.

Todos os carros que foram ao autódromo da região central do país andaram no modo de corrida, com a potência do motor limitada a 180 cavalos - na sessão classificatória esse número subirá para 270. Outra curiosidade da categoria é a utilização de um único modelo de pneus misto da Michelin, que pode ser utilizado tanto no seco como no molhado. Em nome do controle de custos, o câmbio de cinco marchas também tem uma única relação a ser usada em todos os 10 circuitos de rua que compõem o calendário da temporada inaugural 2014-2015.

As próximas sessões de testes coletivos estão marcadas para dias 4, 9 e 10 de julho, sempre em Donington Park. Antes disso, no entanto, Bruno voltará ao cockpit do Vantage V8 da Aston Martin para as 24 Horas de Le Mans. A tradicional prova de longa duração está agendada para dias 14 e 15 deste mês. A largada da Fórmula E, categoria em que Bruno correrá pela equipe indiana Mahindra com o comando técnico da inglesa Carlin, está prevista para 13 de setembro em Pequim (China).