Um fim de semana para comemorar e muito. Assim pode-se resumir a quinta etapa do Moto 1000 GP. O Team Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros dominou as disputas em Curitiba, na categoria GPR 250. O elenco conquistou a vitória com Brian David, que já havia feito a pole position, e ainda anotou a volta mais rápida da corrida com 1min42s191 e média de 130,168 km/h, novo recorde da pista em corridas. Guilherme Brito ficou em segundo e José Duarte cruzou em terceiro. O caçula Diogo Moreira completou a festa para a equipe, chegando na quarta posição.
Brian David largou da pole position e precisou de apenas três voltas para se ‘livrar’ dos concorrentes e começar abrir vantagem na prova. Na volta 4, o piloto da Honda CBR 250 R #35 escapou e soube ditar um bom ritmo para completar as 12 voltas em 20min39s844, com uma vantagem de 6s366 para o segundo colocado. Ele ainda anotou a volta mais rápida da corrida com 1min42s191 e média de 130,168 km/h.
A briga foi acirrada pelas demais posições. Do segundo ao quinto colocado houve muita troca de posições e todos andando muito próximos. A definição da ordem de chegada só aconteceu praticamente na linha de chegada, decidida nos detalhes.
Para David a vitória no Autódromo Internacional de Curitiba, sua terceira na temporada, foi importante para se aproximar do líder da competição e diminuir a diferença, e assim ficar ainda mais vivo no campeonato. Além disso, ver seus companheiros de equipe com bons resultados é mais um motivo para comemorar.
"Foi um fim de semana muito bom para nossa equipe. Estou muito feliz por ter feito a pole, ter vencido e ainda ter anotado a volta mais rápida da corrida. Ou seja, trabalho completo. Foi bom para me aproximar do Ton (Kawakami) na disputa pelo campeonato. E melhor ainda é comemorar com toda a equipe, que foi muito bem nessa etapa, todos andaram bem e com bom ritmo. Todo mundo está de parabéns", comemorou o piloto de 13 anos, que segue em segundo lugar, com 92 pontos, seis atrás do líder Ton Kawakami.
Guilherme Brito faturou seu melhor resultado na temporada, com o segundo lugar. O paulista estava em terceiro e superou o companheiro José Duarte praticamente na bandeirada para garantir o segundo lugar. "Aqui é importante usar o vácuo para obter melhores resultados. E tentei fazer isso, acho que deu certo. Todo mundo estava muito perto e a prova foi bem disputada. Estou feliz com o pódio e com o segundo lugar", disse o piloto da Honda CBR 250 R #19, que é o quarto na classificação com 62 pontos.
José Duarte ficou feliz por ter cumprido o objetivo de chegar ao pódio. Ele queria mais, porém comemorou o resultado de toda a equipe, pensando no campeonato. "Durante todo o fim de semana nossa equipe conseguiu liderar os treinos. Eu e o Brian tínhamos um ritmo muito bom e chegamos a superar o tempo da pista em duas oportunidades. A corrida foi muito disputada, e acho que dava para ser segundo, mas o Gui Brito me superou no finalzinho. Mesmo assim, estou feliz pela equipe, pelo Brian. Agradeço aos patrocinadores, e ao Alex que conversou muito comigo ontem, depois da classificação e me ajudou bastante", contou o cearense que segue em terceiro no campeonato, com 68 pontos.
Diogo Moreira, da Honda CBR 250 R #20, também ficou feliz, mas queria mesmo um lugar no pódio. Ele completou a quinta etapa na quarta posição, depois de ‘suar’ para segurar a posição com a pressão feita por Ton Kawakami.
"Eu larguei bem, cheguei a ficar em segundo, mas caí para quarto. Na corrida acompanhei o ritmo de corrida dos meus companheiros e tinha chance de ir ao pódio, porque estava em segundo nas últimas voltas, mas fui superado. Eu estou feliz pela equipe, mas queria mesmo estar no pódio. Vou continuar tentando nas próximas etapas", disse o dono da moto #20.
Resultados da GPR 250 em Curitiba (top-10):
1. Brian David (GO/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, 12 voltas em 20min39s844
2. Guilherme Brito (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 6s366
3. José Duarte (CE/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 6s389
4. Diogo Moreira (SP/Estrella Galicia 0,0 by Alex Barros), Honda, a 6s426
5. Ton Kawakami (SP/Playstation-PRT), Honda, a 6s432
6. Felipe Gonçalves (PR/Paulinho Superbikes), Honda, a 18s491
7. Rafael Traldi (SP/Motonil Motors-PDV Brasil), Kawasaki, a 46s974
8. Marcelo Fernandes (PR/Honda), Paulinho Superbikes, a uma volta
Não completaram
Giovandro Tonini (RS/Honda), M2B Racing
Suel Silva (PR/Honda), Playstation-PRT
Herbert Pereira (RS/Motonil Motors-PV Brasil), Kawasaki
Melhor volta: #35 Brian David: 1:42.191 - 130,168 km/h na volta 4
Classificação do campeonato da GPR 250, após cinco etapas:
1º) Ton Kawakami, 98
2º) Brian David, 92
3º) José Duarte, 68
4º) Guilherme Brito, 62
5º) Diogo Moreira e Rafael Traldi, 47
7º) Meikon Kawakami, 37
8º) Felipe Gonçalves, 34
9º) Gustavo Gil e Niko Ramos, 24
10º) Indy Munoz, 21