O novo Corvette Z06R, uma das novidades mais aguardadas desta temporada do Itaipava GT Brasil, foi visto em ação pela primeira vez nesta quarta-feira (19), durante testes particulares no autódromo de Interlagos, em São Paulo. O carro tem duas unidades confirmadas para o campeonato de 2011 na classe Itaipava GT3. Este que chegou será pilotado por Claudio Dahruj. O outro, por Pedro Queirolo. Durante o shakedown, os dois pilotos tiveram a oportunidade de andar e conhecer o novo modelo, que no ano passado conquistou o título da GT3 Europeia.
"O carro é muito bom, muito gostoso de guiar", contou Claudio Dahruj. "Estou satisfeito com o que vi, é claro que ainda não estamos virando o tempo ideal, falta bastante de acerto, mas o início foi maravilhoso", elogiou o piloto, que na temporada anterior guiou um Lamborghini Gallardo LP560. Os testes prosseguem nesta quinta-feira (20). Pedro Queirolo completou algumas poucas voltas no finalzinho da tarde, antes da interrupção das atividades em função da chuva, mas elogiou bastante a capacidade de contorno do Corvette Z06R.
"Já valeu, deu para sentir que o carro é bom, dócil, gostoso de guiar. Ainda há muito espaço para trabalhar, porque ele está com a configuração do campeonato europeu, mas com os treinos vamos começar a baixar a marca e chegar no ponto ideal em termos de acerto, pilotagem e confiabilidade, que é algo muito importante na categoria", revelou Pedro Queirolo. No comparativo simples, como conjunto ele achou o Corvette Z06R superior ao carro que utilizou em 2010, o Dodge Viper Competition Coupe.
"Ele contorna melhor, freia muito bem e a troca de marchas é fantástica. Perde um pouco de torque e velocidade final em relação ao Viper, mas como conjunto às vezes é melhor você ter um carro assim, equilibrado", acrescentou Pedro Queirolo. O teste teve a participação de Rodrigo Sperafico, que também andou com o Corvette Z06R. A melhor volta, segundo cronometragem não oficial, foi registrada em 1min36s9. Tempo bom considerando a pouca quilometragem com o carro e o fato de ter entrado na pista com todas as restrições exigidas pela GT3 Europeia.
A pole position de Wagner Ebrahim na última etapa de 2010, com um Dodge Viper Competition Coupe, foi feita em 1min35s7. As primeiras voltas do Corvette Z06R foram acompanhadas de perto também pela Pirelli, com o engenheiro Renato Lopes. A empresa, que neste ano será fornecedora exclusiva de todas as categorias do Itaipava GT Brasil, aproveitou para coletar informações que serão transmitidas aos técnicos da fábrica especializada em competições, na Turquia, para que os compostos atendam as diferentes necessidades dos diversos modelos inscritos no campeonato em 2011.
O treino teve ainda a presença dos dois modelos Ginetta G50, da classe Itaipava GT4, pilotados por Leonardo Burti e Carlos Burza e William Freire e Marçal Melo. "Fizemos alguns testes de câmbio, para solucionar os problemas que tivemos no fim do ano passado, e queremos também aproveitar para colocar os pneus Pirelli no carro, já que no ano passado utilizávamos outra marca. Em termos de desempenho, não muda nada, mas o novo composto exigirá novos acertos e é nisso que queremos trabalhar", afirma Leonardo Burti.