Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

CBA amplia atuação da Comissão Médica

E-mail Imprimir PDF

A Comissão Médica da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) inicia em 2011 uma nova fase no atendimento ao automobilismo nacional. Sob o comando do renomado Dr. Dino Altmann, que faz parte da Comissão Médica da FIA (Federação Internacional do Automóvel), a Comissão Médica da CBA será completada por outros cinco médicos, se reunirá a cada três meses - ou sempre que houver necessidade - e fornecerá cursos e orientações.

Com o objetivo de melhorar a segurança e a qualidade do atendimento médico no automobilismo nacional, diminuindo os riscos aos pilotos, a Comissão Médica buscará a regulamentação deste atendimento nas diversas categorias brasileiras, seguindo orientação da própria FIA. Os cursos e orientações serão inicialmente regionalizados em busca de atingir um padrão nacional, como explica o presidente da CBA, Cleyton Pinteiro.

"Vai ser bom para os campeonatos regionais porque um dos trabalhos dessa comissão será realizar treinamentos em várias cidades do Brasil."

Os médicos que formarão a comissão presidida por Dino Altmann são os doutores Fernando Novo, Pedro Rozolen Júnior, Dorival de Carlucci Filho, Cláudio Birolini e Marcelo Fontenelle Ribeiro - todos com pelo menos dez anos de experiência em eventos nacionais e internacionais do automobilismo, como Fórmula 1, Stock Car, FIA GT e WTCC (Campeonato Mundial de Carros de Turismo).

Para o Dr. Fernando Novo, que atuou no atendimento a pilotos na F-1, Stock Car, GT3 e Porsche Cup, o trabalho da comissão é de organizar e fazer com que todas equipes médicas se comuniquem melhor:

"A idéia é facilitar esse atendimento, o que sai um pouco da ala médica convencional. Embora sempre torçamos para que nosso trabalho não seja necessário, temos que elevar o padrão do nosso atendimento para diminuir as consequências negativas de um acidente. Para isso, vamos fazer de tudo para melhorar o entrosamento entre os integrantes da equipe de socorro, aprimorar os equipamentos de trabalho e ter o melhor atendimento possível em uma eventual emergência. Temos que familiarizar o médico com os equipamentos e procedimentos específicos do automobilismo. Este esforço é global e incentivado pela própria FIA."

Apesar de demandar muito planejamento e estudos, o trabalho com atendimento médico no automobilismo de competição é passível de surpresas, como constatou o próprio Dr. Fernando Novo em um incidente famoso, no GP do Brasil de F-1 de 2002, em Interlagos. Ele estava no medical car que, durante um treino, foi atender o brasileiro Enrique Bernoldi, da Arrows, e acabou surpreendido pela Sauber de Nick Heidfeld. O piloto alemão descia o S do Senna e ao tentar desviar do veículo de socorro tentou passar entre o mesmo e o guard rail e acabou atingindo a porta do motorista - que era o piloto Alex Dias Ribeiro:

"O Alex mal havia parado o carro e eu me enrolei para tirar o cinto, senão teria aberto a porta em cima dele. Tomei um susto danado. Graças a Deus não foi nada sério, mas esse episódio mostra que o automobilismo tem seus riscos e que precisamos sempre buscar reduzi-los."

Veterano do automobilismo brasileiro e muito respeitado no cenário internacional, o Dr. Dino Altmann ressaltou que a nova fase da Comissão Médica da CBA será um marco no atendimento médico no esporte e que o trabalho, implantado pela atual diretoria da entidade, faz parte do programa de desenvolvimento técnico do automobilismo nacional:

"A comissão médica da CBA tem total apoio do Presidente da entidade, que quer ver melhorar a segurança e a qualidade do atendimento médico no automobilismo nacional, diminuindo os riscos aos competidores."