Esporte & Cia

Sunday, Nov 24th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Samba no pé, Caka no Kartódromo Premium-Interlagos/SP

E-mail Imprimir PDF

Nem o carnaval nem a chuva atrapalharam o show de horror no Kartódromo Premium-Interlagos, na sexta-feira (04/3) véspera de carnaval. Com muita alegria e euforia, 21 jornalistas fantasiados de pilotos participaram da segunda etapa do Campeonato Automotivo de Kart - Caka e sambaram na pista, desfilando com pneus slicks no asfalto - e grama - molhados na legítima chuva que caiu dos céus - e não aquela artificial que querem implantar na Fórmula 1, modalidade que ainda está ensaiando e não teve competência e profissionalismo para copiar o padrão Caka.

Os jornalistas vencedores do Grand Prix Inarco/Cachaça Vitoriosa/Alpie Escola de Pilotagem /Corsa Racing foram Rodrigo Lara (Site UOL Carros), na categoria Chassi Novo, Luiz Pandini (Revista Club News), na categoria Placa Preta, Priscila Oliveira (Jornal Auto Jornal), na categoria Dilma e Bruno Guerreiro (Revista Rod&Custom), na categoria Foca. Com o resultado desta rodada - muitas, por sinal -, Lara e Pandini mantiveram a liderança no campeonato em suas respectivas categorias, enquanto Guerreiro é o novo líder entre os novatos e Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo) assumiu o comando entre as mulheres.

Novamente o regulamento do Caka mostrou sua perfeição, impondo peso extra para os três primeiros colocados da etapa inicial. O equilíbrio novamente permitiu que na primeira metade do grid estivessem alinhados representantes das quatro categorias - Dilma (Feminina), Placa Preta (acima de 40 anos), Foca (Estreantes e novatos), Chassi Novo (experientes com até 39 anos completos) -, fato que se repetiu ao final do confronto.

"Eles estava eram muito desequilibrados. Todos ficavam brincando de roda, pião, gira-gira, com alguns passeios pela grama. Único a não rodar foi a fotógrafa Josi Santos, afinal, ela se escondeu da chuva nos boxes!", comentou o promotor do certame. "Espero que eles não tenham tomado a cachaça antes da largada", lembrou o promotor, que distribuiu a cachaça Premium "Vitoriosa" para os seis participantes que estrearam nesta corrida, fazendo jus ao lema "Se beber não faça Caka. Se fizer Caka, beba". Os novos ébrios foram Juliano Barata (Site Jalopnik), Fernando Irribarra (Convidado), Geraldo ‘Tite’ Simões (Site Best Cars) e Chico Reis (Revista Caminhoneiro), Rafael Casado (Auto Jornal) e Marcelo Povreslo (Auto Jornal).

Concentração

Após um escorregadio treino classificatório, Rodrigo Lara garantiu a sua primeira pole position na categoria Chassi Novo, com o tempo de 1min16s390. Luiz Pandini foi o quinto no geral, mas garantiu com 1min21s420 a pole position entre os velhinhos do Placa Preta. A primeira posição entre as mulheres (Dilma) ficou com Priscila Oliveira, com a marca de 1min23s280, oitava na geral, imediatamente seguida do primeiro entre os novatos (Foca), novamente Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), com 1min24s600.

Os pierrôs e colombinas entraram na passarela

Tanto Rodrigo (Lara) quando (Luiz) Pandini e Priscila (Oliveira) foram competentes em suas categorias, aproveitando a pole position e vencendo com larga margem sobre os adversários de suas categorias. "Foi bem desafiador correr debaixo de chuva. Sempre gostei de pilotar com pista molhada, mas, de longe, foi o meu melhor resultado. Como sempre, foi divertido não apenas na pista, mas também fora dela. Fiquei feliz que, mesmo numa sexta-feira véspera de feriado, o pessoal apareceu e tornou tudo mais divertido. Agora é tentar manter o ritmo para as próximas corridas e continuar fazendo Caka. Ou não", disse o invicto vencedor hesitante. Ou não.

Também invicto na Placa Preta, categoria que teve um aumento de 50% no grid com as estréias de Tite Simões e Chico Reis, Pandini manteve a sua tradicional concisão e objetividade em seus comentários: "Rodrigo Lara havia sugerido, em algum lugar perdido do Facebook, que eu desse minhas declarações em versículos, face à aparente prolixidade de minha declaração sobre a primeira etapa. (Panda, 01:02 - versículo 01, corrida 02). Esclareço que imaginei que tal depoimento seria devidamente editado pelo indolente assessor de imprensa da Caka (Panda, 02:02) e não publicado na íntegra (Panda, 03:02). Sobre a segunda corrida, o desafio maior naquele piso molhado era evitar rodadas e batidas (Panda, 04:02). Felizmente consegui (Panda, 05:02). Como tenho poucas oportunidades de ser esnobe, vivo intensamente aquelas que aparecem (Panda, 06:02). E é o caso agora: consegui manter a liderança do campeonato e permanecer invicto (Panda, 07:02). Mas vou ter trabalho, porque os outros três que correram na Placa Preta até agora - Tite, Hairton (Ponciano Voz) e Chico - são adversários perigosos (Panda, 08:02). Tenho que me cuidar nas próximas etapas (Panda, 09:02). Glória a todas as lutas inglórias! (João Bosco & Aldyr Blanc, 10:02)", resumiu (Nota da Redação: devidamente editado pelo indolente, sem trocar sequer um versículo).

Organizador do campeonato Máster Pedreiro de Kart no último decênio, finalmente Chico Reis resolveu fazer Caka. "Dessa vez alertado diariamente sobre a data correta da segunda etapa, apareci no kartódromo com minha fantasia de Chapolin. Depois da corrida ia ensaiar a marchinha de Carnaval", confessou. "Até que larguei bem, em 12º, debaixo de uma chuva chata que molhou toda a pista. Depois de largar, fui ganhando posições até chegar a quarto mostrando muito controle do kart", disse convencido. "Ao perceber que estava em quarto, me empolguei e fiz caka, literalmente falando, rodei e fui parar na grama. Parei tão bem que tive que descer do kart e ajudar o fiscal de pista a desatolá-lo. Pobre Chicorreis. O consolo é que na última volta consegui ultrapassar o Hairton e garanti o troféu em minha categoria. Caso contrário ia ter que lavar a louça do jantar. No seco vai ser diferente, se prepare Tite Pandini Ponciano", desafiou ‘Chapolin’.

Geraldo ‘Tite’ Simões também aprovou a sua primeira vez entre os dinossauros do Caka. "Obrigado pelo evento desta noite. Foi muito divertido mesmo com a pista molhada e 253 rodadas. Valeu mesmo! Que venha a próxima etapa!".

O maior perdedor da etapa foi (Alexandre) Akashi, que ficou emocionado com a pole position na categoria Foca e depois só fez m..., digo, caka na pista, terminando numa honrosa terceira colocação e perdendo a liderança do campeonato, agora nas mãos de Bruno Guerreiro, vencedor da prova. "A parte mais difícil para um vencedor são as declarações", disse visivelmente emocionado olhando para todas as câmeras e para a torcida liderada por Anamaria Rinaldi (Site IG). "Fiquei surpreso com a liderança, principalmente depois do resultado da primeira etapa. As expectativas não eram lá muito boas, ainda mais porque eu nunca tinha andado na chuva, mas, dessa vez, peguei um kart bacana e dei sorte de ter baixado o espírito do peão no Alexandre (Akashi). Agora é torcer para chover em todas as etapas", encerrou convencido.

Aproveitando que estava às vésperas do Dia Mundial da Mulher, da ausência da líder do certame Carol ‘Villeneuve’ e de que a vencedora da etapa Priscila Oliveira é convidada e, por isso, não pontua, Luciana Bulgarelli terminou em segundo e agora ocupa a primeira posição na tabela de classificação. "Meu lugar é na frente, seja no desfile de Carnaval ou nas corridas de kart", cantarolou a herdeira.

Dispersão e desfile dos campeões

O pódio foi novamente uma festa, desta vez com confetes que devem fazer inveja às solenidades para os vencedores da Nascar e da Fórmula 1. Os troféus cedidos pela Inarco International Art foram para Aldo Piedade Junior, da Alpie Escola de Pilotagem by Chevrolet, que viu no Caka uma excelente fonte de alunos - ou instrutores, como o promotor do campeonato. Antes da prova o estreante Juliano Barata ganhou o sorteio de um Test Drive no autódromo de Interlagos.

O primeiro a subir no pódio, com muita galhardia, imponência e um vistoso macacão que lhe rendeu a menção honrosa ‘Troféu Fashion’ foi o grande jornalista Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), que recebeu o Troféu Mão de Pau, por ter terminado na honrosa 21ª posição, ‘apenas’ cinco voltas atrás do vencedor. "Só eu posso me gabar de chegar em último lugar. Olha, até rimou!", disse o arremedo de repentista nipônico.

Após todas as solenidades no pódio, como já ficou tradicional na longa história do Caka, foi servido um bolo de aniversário, desta vez sem corpo presente. Os aniversariantes Rodrigo Leite (Revista Car and Drive) e Rafael Deá (Revista Oficina Mecânica), apesar de terem confirmado presença, fugiram de sua própria festa e não apareceram. Melhor para os 21 pilotos que foram prestigiá-los e se esbaldaram na comilança e bebelança.

Também fazendo parte das festividades do Grand Prix Inarco/Cachaça Vitoriosa/Alpie /Corsa Racing, o fabricante de vestuários para pilotos e navegadores de automobilismo Corsa Racing sorteou duas luvas, dois colares cervicais e quatro balaclavas entre os participantes e deve repetir esta ação em todas as etapas. Além disto, firmou um convênio com o Caka, concedendo a todos os participantes 10% de desconto e parcelamento nas compras.

Nota da Redação: Ufa, de novo todo mundo quer sair na foto e no texto! Ponto final.

Pontuação após a 2ª etapa
Categoria Chassi Novo

1) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 50 pontos;
2) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 36;
3) Rafael Freire (Revista MotorShow), 20;
3) José Leme (Revista Car Magazine), 20;
3) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 20;
6) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 18;
7) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 16;
7) Cláudio de Souza (Site UOL Carros), 16;
7) Juliano Barata (Site Jalopnik), 16;
10) Rodrigo Mora (Site IG Carros), 14;
11) Marcelo Povreslo (Auto Jornal), 12;
12) André Laranjeira (Site Auto Estrada), 10;
13) Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), 9;
14) Marcos Silva (Revista Auto & Técnica), 5;
15) Diogo de Oliveira (Site Carsale), 4 pontos.

Categoria Placa Preta

1) Luiz Pandini (Revista Club News), 50 pontos;
2) Hairton Voz (Revista Auto Esporte), 34;
3) Tite Simões (Site Best Cars), 20;
4) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 16 pontos.

Categoria Dilma

1) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 45 pontos;
2) Larissa Florencio (Site Carsale), 34;
3) Carolina Vilanova (Revista O Mecânico), 25;
4) Milene Rios (Site G1), 16;
5) Julia Ziwllig (Revista Transporte Mundial), 12 pontos.

Categoria Foca

1) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 45 pontos;
2) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 41;
3) Rafael Casado (Auto Jornal), 20 pontos.


RESULTADO - 2ª etapa do Campeonato Automotivo de Kart - Caka
1) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 15 voltas em 18min34s680; Vencedor Chassi Novo
2) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), a 32s740;
3) Luiz Pandini (Revista Club News), a 42s840; Vencedor Placa Preta
4) Fernando Irribarra (S/A Comunicação - Convidado), a 48s710;
5) Juliano Barata (Site Jalopnik), a 1min10s100;
6) Tite Simões (Site Best Cars), a 1min12s010;
7) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), a 1min18s020;
8) Marcelo Povreslo (Jornal Auto Jornal), a uma volta;
9) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 10s290; Vencedor Foca
10) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 18s240;
11) Priscila Oliveira (Jornal Auto Jornal - Convidada), 24s340; Vencedora Dilma
12) Hairton Ponciano Voz (Revista Auto Esporte), 37s670;
13) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 45s020;
14) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 58s520;
15) Cláudio de Souza (Site UOL Carros), 1min00s550;
16) Rafael Casado (Jornal Auto Jornal), a 2 voltas;
17) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 1min05s290;
18) José Leme (Revista Car Magazine), a 3 voltas;
19) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), a 4 voltas;
20) Larissa Florêncio (Site Carsale), 18s760;
21) Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), a 5 voltas.
Volta mais rápida - Rodrigo Lara - 1min13s840 na 15ª volta.

GRID DE LARGADA
01) Rodrigo Lara (Site UOL Carros), 1min16s390; Pole Position Chassi Novo
02) Marcelo Povreslo (Jornal Auto Jornal), 1min17s940;
03) Daniel Messeder (Revista Auto Esporte), 1min20s460;
04) Juliano Barata (Site Jalopnik), 1min21s090;
05) Luiz Pandini (Revista Club News), 1min21s420; Pole Position Placa Preta
06) Hairton Ponciano Voz (Revista Auto Esporte), 1min21s600;
07) Fernando Irribarra (Convidado), 1min21s950;
08) Priscila Oliveira (Auto Jornal - Convidada),1min23s280; Pole Position Dilma
09) Alexandre Akashi (Jornal Oficina Brasil), 1min24s600; Pole Position Foca
10) Luciana Bulgarelli (Revista Car Stereo), 1min29s080;
11) Cláudio de Souza (Site UOL carros), 1min30s060;
12) Chico Reis (Revista Caminhoneiro), 1min30s400;
13) Roberto Assunção (Site Interpress Motor), 1min32s270;
14) Bruno Guerreiro (Revista Rod & Custom), 1min34s460;
15) Alexandre Villela (Revista O Mecânico), 1min35s290;
16) José Leme (Revista Car Magazine), 1min38s000;
17) Rodrigo Ribeiro (Site Webmotors), 1min41s840;
18) Tite Simões (Site Best Cars), 1min44s340;
19) Eduardo Hiroshi (Jornal Agora), 1min53s100;
20) Larissa Florêncio (Site Carsale), 2min16s030;
21) Rafael Casado (Jornal Auto Jornal), 2min44s680