Um toque na corrida de classificação, no sábado (07/05), praticamente tirou qualquer chance de bons resultados para Enrique Bernoldi no fim de semana da terceira etapa da temporada 2011 do Campeonato Mundial de GT1, no Autódromo Internacional do Algarve, próximo a Portimão, em Portugal. Ao lado de Ricardo Zonta, o curitibano acabou com um duplo oitavo lugar nas duas provas disputadas na pista lusitana.
O fim de semana parecia promissor para a dupla da equipe Sumo Power, com a conquista da segunda posição no treino de classificação, no sábado (07/05). O bom momento durou apenas uma curva da primeira corrida, disputada no mesmo dia. Devido a um toque do Lamborghini de Karl Wendlinger e Peter Kox, o Nissan GT-R dos brasileiros, que era pilotado no momento por Zonta, rodou.
Após um trabalho de recuperação de Zonta, Bernoldi recebeu o carro em oitavo e manteve-se na mesma posição até receber a bandeira quadriculada.
Na corrida principal, realizada neste domingo (08/05), Bernoldi e Zonta tiveram de cumprir uma punição recebida por causa de um acidente no início da prova realizada em Zolder, na Bélgica, pela segunda etapa da competição. Assim, perderam cinco posições no grid, largando em 13º.
Com a responsabilidade de pilotar o Nissan GT-R na primeira metade da prova, Bernoldi recuperou dentro da pista as cinco colocações perdidas com a penalização, entregando o carro para Zonta no oitavo lugar. E foi nesse posto em que a dupla terminou, repetindo o resultado do dia anterior.
Para Bernoldi, a sensação era de que o desempenho na etapa portuguesa poderia ter sido bem melhor se não houvesse o toque na corrida de classificação. "O fim de semana poderia ter sido bom, já que largamos em segundo na primeira prova. Mas tivemos o toque e fomos para trás. Quando acontece isso, é muito difícil voltar para os primeiros lugares", afirmou.
Apesar da infelicidade, o calendário do Campeonato Mundial de GT1 pode permitir ao brasileiro uma rápida recuperação, já que a próxima etapa acontecerá no próximo fim de semana (de 13/05 a 15/05), no circuito de Sachsenring, na Alemanha. "Vamos ver como vai ser lá. Tentaremos conseguir um bom acerto para a próxima pista", concluiu Bernoldi.
Confira o resultado da prova principal no Algarve (POR), disputada neste domingo (08/05):
1º) Lucas Luhr / Michael Krumm (Nissan GT-R) - a 33s588 - 1h00min25s013
2º) Stefan Mücke / Darren Turner (Aston Martin DB9) - a 5s497
3º) Jamie Campbell-Walter / David Brabham (Nissan GT-R) - a 6s273
4º) Nicky Pastorelli / Dominik Schwager (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - a 8s095
5º) Karl Wendlinger / Peter Kox (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - a 19s651
6º) Marc Hennerici / Bas Leinders (Ford GT Matech) - a 25s248
7º) Marc Basseng / Markus Winkelhock (Lamborghini Murcielago 670 R-S) - a 28s713
8º) Enrique Bernoldi / Ricardo Zonta (Nissan GT-R) - a 29s045
9º) Christian Hohenadel / Andrea Piccini (Aston Martin DB9) - a 31s111
10º) Mike Hezemans / Nicky Catsburg (Corvette Z06) - a 31s929
11º) Mathias Beche / Vanina Ickx (Ford GT Matech) - a 1min34s717