O gaúcho Francisco Alfaya foi o piloto mais rápido da Fórmula Futuro nesta sexta-feira em Brasília. Atual vice-campeão da categoria-escola, Alfaya mostrou que o período de inatividade depois do final do campeonato passado não prejudicou seu desempenho e na única sessão com pista seca dos ensaios que abriram a programação da segunda rodada dupla da temporada impôs uma vantagem de seis décimos para o segundo colocado, o mineiro Guilherme Silva. O paranaense John Louis ficou com a terceira melhor marca.
Estreando na etapa do Distrito Federal, Alfaya ainda corre atrás do combustível financeiro para disputar o restante do calendário. E a vontade de buscar resultado do gaúcho fica evidente na sua tocada, agressiva desde a primeira volta. "É o meu estilo, não tem jeito, tenho de andar forte logo desde o início. Muitas pessoas já pediram para que eu mudasse com medo de um acidente, mas não consigo. E aqui em Brasília, forçar logo de cara tem me ajudado até agora, pois estou voltando a ter confiança do ano passado em apenas um dia de treino", explicou.
Mais rápido da primeira sessão, realizada debaixo de chuva, Guilherme Silva acredita que a diferença favorável a Alfaya não é tão significativa. "Mudou tudo com pista seca. Quem não estava tão bem, agora está na ponta e vice-versa. Mas acredito que estou andando no mesmo ritmo do Alfaya, já que ele forçou bastante no início do treino e fez sua volta rápida com os pneus em melhores condições. Eu fiz a minha marca já no final, com os pneus desgastados. E nesse momento, ele já virava um tempo muito próximo ao meu", explicou Silva, que lidera o campeonato ao lado do carioca Luir Miranda.
Neste sábado, os garotos da Fórmula Futuro terão um dia agitado. Serão realizados dois treinos livres, depois o treino que definirá o grid de largada para a primeira corrida do final de semana, ainda neste sábado e com início programado para as 16h35.
Os melhores tempos da sexta-feira em Brasília:
1 - FRANCISCO ALFAYA - 2min05s744
2 - GUILHERME SILVA - 2min06s362
3 - JOHN LOUIS - 2min06s826
4 - JOHILTON PAVLAK - 2min06s866
5 - GUILHERME SALAS - 2min06s943
6 - FELIPE DONATO - 2min07s046
7 - LUIR MIRANDA - 2min07s104
8 - EDUARDO BANZOLLI - 2min07s348
9 - VICTOR FRANZONI - 2min07s504
10 - LUCAS DE LA VEGA - 2min09s101
11 - RICARDO LANDUCCI - 2min10s377