Esporte & Cia

Friday, Sep 27th

Last update:09:53:06 AM GMT

You are here:

Luir resiste pressão e vence a F-Futuro no DF

E-mail Imprimir PDF

E a Fórmula Futuro viu mais jovem piloto chegar à sua primeira vitória no automobilismo. O carioca Luir Miranda foi o ganhador da prova de domingo em Brasília, neste domingo e, assim como havia acontecido na etapa de São Paulo com Victor Franzoni, obteve seu primeiro triunfo em sua curta carreira no automobilismo.

O grid da quarta etapa foi formado pelo resultado da bateria de sábado, com os oito primeiros colocados largando em ordem invertida. Assim, o potiguar Johilton Pavlak saiu na primeira posição, enquanto o ganhador de ontem, o mineiro Guilherme Silva, partiu da oitava colocação. Johilton recuperou a liderança perdida na primeira curva em cima de Lucas de La Vega e trouxe com ele Luir Miranda. Guilherme Silva aparecia na 3ª colocação já na terceira passagem da corrida e viu a ultrapassagem que deu a liderança para Miranda em cima de Pavlak na "curva do Placar". O mineiro também deixou o piloto potiguar para trás e passou a perseguir o carioca. Nas voltas finais, a pressão veio de maneira mais intensa, Mas Luir resistiu aos ataques e recebeu a bandeirada final com Silva colado em seu carro.

Estreante na Fórmula Futuro, Luir Miranda era só alegria por sua primeira vitória desde que passou a competir de automóvel. "Foi complicado de passar o Lucas e o Johilton, mas quando consegui as ultrapassagens abri vantagem na ponta e tentei administrar a vantagem. Mas nas duas últimas voltas o Guilherme Silva encostou e passei a control-lo pelo retrovisor. Com certeza não esquecerei desse dia tão cedo", disse Luir.

O líder Silva admitiu ter pensado no campeonato e evitado um ataque incisivo em cima de Miranda. "O meu começo de corrida foi bom, vim de oitavo para terceiro em duas voltas, mas quando subi para segundo passei a acompanhar o Luir, mas sem uma chance boa de ultrapassagem preferi não arriscar e perder o resultado que já tinha.", contou Guilherme.

Apontado como um dos favoritos ao título por sua experiência na categoria, Pavlak chegou ao seu primeiro resultado no "top 3" em 2011. "Nos perdemos no acerto do carro durante os treinos, mas deu para subir ao pódio. No final da prova o carro até melhorou, o que indica que saimos com a calibragem muito baixa e ela só alcançou o ponto ideal na parte final da prova. Mas o resultado foi positivo e nos dá ânimo para etapa seguinte em Londrina, onde já treinei bastante", concluiu Johilton.

O carioca Lucas de la Vega e o o paulista Victor Franzoni queimaram a largada e, como não cumpriram a punição de passagem pelos boxes imposta pela direção de prova, foram excluídos da corrida.

A próxima rodada da Fórmula Futuro será nos dias 16 e 17 de julho, em Londrina, Paraná.

Resultado da 4ª etapa:

1 - LUIR MIRANDA - 13 voltas em 27min41s046
2 - GUILHERME SILVA - a 0s144
3 - JOHILTON PAVLAK - a 1s292
4 - GUILHERME SALAS - a 10s646
5 - FELIPE DONATO - a 25s275
6 - EDUARDO BANZOLLI - a 49s887
7 - RICARDO LANDUCCI - a 1min04s408
8 - JOHN LOUIS - a 1 volta

Excluídos:
LUCAS DE LA VEGA
VICTOR FRANZONI

Melhor volta: John Louis, em 2min06s027

Classificação do campeonato:

1 - GUILHERME SILVA - 56 pontos
2 - LUIR MIRANDA 45
3 - JOHN LOUIS 35
4 - VICTOR FRANZONI - 29
5 - GUILHERME SALAS - 26
6 - FELIPE DONATO 20
7 - JOHILTON PAVLAK - 17
8 - ANDRÉ PEDRALLI 16
9 - LUCAS DE LA VEGA - 15
10 - EDUARDO BANZOLLI - 12
11 - RICARDO LANDUCCI - 5