Com uma grande atuação, evoluíndo seis posições durante a prova, Luiz Razia voltou a somar pontos na GP2, principal degrau de acesso à F-1. Nas ruas de Valência, o brasileiro foi o sexto colocado na corrida principal, vencida pelo francês Romain Grosjean, e garantiu o direito de largar em terceiro na disputa complementar, que acontece no domingo.
A bordo do carro do Caterham Team AirAsia, o baiano de 22 anos chegou a apenas quatro décimos do quarto colocado, em uma disputa eletrizante na volta final com o espanhol Dani Clos e o inglês Sam Bird. No entanto, o resultado poderia ter sido ainda melhor, caso não tivesse passado por dificuldades nos boxes.
"Tivemos um problema com uma das rodas no pit stop, acabou demorando, e voltei à pista em sétimo, atrás do [Sam] Bird e do [Max] Chilton. Não fosse isso, daria para ter voltado à frente deles. Depois, passei o Chilton e cheguei no Bird e no Clos, mas já estava na última volta. Recebemos a bandeirada praticamente alinhados", conta Razia, terceiro piloto do Team Lotus na F-1.
O piloto, que agora acumula seis pontos na tabela, elogiou o trabalho da equipe no intervalo que a GP2 teve entre as provas de Mônaco e a deste sábado. "O carro estava muito bom e se comportou muito bem. A equipe acertou no ajuste neste tempo que ficamos parados. Nas últimas dez voltas, era o segundo mais rápido da pista, com uma estrategia diferente do Davide. Se tivesse saído dos boxes à frente do Chilton, daria para sonhar até com o pódio."
Neste domingo, largando em terceiro [fato que acontece pela segunda vez neste ano], Razia tentará tirar proveito de estar na linha boa para fazer uma boa corrida e tentar levar um troféu para casa: "É uma vantagem largar por dentro, com pista limpa. É boa para evitar acidentes. O objetivo é fazer uma boa largada e cuidar dos pneus, aí vamos ver o que acontece até a bandeirada", completa.
Neste domingo, a prova é mais curta, com 120 km ou 45 minutos de duração, sem pit stops obrigatórios.
Confira os seis melhores da prova deste sábado:
1°. Romain Grosjean (Dams), 30 voltas
2°. Giedo van der Garde (Barwa Addax), a 15s4
3°. Davide Valsecchi (Caterham AirAsia), a 20s9
4°. Dani Clos (Racing Engineering), a 24s0
5°. Sam Bird (iSport), a 24s3
6°. Luiz Razia (Caterham AirAsia), a 24s4