Depois de competir no Rally da Alemanha, a sua primeira experiência 100% sobre o asfalto nesta temporada, Daniel Oliveira e Carlos Magalhães vão enfrentar o último desafio real na terra no Rally da Austrália (8 a-11 de setembro), décima etapa do Campeonato Mundial de Rally FIA.
A data da Oceania é uma espécie de intervalo na minitemporada sobre asfalto que o WRC está encarando na segunda metade do calendário. Depois da Austrália, os pilotos voltarão a competir nas duras superfícies da França e da Espanha, com o último compromisso do ano, o Rally do País de Gales, apresentando também um itinerário de fundo misto.
Neste cenário flutuante, Daniel deverá demonstrar que conta com uma grande capacidade de adaptação para conduzir o MINI Jphn Cooper Works WRC com uma configuração semelhante àquela que usou no evento de terra da Finlândia um mês atrás.
Por outro lado o Rally da Austrália estará retornado ao calendário do WRC depois de um ano de ausência e com uma nova base na região de Coffs Coast na região de New South Wales, 535km ao norte de Sysdney. Isso faz com que a dupla da equipe BWRT comece a prova com menos desvantagem do que costumeiramente tem com seus adversários que já conhecem as especiais em outros eventos.
Na Austrália Daniel terá ainda a honra de ser o único piloto competindo com um MINI John Cooper Works WRC o que servirá para que a Prodrive (fabricante da versão de competição) obtenha dados importante para continuar o desenvolvimento do carro.
A palavra de Daniel. "Não sei nada sobre esse evento só que tem muito cangurus e algumas cobras. Mas deixando a brincadeira de lado vi alguns vídeos para ter uma ideia do que esperar desta etapa e aprendi que é um rally muito rápido e interessante. De qualquer maneira, todos os rallys nos quais participei este ano foram novos para mim e tudo se resume em aprender e tirar o máximo proveito de cada situação. Não sinto pressão por ser o único MINI John Cooper Works WRC na prova já que o objetivo é tratar de terminar a prova e ajudar a Prodrive no desenvolvimento do carro."
Mais sobre o Rally da Austrália. O itinerário da prova incluirá as regiões de Nambucca, Bellingen, Coffs Harbour e Clarence Valley. Uma Super Especial será realizada no porto de Cofffs Harbour nas noites de 5ª, 6ª e sábado. Esse novo rally da Austrália contará com uma mescla estradas rápidas nos bosques tropicais. A Super Especial vai ser disputada inteiramente sobre asfalto.
Cronograma. As atividades prévias da prova começam na próxima 3ª e 4ª feira com o levantamento das especiais. O Shakedown vai ser feito na 5ª pela manhã, seguido de um Rally Show, a Largada Promocional e a Super Especial, tudo em Coffs Harbour.
Números e feitos. O vencedor mais recente foi Mikko Horvonen (Ford) em 2009 que também foi o vencedor na última vez em que a prova foi disputada na Costa Oeste Australiana em 2006. O Rally da Austrália será válido para os Campeonatos WRC e PWRC com um total de 32 pilotos inscritos. Sèbastien Loeb (Citröen DS3) lidera a classificação com 192 pontos, seguido por seu companheiro de equipe Sèbastien Ogier com 167 e Hirvonen (Ford Fiesta) com 156.
Dia 1: 5ª feira 8 de setembro. Os carros começam a SS1 às 19:30 (7,54km)
Dia 2: 6ª feira 9 de setembro. Os carros começam a SS3 às 8:43 (123,04km)
Dia 3: Sábado 10 de setembro. Os carros começam a SS11 às 8:08 (158,84km)
Dia 4: Domingo 11 de setembro. Os carros começam a SS21 às 6:43 (93,16km)
Final: Domingo 11 de setembro. Coffs Harbour