Em recente pesquisa divulgada nos Estados Unidos pela PPG Industries, fabricante líder mundial de revestimentos automotivos, o branco foi classificado como a cor de veículo mais popular do mundo. Cerca de 21% dos carros ano-modelo 2011 ao redor do mundo têm sido branco. Prata e preto ficaram em segundo lugar, empatadas com 20%.
Na América do Sul, no entanto, o prata e o preto mantém a liderança, com 31% e 21% da preferência, respectivamente. Em terceiro lugar vem o cinza com 17,4%. O branco aparece em quarto, com 16,1%. Mas, vale ressaltar que prata e preto têm perdido terreno, enquanto cinza e branco vem ganhando.
"A cor branca tinha 10,2% da preferência em 2009, subiu para 13,8% em 2010 e agora saltou para 16,1%", afirma Alex Lair de Amorim, responsável pelo Laboratório de Desenvolvimento de Cores da PPG do Brasil. Outra cor que também cresceu na preferência do consumidor foi o cinza, que em 2009 tinha 13,8% de participação, subiu para 14,5% em 2010, e agora tem 17,4%.
"Enquanto isso, o prata caiu de 34,1% em 2009 para 32,9% em 2010 e tem 31% este ano, e o preto tinha 26,2% da preferência em 2009, caiu para 23,8% em 2010, e agora tem 21%", mostra Amorim, ao comentar que outras tonalidades também tiveram alteração no quadro de preferência: "o vermelho cresceu de 4,8% em 2009 para 6,8% em 2011 mostrando que nossa preferência são cores acromáticas".
Branco
A evolução do branco ocorreu em escala mundial. Na América do Norte, o branco foi a cor mais usada na indústria automotiva pela primeira vez, com 20% do total. O prata ficou em segundo lugar (19%), o preto em terceiro (18%) e o cinza em quarto (15%). Vermelho e azul empataram em quinto (9% cada).
Na Europa, o preto é a cor mais popular (26%), seguida da branca (20%), prata (16%), cinza (14%), azul (9%) e vermelho (7%), e na região da Ásia / Pacífico, a ordem é prata (25%) em primeiro, seguida da branca (23%), preto (17%), cinza (8%), vermelho (10%) e azul (7%).
Uma curiosidade acerca do branco é que veículos pintados nesta cor refletem muito mais a incidência dos raios solares e, consequentemente, aquecem menos. "Com isso, o uso do ar-condicionado pode ser melhor racionalizado, e isso gera economia de combustível e menor emissão de gases na atmosfera", afirma o especialista em tintas, Alex Amorim.
Pesquisa
A PPG concluiu recentemente um estudo on-line de opiniões dos consumidores nos Estados Unidos sobre a importância das cores que se referem às compras de carro novo, e mediu que:
48% dos consumidores responderam que geralmente escolhem produtos com base na cor;
77% disse que a cor exterior foi um fator na decisão de compra do veículo;
30% informou que a cor é um fator importante na escolha do veículo;
31% respondeu que estão dispostos a pagar mais por um veículo que expressa sua personalidade através da cor;
Os proprietários de carros de luxo, carros esportivos e SUVs grandes Premium disseram que estão dispostos a pagar mais para obter a cor de sua escolha; 40% disse que prefeririam uma ampla gama de opções de cores.
Além de previsão de tendências de cores, a PPG continua a desenvolver novas tecnologias de pintura que oferecem opções de design automotivo para melhorar a aparência e ajudar os fabricantes de automóveis diferenciarem suas marcas.
PPG Refinish destaca tendência ambiental em repintura automotiva
As tintas, vernizes, primes e polidores à base d’água devem ganhar mercado rapidamente, pois apresentam grandes vantagens competitivas, além dos já conhecidos benefícios ao meio ambiente
Sumaré, 8 de novembro de 2011 - O uso de tintas, vernizes, primes e polidores à base d’água tem crescido e já é uma tendência mundial, tanto nas montadoras quanto nas oficinas de reparação automotiva. As expectativas da PPG são de que nos Estados Unidos a maioria das oficinas terá migrado os sistemas de pintura atuais, com base em solvente, para o base d’água, nos próximos cinco anos.
"Isso ocorre pois muitos já começam a perceber as inúmeras vantagens que os sistemas de pintura à base d’água proporcionam, como melhor acabamento e produtividade", afirma Victor Cabral, diretor Técnico e de Marketing da PPG Refinish. De fato, o uso das chamadas ‘tintas verdes’ trazem muitas vantagens para a oficina mas, principalmente para o cliente, sem contar os benefícios ambientais.
A linha de tintas verdes da PPG Refinish, batizada de Envirobase High Performance, e do sistema de polimento à base d’água, chamado Pró-1, apresentam baixa emissão de VOCs (Volatile Organic Compounds). Isso significa baixo índice de emissões de gases tóxicos que afetam diretamente a saúde de quem aplica o produto e poluem o meio ambiente. Em outras palavras, são mais ecológicos e não fazem mal à saúde.
Acabamento
Se por um lado é bom para o meio ambiente, é bom também para o cliente, pois a tecnologia das tintas à base d’água possibilita melhor acabamento, independente da cor do veículo. "Isso ocorre pois o produto apresenta alto grau de fidelidade de cores", afirma Antônio Simões, coordenador Técnico de Treinamento da PPG Refinish.
Carro bem pintado é sinônimo de cliente mais satisfeito. O acabamento dos produtos PPG Refinish é tão bom que é utilizado inclusive por profissionais da área artística, na pintura de capacetes, como é o caso da Artmix, principal estúdio brasileiro de pintura de capacetes para pilotos de competição, que tem como clientes vários pilotos de Fórmula 1 e Fórmula Indy.
Rentabilidade
E, se é bom para os clientes, é bom também para os negócios. Simões explica que as tintas da linha Envirobase High Performance dispensam o uso de máquinas agitadoras, pois com apenas alguns poucos movimentos a tinta está homogeneizada. "Além de economizar em equipamento, não há mais gasto com energia elétrica, pois as tintas base solvente devem ser agitadas pelo menos duas vezes ao dia", afirma Simões.
Outro ganho é na produtividade, pois o processo de aplicação dos produtos à base d’água é mais simples e rápido. "Na prática, isso significa otimização da mão de obra, pois o tempo que se leva para preparar um carro e pintá-lo com tinta comum é 15% a mais do que um com tinta base água", diz Simões.
"Por estes três motivos (ecológico, satisfação do cliente e rentabilidade) a PPG acredita que o mercado de reparação de automóveis irá migrar os sistemas atuais para os à base d’água, em especial a linha Envirobase High Performance e Pró-1", afirma o diretor Victor Cabral.
Linha Envirobase High Performance - Lançada no Brasil em 2008, a Linha Envirobase High Performance está na terceira geração, e atualmente é composta por tintas (para pintura lisa, metálica, perolizada e cores especiais de efeito), verniz e primer. Apresentam, como principal característica, índice de VOCs (Volatile organic compounds) de até 80% menor do que as tintas convencionais, além de melhor rendimento e acabamento. Outra vantagem da linha Envirobase High Performance é a maior agilidade no processo de preparação das tonalidades, aplicação e cura da tinta, o que reflete em maior produtividade para a oficina.
Linha Pró-1 - Este é um dos mais recentes lançamentos em produtos à base d’água da PPG Refinish. A Linha Pro-1 é formada por um polidor de uso profissional (três em um) e boinas de alta qualidade e duração. O polidor Pro-1 realiza sozinho o trabalho de três produtos, pois efetua o corte, faz o polimento propriamente dito e depois dá acabamento. O mesmo produto é utilizado nas três etapas do processo de polimento (corte, polimento e acabamento), com a utilização de três diferentes tipos de boinas:
• Boina de Lã PPG Plus - o primeiro passo do polimento após lixar a superfície;
• Boina de Espuma Amarela PPG Plus e boina de Espuma Preta PPG Plus - Elimina todas as marcas de hologramas deixadas pela boina de lã; em cores escuras é utilizada também a boina de espuma preta;
• Luva Lustradora e Pano de Microfibra PPG Plus - para dar acabamento final ao processo de polimento e alto brilho.
Além disso, a linha Pro-1 conta com o sistema SMART, composto por boinas de polimento localizado de 77 mm que alcançam áreas de difícil acesso.
PPG anuncia nova estratégia global de marketing
Com o slogan PPG: Bringing innovation to the surface™, a empresa quer ser reconhecida como uma companhia inovadora, sustentável e líder em cores
Sumaré, 8 de novembro de 2011 - Com objetivo de fortalecer a marca junto aos clientes e consumidores em geral, a PPG Industries anuncia uma nova estratégia global de marketing com ênfase em três pilares: Inovação, Sustentabilidade e Liderança em Cores.
Para tanto, toda a comunicação visual da empresa contará com o slogan PPG: Bringing innovation to the surface™, que sintetiza o pensamento da PPG. "O novo slogan traduz que a PPG prioriza inovações em primeiro plano, sejam elas em produtos, serviços, aplicações e tudo o que estiver relacionado a tintas e revestimentos", afirma Carlos Thurler, gerente de Novos Negócios e Iniciativas de Crescimento da PPG Industries Brasil.
A campanha será focada nos segmentos Aeroespacial, Indústria Automobilística Original, Repintura Automotiva, Produtos de Consumo, Infraestrutura, Energia Renovável, Construção Comercial & Residencial e Mercado Marítimo. "Muitos dos Clientes da PPG tem conhecimento somente de produtos e serviços específicos que eles consomem e através dessa iniciativa o objetivo é mostrar toda a amplitude e profundidade da oferta inovadora da PPG", explica Thurler.
No segmento Aeroespacial, a PPG é líder mundial no fornecimento de selantes, revestimentos, produtos químicos de manutenção de aeronaves, armaduras transparentes, transparências e sistemas de aplicação, atendendo fabricantes de equipamentos originais e fornecedores de manutenção para aviação comercial, militar e indústria aeronáutica em geral.
Na Indústria Automotiva, a PPG é fornecedora global de tintas automotivas e serviços para montadoras de veículos de passeio e caminhões leves. Os produtos da PPG Automotive O&M incluem tintas eletrostáticas, betumes primer, camadas de base, vernizes, produtos químicos pré-tratamento, adesivos e selantes.
Ainda no Setor Automotivo, a PPG atende o mercado de repintura por meio da Divisão Refinish, presente em todo território nacional com as marcas, PPG AutoRefinish (linhas de produtos: EHP- Environbase High Performance, Deltron GRS - Global Refinish System, Dulon e Delfleet), Nexa Autocolor™ (linhas de produtos: 2K, ACS e Zynamix), Renodur (frotistas) e Vibrance (customização e restauração automotiva). Em 2011 foi eleita pelos reparadores a melhor empresa na categoria "Indústria de Tintas e Complementos", no prêmio Os Melhores do Ano, realizado pelo Sindirepa-SP.
Em Produtos de Consumo, a PPG está presente na vida das pessoas todos os dias de formas visíveis e invisíveis com uma extensa gama de produtos que incluem tintas e revestimentos, produtos ópticos (lentes Transitions), vidros arquitetônicos tingidos, ferramentas de seleção de cores, entre outros. Em todas as aplicações de consumo (pintura de eletrodomésticos, equipamentos eletrônicos, vidros residenciais etc.), a PPG se destaca com a marca do pioneirismo da cor.
Nos projetos de Infraestrutura (pontes, viadutos, tubulações de gás e outros projetos civis e industriais), os produtos PPG também estão presentes. Os revestimentos para estruturas aço carbono Amercoat, Sigma Coatings e PSX 700 protegem a infraestrutura contra corrosão e são mais fáceis de serem aplicados, ao mesmo tempo em que proporcionam acabamento brilhante e duradouro.
A PPG também auxilia no desenvolvimento de projetos de Energia Renovável, com a unidade de produtos de fibras de vidros e revestimentos para fibra de vidro, muito utilizados na construção de moinhos de vento para geração de energia eólica e também equipamentos de geração de energia solar.
Na Construção Comercial & Residencial, a PPG está presente com a aplicação de produtos que possibilitam a arquitetos e engenheiros civis projetar espaços de forma colorida e funcional, com a maximização do uso da luz natural ao mesmo tempo em que mantém a temperatura interna agradável, deixando de fora o calor e o frio excessivo, o que melhora a eficiência energética da construção. Neste segmento trabalha com a concessão do uso da marca de tintas Renner.
As tecnologias inovadoras da PPG para soluções na Construção Residencial incluem vidros auto-limpantes, fibras de vidro para produtos que necessitam resistência mecânica e baixo peso, revestimentos infravermelhos e de reflexão de calor, e tintas de baixa emissão de VOC (até VOC zero).
Na Construção Comercial, a PPG entende que hoje é possível a edificação de prédios funcionais, eficientes e sustentáveis. Assim, oferece produtos que permitem a arquitetos e engenheiros civis a atingir estes objetivos, como o revestimento PPG Duranar® VARI-Cool™, que refletem a energia solar e mudam de cor de acordo com o ângulo de visão.
Já no Mercado Marítimo a PPG está presente com a oferta de produtos de revestimento da linha SIGMA COATINGS®, que cria uma superfície extremamente lisa que reduz a resistência do casco com a água, e proporciona redução de emissões de CO2 e SO2, com consequente economia de combustível. As soluções da PPG para o mercado marítimo são ainda amigáveis com a vida marinha.
Sobre a PPG Refinish - A PPG Refinish é a divisão de repintura automotiva da PPG Industries, e está presente no Brasil desde 1995 onde produz e comercializa uma linha completa de produtos e serviços para reparação e renovação de veículos de passeio e comerciais. Conhecida no mercado pelos produtos de alto desempenho, ambientalmente amigáveis e inovadores, detém marcas de sucesso como as linhas de produtos EHP, Deltron GRS, 2K e ACS. Em 2011 foi eleita pelos reparadores a melhor empresa na categoria "Indústria de Tintas e Complementos", no prêmio Os Melhores do Ano, realizado pelo Sindirepa-SP. SAC PPG: 0800 055 40 50.
PPG Industries - Empresa multinacional fundada em 1883, com forte atuação no mercado mundial, com mais de 39.900 colaboradores distribuídos em unidades fabris e afiliadas em mais de 60 países, e organizada em Unidades Estratégicas de Negócios atendendo aos segmentos Aeroespacial, Tintas Arquitetônicas, Revestimentos Automotivos, Repintura Automotiva, Chlor-Alkali e Derivados, Fibra de vidro, Vidros Residenciais e Vidros Arquitetônicos, Tintas Industriais, Produtos Ópticos, Revestimentos para Embalagens, Proteção Anti Corrosiva e Tintas Marítimas, e Sílicas.
PPG: Bringing innovation to the surface™
O objetivo da PPG Industries é continuar líder mundial de mercado em produtos de revestimentos e produtos especiais. Líder em inovação, sustentabilidade e cores, a PPG disponibiliza aos clientes que atuam nos setores industriais, transporte, produtos de consumo, construção civil e mercado de reposição um leque mais amplo de produtos para tratar superfícies.
Fundada em 1883, a PPG tem sede em Pittsburgh, nos Estados Unidos, e opera em mais de 60 países ao redor do mundo. As vendas em 2010 foram de US$ 13,4 bilhões. Partes PPG são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (símbolo: PPG).