Antes de retornar ao carro de F-1 do Team Lotus para um dia completo de testes, Luiz Razia deu show na GP2. A categoria de acesso, que disputou uma rodada dupla comemorativa neste fim de semana em Abu Dhabi, viu o brasileiro ter uma atuação maiúscula, maculada por uma punição que o tirou da briga pela vitória nas voltas finais.
Segundo colocado na corrida do sábado, o baiano de 22 anos teve de largar em sétimo neste domingo, por conta do grid invertido, e pulou para quarto logo na primeira curva. Com um carro em ótimas condições, Razia registrou uma sequência de voltas mais rápidas e já ocupava a terceira colocação quando a direção de prova o puniu com um drive through, por ter feito uma de suas diversas melhores voltas com bandeira amarela na pista.
"Acreditava piamente que Luiz tinha carro para vencer", diz o chefe do Caterham Team AirAsia, Phill Spencer. "Ele teve diversas voltas mais rápidas mas essas coisas acontece. Regras são regras", completa, endossado pelo engenheiro-chefe Humphrey Corbett. "Luiz teve uma corrida incrível, ele estava endiabrado e não havia dúvidas. Ele usou a cabeça, poupou pneus e andava meio segundo mais rápido que todos! Na volta final ele passou diversos carros e chegou em oitavo, foi incrível", elogia o engenheiro.
O piloto, por sua vez, admite ter ficado chateado com a punição: "Estava faminto para vencer essa corrida e quando a punição foi anunciada fiquei muito desapontado. Mesmo assim, consegui ultrapassar alguns carros na volta final, mas o pódio já estava bem longe. No geral, foi uma boa corrida."
"Minha largada foi realmente boa e estava em quarto na primeira volta, forçando o tempo todo mas conservando os pneus para o final, pois sabia que os outros sofreriam degradação. Estava em terceiro quando a bandeira amarela surgiu e com ar livre estava tão rápido que tirei o pé no primeiro setor mas não foi o suficiente, pois melhorei a volta e isso resultou em uma punição", explica.
Agora, Razia se prepara para passar um dia a bordo do carro de F-1 do Team Lotus nos testes para novatos, que acontecem entre 15 e 17 de novembro no mesmo circuito de Abu Dhabi. "Aguardo ansiosamente para poder pisar fundo, pois fiquei com um gostinho de quero mais na China, quando meu carro quebrou após poucas voltas", completa Razia, único brasileiro que participará dos ensaios.