A quebra da junta homocinética traseira direita no Km 30 da quarta prova especial tirou Reinaldo Varela e Gustavo Gugelmin da liderança e do Italian Baja 2012, prova de abertura do
Campeonato Mundial de Cross Country da FIA. A duplaocupava a primeira colocação na categoria T2 com cerca 1m15 de vantagem sobre os italianos Elvis Borsoi/ Roberto Briani quando a pane mecânica forçou os brasileiros a reduzir o ritmo e andar apenas com a tração dianteira do Mitsubishi Pajero; o piso de pedras escorregadias acabou exigindo demasiado da transmissão e determinou o abandono da competição vencida pelos russos Boris Gadassin e Das Shchnel (protótipo G-Force) na classificação geral e na categoria T1 e pelos italianos Borsoi e Briani (Mitsubishi Pajero New DID) na T2. O próximo compromisso de Varela e Gugelmin no Mundial de Cross Country está marcado para o período entre 30 de março e 6 de abril, quando acontece a vigésima-segunda edição do Desert Challenge Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Homocinética era nova
Após o bom desempenho nas especiais de sábado, que colocou a dupla brasileira na liderança do rally, a assistência técnica da equipe realizou uma revisão completa na Pajero que levava o numeral 233, ação que incluiu a troca das juntas homocinéticas. A medida se justificava pelo piso encontrado na maior parte dos 80,86 km da especial - muitas pedras lisas e escorregadias -, hoje disputada no sentido Pordenone-Spilimbergo, ou seja, oposto ao percorrido ontem. Na altura do Km 30 Varela e Gugelmin já tinham cerca de 1m15 de vantagem sobre Borsoi e Briani e mantinham um ritmo que pode ser considerado conservador, como explica o piloto:
"Posso dizer que estava tudo sob controle e andávamos abaixo do limite do nosso carro. Quando a homocinética traseira direita quebrou pouco depois da saída de uma curva tentamos continuar só com a tração dianteira, mas o esforço revelou-se forte demais para o sistema de transmissão."
A dupla brasileira tentou se valer dos conhecimentos técnicos de Gustavo Gugelmin, que tentou um reparo de emergência para voltar ao parque de apoio. Uma análise das condições do sistema de transmissão, porém, selou o resultado do fim de semana, conforme comenta Gugelmin:
"As pedras do leito do riacho Cosa cobravam por uma tocada mais forte para evitar que ficássemos encalhados. Isso causou um desgaste forte a ponto de acabar com as engrenagens da caixa de redução."
Terminada primeira etapa da agenda internacional de Varela e Gugelmin os brasileiros encararam o resultado do final de semana em Pordenone de maneira racional, sendo que nas palavras do navegador "rally é assim mesmo: em um dia você está liderando, no outro você pode ficar parado no meio do mato… ou do leito de um riacho." Um ponto que deixou ambos animados é o fato que o tempo registrado na terceira prova especial (1h1´56) foi o melhor tempo absoluto da categoria T2 para o trajeto padrão e o único a quebrar a barreira de 1h2´. Piloto com mais de 300 rallies em seu currículo, Reinaldo encarou o abandono filosoficamente e já pensa no próximo desafio:
"Nosso resultado de hoje faz parte do esporte. O Renato Rickler, dono da RalliArt e ex-piloto, foi nos socorrer no final da prova e elogiou muito a nossa atuação. Vamos para Abu Dhabi, dentro de duas semanas, com o mesmo entusiasmo e com fome de resultados com que chegamos aqui na Itália."
Resultados finais:
Categoria T2
1) Elvis Borsoi (I) / Roberto Briani (I), Mitsubishi Pajero New DID, 4h21´54
2) Valentino Bombelli (I) / Daniele Forini (I), Mitsubishi Pajero V60, 4h25´43
3) Alessandro Bellini (I) / Paolo Bellini, Mitsubishi Pajero V60, 4h35´11
4) Carmine Salvi (I) / Lucio Salvi (I), Mitsubishi Pajero New DID SW, 4h35´43
5) Varga Imre (HUN) / Hujber Imre (HUN), Nissan King Cab, 5h35´23
Categoria T1
1) Boris Gadassin (RUS) / Das Shchnel (RUS), protótipo G-Force, 3h47´13
2) Peter van Merkstein (NL) / Eddy Chevalier (B), Toyota Hilux Overdrive, 3h47´50
3) Bogdan Novytsky (UKR) / Laurent Lichtleuchter (F), Toyota LC 200 3h54´34
4) Jean-Louis Schlesser (LUX) / Konstantin Zhiltsov (RUS), Schlesser Original, 3h54´58
5) Tony Gardmeister (SF) / Agris Petersens (LVA), Mitsubishi Pajero, 3h55´15