Esporte & Cia

Saturday, May 04th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Com asa móvel, World Series dá "gostinho de F1" aos pilotos

E-mail Imprimir PDF

O piloto brasileiro Yann Cunha ganhou um empurrão bem grande na temporada de 2012; falando em números, de exatos 330 HP. Essa é a diferença de potência do carro da Fórmula 3, com o qual competiu até o ano passado, para o da World Series (como é conhecida a F-Renault 3.5 no Brasil), categoria que passa a representar nos próximos dois anos.

Campeão sul-americano de F-3 em 2010, Yann sentiu na última semana o primeiro gostinho do equipamento renovado da World Series, dotado de um novo motor, com 530 HP, e do DRS (a popular asa móvel, implantada recentemente na Fórmula 1), ficando surpreso com tamanha tecnologia e velocidade da nova máquina. "O que mais me impressiona é o motor novo, que anda muito, e os freios, iguais ao da GP2", analisa.

"O sistema da asa móvel eu achei fantástico, pois muda muito nas retas! Só não gostei do fato de ter de ficar segurando o botão para ele funcionar, pois, se soltar, ele volta ao normal", explica Yann, que, por conta de seu projeto a longo prazo na categoria, correndo pela equipe Pons (da lenda espanhola do motociclismo Sito Pons), pôde se preocupar em conhecer o carro nos mínimos detalhes, sem se preocupar em estabelecer tempos rápidos.

"Não pensamos em tempo de pista, mas sim em aprender tudo o que tinha de saber de forma tranquila e, também, resolver os problemas do carro, que era novo e apresentou alguns imprevistos no primeiro dia, o que nos fez perder um bom tempo de pista", analisa Yann, que, mesmo com o imprevisto, conseguiu completar 102 voltas nos dois dias de testes em Paul Ricard.

"No segundo dia conseguimos aproveitar e fomos atrás dos acertos. Como não tenho muita experiência com esse carro, não consegui acertar minha volta do pneu e não virei um tempo bom, mas, no geral, valeu a pena, para voltar a treinar e me acostumar com um carro mais forte do que estou acostumado", completa o piloto, que sentirá novamente o gosto de guiar o carro da World Series nos dias 3 e 4 de abril, quando acontecem testes coletivos no circuito de Barcelona, na Espanha.

Confira o calendário completo da World Series para 2012,
que terá início nos dias 5 e 6 de maio, na Espanha:

5 e 6 de maio: Aragón (Espanha)
26 e 27 de maio: Mônaco
2 e 3 de junho: Spa (Bélgica)
30 de junho e 1 de julho: Nurburgring (Alemanha)
14 e 15 de julho: Moscou (Rússia)
25 e 26 de agosto: A definir
15 e 16 de setembro: Hungaroring (Hungria)
29 e 30 de setembro: Paul Ricard (França)
20 e 21 de outubro: Barcelona (Espanha)