Um capítulo difícil da vida do piloto Bruno Andrade foi encerrado no último dia 30. O julgamento do STJD (Supremo Tribunal de Justiça Desportiva) deu, por unanimidade, ganho de causa ao paulista no processo de contestação do resultado da última prova do Campeonato Sulamericano de Fórmula 3 de 2010.
Campeão em todas as categorias que disputou, Bruno Andrade enxergava o título da Fórmula 3 Sulamericana como o último degrau no automobilismo nacional, e já analisava as possibilidades de sequência da carreira na Europa ou Estados Unidos, enquanto lutava pela derradeira conquista no Brasil.
Competindo pela Cesário Fórmula, Andrade liderou quase todo o certame, seguido de perto pelo brasiliense Yann Cunha. Nas etapas finais os pilotos inverteram posições, e chegaram à prova final com vantagem de poucos pontos para Cunha. Andrade precisava chegar à frente do brasiliense para ser campeão, e tratou de fazer a pole-position. Durante a prova caiu para segundo, trazendo Cunha em terceiro, resultado suficiente para Bruno Andrade garantir o título.
Há poucas voltas do final, Yann Cunha forçou a ultrapassagem por diversas vezes e acabou provocando colisões entre os carros, a última delas muito séria para Andrade, que teve o monoposto bastante avariado e perdeu posições.
A corrida terminou, mas começava aí um drama que o piloto viveu por mais de um ano. A punição imposta pelos comissários desportivos a Cunha foi leve, muito aquém do que seria justo, pelo prejuízo causado a Andrade. Com a punição branda Cunha seria campeão, mas foi impetrado um recurso junto ao STJD, o que tornou suspenso o resultado da prova e, consequentemente, do campeonato.
Com o resultado sub judice, ninguém poderia comemorar o título até que o recurso fosse julgado. Entretanto, Cunha tratou de assumir o papel de campeão perante a mídia. Andrade lamenta, inclusive, ter perdido o Capacete de Ouro – principal prêmio do automobilismo brasileiro, promovido pela Revista Racing – daquele ano em função disso. “Eu liderava o Capacete de Ouro até o final, mas como foi considerado o resultado dessa prova, caí para segundo e perdi o prêmio. Infelizmente os jornalistas não sabiam de todos os fatos, apenas o que estava sendo divulgado pelo Yann.” lamentou.
Ao menos Bruno Andrade recebeu o prêmio oferecido pela F-3, que era um teste na Fórmula Renault 3.5, pelo time júnior da equipe Lotus de Fórmula 1. O resultado foi muito bom, o piloto foi aprovado pela equipe e convidado a participar da temporada 2011, mas teria que trazer consigo patrocínios de que não dispunha, fato agravado por não ter sido oficializado como campeão da F-3 Sulamericana à época.
Com um orçamento menor, Andrade buscou o automobilismo norte-americano como caminho para a sequência na carreira. Em 2011 fez apenas quatro etapas na Indy Lights e, embora competisse em uma equipe fraca e não tivesse feito um período adequado de treinos, conseguiu um quarto e um quinto lugares,considerados excelentes resultados pela equipe.
Uma nova chance de estar entre os grandes
A oficialização do título de Andrade na Fórmula 3 Sulamericana renova as esperanças do piloto em voltar à elite do automobilismo internacional. “Espero que o título e a atenção da mídia me ajudem a obter os patrocínios que me faltam.” afirmou o piloto, que precisa completar o orçamento de cerca de R$ 1 mi para disputar a temporada da Indy Lights em uma boa equipe.
“Sei que posso trazer títulos internacionais para o Brasil, e levar as marcas dos patrocinadores para o mundo todo. Depois de tudo o que aconteceu, meu apetite por vitórias está maior do que nunca.” finaliza.
Mais sobre o piloto
Bruno Andrade nasceu em São Paulo, em 6 de fevereiro de 1991. Aos 13 aos iniciou no kartismo pela categoria Júnior, e foi Campeão Paulista pela categoria Graduado no ano de 2007. Em 2009 disputou a Fórmula Ford, onde também foi Campeão Paulista vencendo 6 das 8 provas que disputou. No mesmo ano foi terceiro colocado na F-3 Sulamericana Light, onde disputou o título até as provas finais. Em 2010 ingressou na classe principal da F-3 Sulamericana, conquistando o título da categoria.
Classificação final, corrigida, da F-3 Sulamericana 2010:
1º) Bruno Andrade (SP – BRA) - Cesário Fórmula – 361 pontos
2º) Yann Cunha (DF – BRA) - Bassan Motorsport - 357
3º) Lu Boesel (RJ – BRA) - Dragão Motorsport - 298
4º) Fabiano Machado (SP – BRA) - Cesário Fórmula - 174
5º) Leonardo Souza (PR – BRA) - Kemba Racing - 173
6º) Nilton Molina (SP – BRA) - Bassan Motorsport - 150
7º) Mateus Laba (MS – BRA) - Dragão Motorsport - 134
8º) Lucas Foresti (DF – BRA) - Cesário Fórmula - 128
9º) Pietro Fantin (PR – BRA) - Hitech Racing - 108
10º) Vitor Guerin (SP – BRA) - Bassan Motorsport - 26
11º) Aldo Piedade Jr (SP – BRA) - Bassan Motorsport - 24
12º) Rodolpho Santos (GO – BRA) - Razia Sports - 22
13º) Guilherme Silva (MG – BRA) - Hitech Racing - 16