Inaugurado em 2006, o International GT Open tem duas corridas por fim de semana com alocação de pontos idênticos. A primeira corrida acontece sempre no sábado e dura mais de 70
minutos e a segunda corrida é realizada há mais de cinquenta anos, aos domingos. Dois pilotos compartilham o cockpit, o que garante mais suspense no final da prova. Os três primeiros pilotos de cada corrida, sofrem uma punição de 15, 10 e cinco segundos, respectivamente, para a corrida seguinte. O calendário inclui oito corridas em circuitos seletivos, como Silverstone (ING), Spa-Francorchamps (BEL) e Nürburgring (ALE).
Uma das chaves para o sucesso no International GT Open é o regulamento técnico estável e também o nivelamento de custos, como por exemplo, o controle de pneus. O grid é dividido em duas classes, a mais forte da categoria Super GT e da classe GTS.
Super GT: Esta classe é baseada nos regulamentos da FIA GT2 - o Porsche 911 GT3 RSR compete aqui. O motor boxer de seis cilindros na versão International Open GT oferece mais de 500 cv.
GTS: Baseada nos regulamentos da FIA GT3. O Porsche 911 GT3 R alinha aqui e seu modelo novo que agora entrega 500 cv de potência depois das melhorias que sofreu.
Na corrida de domingo (27/05) do International GT Open em Nürburgring, na Alemanhã, a Porsche trabalhou com os pilotos Patrick Pilet e Raymond Narac (ambos da França) e garantiu o quinto lugar geral depois de largar da décima primeira posição com o 911 GT3 RSR.
Agora, na classificação geral, despontam os pilotos Marco Holzer (Alemanha) e Nick Tandy (Grã Bretanha), da equipe Manthey-Racing, mas eles tiveram um problema na quarta corrida e o carro ficou tão danificado que foram forçados a abandonar. "A ação do piloto da Ferrari foi totalmente desnecessária", disse Marco Holzer. "Nick estava a caminho de conquistar um lugar no pódio, quando precisou ir para os boxes. Não gastamos nem 15 segundos para trocar de piloto, o que foi ótimo. Saí e estava na frente da Ferrari, mas, ele tentou ultrapassar dois pilotos de uma vez, freou tarde demais e bateu no meu carro. Não foi culpa nossa e ainda tivemos que abandonar nosso objetivo de conquistar pontos regulares. O fato de que ainda estamos no topo da tabela de pontos é um pequeno consolo para a perda do pódio", completou Holzer.
Resultado da 4ª corrida:
1. Montermini / Lopez (I / ARG), Ferrari 458 GT Italia, 50:06.949 minutos
2. Broniszewski / Peter (PL / A), Ferrari 458 GT Italia, + 14.140 segundo
3. Ramos / Giammaria (P / I), Ferrari 458 GT Italia, + 24,673
4. Barba / Malucelli (E / I), Aston Martin Vantage, + 26,578
5. Narac / Pilet (F / F), Porsche 911 GT3 RSR, + 28,402
6. Heyer / Seyffarth (D / D), Mercedes SLS AMG, + 37,167
7. Seefried / Gruber (D / A), Porsche 911 GT3 R, + 44,215
10. Hamilton / Mapelli (GB / I), Porsche 911 GT3 R, + 51,908
Classificação por pontos
1. Holzer / Tandy, Porsche, 54 pontos
2. Narac / Pilet, Porsche, 52
3. Barba / Malucelli, Aston Martin, de 46 anos
4. Bizzari, 32, Ferrari, 40
5. Broniszewski / Peter, Ferrari, 36
6. Mapelli / Hamilton, Porsche, 32
Classificiação por equipes - Super GT
1. Manthey-Racing, Porsche, 24 pontos
2. IMSA Matmut Desempenho, Porsche, 23
3. Villois Racing, Aston Martin, 21
Classificação por fabricante - Super GT
1. Ferrari, 44 pontos
2. Porsche, 44
3. Aston Martin, 21
As corridas 5 e 6 do International GT Open será realizada entre os dias 22 e 24 de Junho, em Spa-Francorchamps, na Bélgica.
Texto: Oliver Hilger / Comunicação Porsche AG Motorsportpress
Tradução e adaptação: César Leite / ESPORTE &CIA - BRASIL | ANO XIII