O mexicano Esteban Gutierrez venceu a abertura da rodada dupla do GP da Europa de Fórmula GP2, disputada no sábado (23/06) em Valência e encerrada no limite de tempo de uma hora por causa das três intervenções do carro de segurança - duas provocadas por acidentes sem maiores consequências e uma para a limpeza de restos de peças espalhadas pela pista. Gutierrez saiu em terceiro e deu uma vitória à equipe Lotus que compensou a frustração pela má sorte do inglês James Calado, pole e líder da maior parte da corrida mas apenas o 9º na classificação final porque foi surpreendido pela entrada do safety car quando, ao contrário dos principais adversários, ainda não havia feito a parada obrigatória para troca de dois pneus. O sueco Marcusl Ericsson e o brasileiro Luiz Razia completaram o pódio.
Os outros brasileiros também não escaparam das adversidades da prova que marcou o início da segunda metade do calendário. Felipe Nasr fechou a primeira fila, caiu para quarto na largada e foi perdendo rendimento até abandonar com problemas no cabo do acelerador quando já estava fora da zona de pontos. Victor Guerin terminou em 20º, quatro colocações à frente de sua posição no grid. Em sua terceira participação na categoria, o paulista de 20 anos escapou dos toques na primeira volta, mas quase desistiu na saída do pit stop por causa de uma pane eletrônica. Obrigado a "resetar" os comandos por duas vezes, Guerin perdeu longo tempo.
A programação da Fórmula GP2 em Valência será complementada neste domingo com a "sprint race", com duração mais curta - 23 voltas contra as 30 previstas da primeira corrida. Guerin lamentou o problema na parada que o impediu de alcançar plenamente a meta traçada de se manter na pista até o final e, com isso, largar no meio do pelotão da segunda prova. "Fiz o pit stop certinho, coloquei a primeira para sair, mas o câmbio voltou para o morto. Os mecânicos me empurraram de volta, fizeram a reprogramação, mas aconteceu a mesma coisa novamente. Com isso, me atrasei bastante", explicou Guerin, que ainda seria obrigado a pagar uma passagem pelos boxes por exceder o limite de velocidade no pit top. Depois da corrida, o piloto reuniu-se com os técnicos da Ocean Racing Technology na busca das causas do problema.
O resultado da 11ª etapa:
1 - Esteban Gutierrez - Lotus - 28 voltas em 1.00'31"895, média de 151,732 km/h
2 - Marcus Ericsson - iSport - a 1"615
3 - Luiz Razia - Arden - a 6"064
4 - Fabio Leimer - Racing Engineering - a 6"408
5 - Rio Haryanto - Carlin -a 6"928
6 - Nathanel Berthon - Racing Engineering - a 7"605
7 - Max Chilton - Carlin - a 8"384
8 - Davide Valsecchi - Dams - a 10"573
9 - James Calado - Lotus - a 11"099
10 - Stefano Coletti - Coloni - a 15"404
11 - Simon Trummer - Arden - a 15"782
12 - Giedo Van der Garde - Caterham - a 15"962
13 - Julian Leal - Trident - a 16"869
14 - Fabio Onidi - Coloni - a 17"705
15 - Stephane Richelmi - Trident - a 18"338
16 - Josef Kral - Addax - a 19"580
17 - Rodolfo Gonzalez - Caterham - a 22"983
18 - Daniel De Jong - Rapax - a 23"456
19 - Johnny Cecotto - Addax - a 39"627*
20 - Victor Guerin - Ocean - a 1 volta
Melhor volta: E. Gutierrez em 1min49s360
* Penalizado em 30 segundos
Abandonaram:
Giancarlo Serenelli
Felipe Nasr
Fabrizio Crestani
Jolyon Palmer
Tom Dillmann
Nigel Melker
Campeonato:
1 - Davide Valsecchi - 145
2 - Luiz Razia - 125
3 - Esteban Gutiérrez - 87
4 - Giedo Van Der Garde e M. Chilton - 85
6 - James Calado - 77
7 - Fabio Leimer - 53
8 - Marcus Ericsson - 52
9 - Nathanel Berthon - 35
10 - Johnny Cecotto - 31
11 - Stefano Coletti - 30
12 - Felipe Nasr - 28
13 - Jolyon Palmer e Tom Dillmann - 27
15 - Rio Haryanto - 26
16 - Fabio Onidi - 12
17 - Rodolfo González - 6
18 - Stephane Richelmi - 4
19 - Simon Trummer e Fabrizio Crestani - 1