Alexander Wurz e Nicolas Lapierre conquistaram na tarde deste sábado (15) no Autódromo de Interlagos, São Paulo, a vitória da quinta etapa do World Endurance Championship - WEC, o campeonato mundial de provas de longa duração. Com o resultado, o time japonês superou pela primeira vez os dois R18 da Audi na temporada. Em segundo ficou o e-tron quattro do trio Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer e fechando o pódio o Ultra de Tom Kristensen, Allan McNish e Lucas Di Grassi. Os carros da modalidade retornam ao Brasil nos dias 29, 30 e 31 de Agosto de 2013.
"É fantástico para o time", diz Nicolas Lapierre. "No início do desenvolvimento do carro sabíamos do nosso potencial, mas sofremos antes com a falta de confiabilidade. Aqui, no Brasil, deixamos isso para trás após um grande trabalho. Durante a prova foi necessário cuidar do consumo de combustível, porém conseguimos levar bem isso além dos pneus", completa o piloto.
"Quase não precisamos fazer uma parada extra por causa das entradas do carro de segurança, estávamos preocupados, mas quando conseguimos ficar uma volta à frente dos dois carros da Audi vimos que a vitória estava ao nosso alcance. Fizemos um grande trabalho", encerra Nicolas. Dupla do francês, Alexander Wurz fez questão de ressaltar o trabalho feito pela Toyota Racing.
"Nós trabalhamos muito nos acertos do carro para adequá-lo ao nosso estilo de pilotagem. Estou bastante feliz com este resultado e gostaria de agradecer ao nosso time e ao Nico pelo trabalho feito", completa o austríaco para o time vencedor da primeira edição das 6 Hs de São Paulo. Benoit Tréluyer, piloto do e-tron quattro, acredita que a entrada do carro de segurança definiu o resultado.
"Honestamente eu estava surpreso no início, já que esperava mais aderencia no carro. Não estávamos com a pressão certa nos pneus e por isso fiz a parada mais cedo para tentar mudarmos isso. A entrada do primeiro carro de segurança acabou nos travando longe dos ponteiros. Em Silverstone acabamos ajudados nesta situação, neste sábado foi o oposto. Parabéns para os vencedores", encerra.
Marcel Fässler, também do R18 quattro, ressaltou. "Quero parabenizar a Toyota pela vitória. Fico feliz pelo resultado que nós conquistamos também pensando na disputa do campeonato, que é o nosso principal objetivo. Não estamos contentes com o segundo lugar, hoje não fomos tão bem, mas vamos brigar para voltar a vencer", completa. André Lotterer, terceiro integrante do time, também ressaltou a briga com o Ultra.
"Primeiro de tudo parabéns para os vencedores. A única reação que podemos ter agora é andar mais rápido para superá-los. Não estávamos em condições ideais com os pneus, mas acredito que teremos bastante informação para trabalhar para as próximas etapas. Fizemos nosso melhor, a luta foi boa com o outro Audi e fico feliz de chegar à frente deles", completa.
Na tarceira posição ao término das seis horas, o Audi R18 Ultra de McNish, Kristensen e do brasileiro Lucas Di Grassi. Para Allan, a negociação de ultrapassagens com os carros mais lentos foi um problema. "Logo no começo foi um pouco difícil. Perdi posições, pensei que poderia me recuperar depois, mas não consegui. Mais tarde na corrida estávamos com um bom ritmo, mas acredito que demos tudo que o Ultra poderia conseguir".
Mais experiente do trio, Kristensen concordou com McNish. "O carro de segurança foi importante, necessário, mas realmente acabou nos prejudicando. Parabéns aos japoneses pela vitória e hoje é um dia que pertence a eles. Me diverti muito, fiquei feliz de pilotar com o Lucas conosco. É um grande piloto. Parabéns também ao outro carro do nosso time", destaca.
Brasileiro do time, Lucas fez questão de agradecer o apoio de todos. "Primeiro de tudo eu preciso agradecer meus companheiros de time que ajudaram tanto. Fizemos o melhor que pudemos com o carro desde o primeiro treino livre e hoje não tínhamos como ser mais rápidos. É sempre bom ter uma boa briga e agora a Audi precisa se recuperar, temos que ser ainda melhores", finaliza Lucas Di Grassi.
O Campeonato Mundial de Endurance retorna agora nos dias 27, 28 e 29 de setembro no Bahrein para sua sexta etapa e no Brasil nos dias 29, 30 e 31 de agosto de 2013. Confira o resultado final da prova do sábado (15/09).
1 - LMP1 - Alexander Wurz, Nicolas Lapierre - Toyota TS030 - Hybrid - 247 voltas
2 - LMP1 - Marcel Fässler, André Lotterer, Benoit Tréluyer - Audi R18 e-tron quattro - a 1min00s778
3 - LMP1 - Tom Kristensen, Allan McNish, Lucas Di Grassi - Audi R18 ultra - a 1min14s679
4 - LMP1 - Nicolas Prost, Neel Jani - Lola B12/60 Coupé - Toyota - a 5 voltas
5 - LMP1 - Nick Leventis, Danny Watts, Jonny Kane - HPD ARX 03a - Honda - a 7 voltas
6 - LMP1 - Andrea Belicchi, Harold Primat - Lola B12/60 Coupé - Toyota - a 7 voltas
7 - LMP2 - Vicente Potolicchio, Ryan Dalziel, Stéphane Sarrazin - HPD ARX 03b - Honda - a 13 voltas
8 - LMP2 - Luis Perez Companc, Nicolas Minassian, Pierre Kaffer - Oreca 03 - Nissan - a 16 voltas
9 - LMP1 - David Brabham, Karun Chandhok, Peter Dumbreck - HPD ARX 03a - Honda - a 17 voltas
10 - LMP2 - Jacques Nicolet, Matthieu Lahaye, Olivier Pla - Morgan - Nissan - a 17 voltas
11 - LMP2 - Christian Zugel, Roberto Gonzalez, Elton Julian - Zytek Z11SN - Nissan - a 18 voltas
12 - LMP2 - John Martin, Jan Charouz, Tor Graves - Oreca 03 - Nissan - a 19 voltas
13 - LMP2 - Vitantonio Liuzzi, James Rossiter, Kevin Weeda - Lola B12/80 Coupé - Lotus - a 19 voltas
14 - LMP2 - Nelson Panciatici, Pierre Ragues, Roman Rusinov - Oreca 03 - Nissan - a 20 voltas
15 - LMP2 - Thomas Holzer, Mirco Schultis, Luca Moro - Lola B12/80 Coupé - Lotus - a 21 voltas
16 - LMGTE Pro - Giancarlo Fisichella, Gianmaria Bruni - Ferrari F458 Italia - a 26 voltas
17 - LMGTE Pro - Stefan Mücke, Darren Turner - Aston Martin Vantage V8 - a 27 voltas
18 - LMGTE Pro - Marc Lieb, Richard Lietz - Porsche 911 RSR (997) - a 27 voltas
19 - LMGTE Pro - Andrea Bertolini, Olivier Beretta - Ferrari F458 Italia - 1min34s733 - a 28 voltas
20 - LMGTE Am - Patrick Bornhauser, Julien Canal, Fernando Rees - Chevrolet Corvette C6-ZR1 - a 31 voltas
21 - LMGTE Am - Christian Ried, Gianluca Roda, Paolo Ruberti - Porsche 911 RSR (997) - a 34 voltas
22 - LMGTE Am - Jean-Philippe Belloc, Christophe Bourret, Pascal Gibon - Chevrolet Corvette C6-ZR1 - a 36 voltas
23 - LMGTE Am - Francisco Longo, Alexandre Negrão, Enrique Bernoldi - Ferrari F458 Italia - a 37 voltas
24 - LMGTE Am - Joël Camathias, Markus Palttala, Paul Daniels - Porsche 911 RSR (997) - a 52 voltas
25 - LMP2 - Fabien Giroix, Keiko Ihara, Jean-Denis Deletraz - Lola B12/80 Coupé - Nissan - a 53 voltas
26 - LMP2 - Bertrand Baguette, Dominik Kraihamer, Alex Brundle - Morgan - Nissan - 5.416 - a 83 voltas
27 - LMP2 - Franck Mailleux, Olivier Lombard, Jordan Tresson - Oreca 03 - Nissan - a 151 voltas
28 - LMGTE Am - Tracy Krohn, Niclas Jönsson, Michele Rugolo - Ferrari F458 Italia - a 246 voltas