Esporte & Cia

Saturday, Apr 20th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Fórmula Júnior inicia sua temporada neste final de semana

E-mail Imprimir PDF

Começa neste final de semana, no autódromo de Tarumã, em Viamão (RS), a primeira temporada da história da Fórmula Júnior, categoria de base destinada para pilotos com idade entre 15 e 21 anos, sem experiência em competições em pista de asfalto. O torneio é organizado pela Federação Gaúcha de Automobilismo (FGA) e conta com apoio irrestrito da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

Com o propósito de ser uma categoria de entrada para aqueles que pretendem seguir carreira em monopostos, a Fórmula Júnior visa preparar pilotos para categorias maiores, como explica Claudio Fontoura, um dos promotores do torneio:

"O principal objetivo da Fórmula Júnior é preparar o kartista para seus próximos desafios no automobilismo, quando ele começará a correr nas categorias de monopostos da Europa ou na Fórmula 3 Sul-Americana."

Por estas razões, a CBA - que a pedido do presidente da FGA, Carlos de Deus, disponibilizou os carros para viabilização do campeonato - acredita que a Fórmula Júnior é uma importante categoria de base para o esporte a motor brasileiro e gaúcho. Prova disso foi a grande procura de pilotos de vários estados para a disputa do torneio. Além do Rio Grande do Sul, pilotos de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Sergipe, Distrito Federal, e até do Paraguai disputarão a etapa inaugural do torneio. Segundo Fontoura, essa procura deve-se ao fato do pacote oferecido aos participantes:

"Nosso pacote é atrativo e realmente caiu no gosto dos pilotos de todo o Brasil, por isto e pelo equilíbrio, já que os motores são preparados pelo mesmo profissional e sorteados a cada duas etapas. Os amortecedores seguem o mesmo padrão."

Segundo a organização do torneio e a CBA, o grid deverá aumentar nas próximas etapas, já que além daqueles confirmados para a primeira etapa da Fórmula Júnior, são esperados mais alguns pilotos, que deverão fazer sua estreia nas rodadas duplas seguintes.

A Fórmula Júnior terá um total de oito etapas, realizadas em rodadas duplas. Além de Tarumã, que receberá três rodadas duplas, os circuitos de Guaporé, Velopark (com duas rodadas cada) e Santa Cruz do Sul receberão a categoria.

A abertura da Fórmula Júnior integrará um programa que ainda terá provas dos campeonatos gaúchos de Marcas e Pilotos, Copa Fusca e Fórmula 1.6/1.8. Neste sábado (23), acontecem duas sessões de treinos livres e a tomada de tempos. As duas corridas da primeira etapa serão realizadas no domingo, cada uma delas com 25 minutos de duração. Veja a programação completa da etapa e o calendário da temporada:

Programação Fórmula Júnior:

Sábado, 23 de março
8h20min às 8h45min - primeiro treino livre oficial
10h30min às 10h55min - segundo treino livre oficial
13h50min às 14h15min - terceiro treino livre oficial
16h40min às 16h55min - treino classificatório

Domingo, 24 de março
9h20min - largada primeira corrida (25 minutos)
12h40min - largada segunda corrida (25 minutos)

Calendário
1ª etapa - 23 e 24 de março - Tarumã
2ª etapa - 20 e 21 de abril - Guaporé
3ª etapa - 18 e 19 de maio - Velopark
4ª etapa - 29 e 30 de junho - Santa Cruz do Sul
5ª etapa - 17 e 18 de agosto - Tarumã
6ª etapa - 21 e 22 de setembro - Velopark
7ª etapa - 19 e 20 de outubro - Guaporé
8ª etapa - 16 e 17 de novembro - Tarumã