Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Etapa de abertura do Brasileiro de Turismo eletrizante

E-mail Imprimir PDF

O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, no Distrito Federal, assistiu a um show de pilotagem dos 18 pilotos do grid da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo, no domingo (2/6). A bordo do novíssimo bólido da categoria, as disputas foram acirradas, uma emoção sem igual tanto para quem está dentro, como fora da pista. Leandro Romera, Fernando Fortes e Marcelo Hahn estiveram representando a equipe J.Star Racing na abertura da temporada.

O mais veloz do time da J.Star foi Fernando Fortes #32, com a nona colocação. , Marcelo Hahn, sofreu um acidente durante o treino classificatório realizado às 7h30, a equipe arrumou em tempo hábil o carro #16 e o piloto cruzou a linha de chegada na 12ª posição. Leandro Romera #88 após a largada se envolveu em uma batida na `Curva 3´ do circuito de 2.919 metros. Com isso, o pneu furou e com um dos toques que recebeu foi murchando até forçar o abandono na 17ª volta da corrida.

"O carro é muito melhor que o que utilizamos na Copa Montana, é uma evolução tecnológica. Eu e o Romera fomos prejudicados no classificatório, com duas bandeiras vermelhas, então não demos muitas voltas com pouco tempo que nos sobrou no treino e, por isso, larguei apenas na 12ª posição e o Romera na 10ª. Já na corrida fiquei feliz e satisfeito com o resultado, foi uma prova consistente e disputadíssima, o carro está bem montado e acertado pela equipe", declarou o piloto Fernando Fortes que marcou seus primeiros pontos no campeonato.

A COMPETIÇÃO

A nova categoria conta com um projeto totalmente novo, os carros foram construídos em dois meses pelas equipes para a primeira etapa. "O veículo do ano passado tinha um excesso de pressão aerodinâmica na traseira do que desse novo veículo. O conjunto do projeto desenvolvido é bem equilibrado, tem uma excelente frenagem e nós pilotos nos sentimos mais seguros, estruturalmente ele é bem mais seguro e é a maior virtude da competição", explica Romera.

OS PNEUS

Leandro Romera se surpreendeu com os pneus Pirelli que foram desenvolvidos exclusivamente para o Campeonato Brasileiro de Turismo. "Nós tínhamos uma experiência apenas com o Pirelli de 2007 que era nacional. Esses são bem melhores do que o composto de antigamente, eu estava até com uma má impressão, achando que fosse atrapalhar, mas pelo contrário, o pneu responde bastante e, conforme vai ganhando temperatura, ganha ´grip´ (aderência à pista). Então essa nova configuração na corrida é mais um atrativo para as equipes e para uma temporada bem disputada, pois o carro tem a tendência de só melhorar ou de manter uma performance", finalizou o piloto que agora já pensa na próxima etapa daqui a duas semanas, em Cascavel (PR), no dia 16 de junho.

A categoria de acesso a Stock Car, principal categoria do automobilismo nacional, terá calendário composto de oito etapas e passará por sete cidades brasileiras, passando por 1ª etapa, Brasília (DF); 2ª etapa, Cascavel (PR); 3ª. etapa, Ribeirão Preto (SP); 4ª etapa, Brasília (DF); 5ª etapa, Nova Santa Rita (RS); 6ª etapa, Curitiba (PR); 7ª etapa, Goiânia (GO) e 8ª etapa, São Paulo (SP).

Resultado da primeira etapa do Campeonato Brasileiro de Turismo:

1) Felipe Fraga, W2 Racing, 36min46s380 a 166.70 km/h
2) Gabriel Casagrande, Carlos Alves, a 5s709
3) Pedro Boesel, Hot Car Racing, a 25s037
4) Raphael Abbate, Carlos Alves, 38s790
5) Felipe Tozzo, Nascar Motorsport, a 45s685
6) Mauri Zaccarelli, Hot Car Racing, a 1min01s450
7) Norberto Gresse, Nascar Motorsport, a 1min13s304
8) Guilherme Sala, Racequip Competições, a 1min22s342
9) Fernando Fortes, J.Star Racing, a 1 volta
10) Luiz Ribeiro, Mottin Racing, a 1 volta
11) Guilherme Figueiroa, Scuderia 111, a 1 volta
12) Marcelo Hahn, Carlos Alves/J.Star Racing, a 2 voltas
13) Tito Morestoni, Motortech Competições, a 3 voltas
14) Leandro Romera, J.Star Racing, a 17 voltas
15) Fábio Carreira, W2 Racing, a 20 voltas
16) Marco Cozzi, Carlos Alves/J.Star Racing, a 29 voltas
17) João Pretto, Mottin Racing, a 34 voltas
18) Luiz Sena Jr., Motortech Competições, -
Melhor volta: Felipe Fraga, 1min02s319 (168.62 km/h)