Esporte & Cia

Monday, Apr 29th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Seletiva de Kart recebe elogios em Minas Gerais

E-mail Imprimir PDF

Ex-presidente da Comissão Nacional de Kart, Pedro Sereno foi um dos grandes incentivadores do torneio em seu surgimento: "No princípio, a Seletiva era uma dúvida. Felizmente, hoje, é um grande sucesso", diz o dirigente mineiro, estado que receberá a próxima etapa classificatória do evento

Em 2013, a Seletiva de Kart do Brtasil completa 15 anos. Mas, para chegar até aqui o evento contou com o reconhecimento e atenção das entidades esportivas responsáveis pelo automobilismo no Brasil para que o projeto, hoje, seja considerado um dos principais torneios do kartismo nacional. Criada em 1999, por Binho Carcasci, a Seletiva recebeu apoio do mineiro Pedro Sereno - na época, presidente da Comissão Nacional de Kart (CNK), e atualmente presidente da Federação Mineira de Automobilismo (FMA), estado que receberá no dia 29 de junho a terceira etapa classificatória da Seletiva 2013.

Entre tantas experiências no automobilismo e kartismo brasileiro, para Pedro Sereno, a Seletiva é prova de um trabalho sério e competente. "Um projeto vitorioso que faz 15 anos esse ano. No princípio, a Seletiva era uma dúvida. Felizmente, hoje, é um grande sucesso! Acho que foi uma jogada muito importante, tanto do Binho - em elaborar a ideia de promover o esporte por todas as regiões do país -, como da Petrobras, por assumir esta parceria tão prolongada. Isto é uma prova da competência do evento, que, se não estivesse embasado em propostas importantes (como, proporcionar o incentivo financeiro para o piloto prosseguir com sua carreira depois do kart; investir em projetos sociais - como o Sorriso Campeão -, entre outros), dificilmente estaria vivo e com a importância que tem hoje para o esporte", destacou o mineiro.

Sereno também comentou sobre o incentivo que uma etapa da Seletiva traz para os campeonatos regionais. "O fato de não ser realizada apenas nos polos do automobilismo brasileiro fortalece os campeonatos locais em todo o território nacional. O valor do prêmio e a qualidade do evento são grandes incentivadores para os jovens pilotos - movimentando ainda mais as provas e imprimindo maior competitividade entre os inscritos. Outro ponto relevante, é que não há privilégios e todos correm com as mesmas condições técnicas na final, o que acaba transformando a Seletiva em um dos nossos principais eventos de kart e ponto de partida para a descoberta de novos talentos", completou.

A disputa que vai revelar o campeão desta edição histórica e que distribui a maior premiação dentro da modalidade no país será realizada no Kartódromo Granja Viana (Cotia/SP), nos dias 29 e 30 de outubro. Das 12 vagas disponíveis, cinco delas já pertencem a pilotos de São Paulo (2), Rio Grande do Sul (2) e Rio de Janeiro (1). A próxima será preenchida pelo vencedor da terceira etapa classificatória da Seletiva de Kart Petrobras, que acontece em Belo Horizonte (MG), no Kartódromo RBC Racing, dia 29 de junho - válida pela quarta rodada do Campeonato Mineiro de Kart.

O campeão da Seletiva de Kart 2013 mais uma vez receberá o maior prêmio do kartismo nacional (123 mil reais). O vice-campeão ganhará 8,5 mil reais, e o terceiro, 3,7 mil reais. A premiação total da temporada (somando as quantias distribuídas nas etapas classificatórias) chegará a 145 mil reais.

Veja quem já está selecionado para a final de 2013:
Vitor Baptista (SP)
Bruno Bertoncello (RS)
Renato Silveira Jr. (RJ)
Matheus Leist (RS)
Vinícius Papareli (SP)

Próximas etapas da Seletiva de Kart Petrobras 2013:
3ª etapa - 29 de junho - Belo Horizonte / MG
4ª etapa - 18 de agosto - Recife / PE
5ª etapa - 28 de setembro - Imperatriz / MA
6ª etapa - 19 de outubro - Penha / SC

Final: 29 e 30 de outubro - Kartódromo da Granja Viana - Cotia / SP