Nelson Piquet Jr foi um dos principais protagonistas da primeira prova da história da Nascar Nationwide Series na travada pista mista de Mid-Ohio. O brasileiro esteve envolvido nas maiores disputas da corrida: tocou e foi tocado brigando por posições, rodou em um dos duelos, despencou para 26º e brilhou ao avançar até à vice-liderança apenas 20 voltas mais tarde.
Infelizmente porém, a corrida foi para a prorrogação, e o Camaro #30 acabou sem combustível na penúltima volta, tirando do brasileiro um top-5 certo.
"Não foi o final que esperávamos. Passei o final de semana inteiro entre os cinco melhores e era essa nossa realidade aqui. A prova foi muito movimentada e apesar da falta de combustível no fim o time #30 está de parabéns", afirmou o brasileiro.
Por sua performance em Mid-Ohio, Nelsinho foi premiado pela Nascar com o "Brake in The Race Award", um dos seis prêmios oficiais distribuídos pela categoria em cada corrida.
Largando em quinto, o brasileiro avançou uma posição logo na primeira volta, após rodada do companheiro Kyle Larson. No 20º giro, Nelsinho era sexto, atrás apenas dos carros da Penske (Ford) e Gibbs (Toyota), que, a exemplo das duas provas anteriores em circuito misto, se mostraram mais fortes que os equipados pela Chevrolet ao longo de todo o final de semana.
Após a primeira rodada de pits, o Camaro #30 relargou em 11º e logo ganhou três posições na volta em que surgiu a bandeira verde. Em questão de três giros ele retornou ao sexto posto, recuperando as posições perdidas no box.
Na volta 38, ao duelar com o carro #77 pela quinta posição, Piquet Jr dividiu a curva e acabou espremido pela linha interna. Para evitar um estrago maior batendo no adversário, o brasileiro travou as rodas e acabou rodando.
Nelsinho então precisou passar pelos pits novamente e realinhou em 26º para a relargada seguinte, na volta 40. "Já tinha percebido na relargada anterior que era possível colocar o carro por dentro nas relargadas, num ponto em que os outros não estavam usando. Tive que ser mais agressivo evidentemente. E funcionou."
De fato funcionou.
Em seu terceiro stint, Nelsinho avançou de 26º para segundo lugar ao longo de 20 voltas (17 delas sob bandeira verde).
Quando entrou nos pits para seu último reabastecimento e troca de pneus sob bandeira verde na volta 61, o Camaro #30 era o vice-líder da corrida. Ele retornou à pista em vigésimo e novamente escalou o pelotão com muita agressividade.
No giro 64, Piquet Jr retornou ao top-10 e, no 68, era quinto colocado novamente. Ele se aproximava rapidamente do australiano Owen Kelly pelo quarto posto, até que reportou pelo rádio sinais de que o combustível estava acabando.
Após receber instruções para poupar, Nelsinho se distanciou um pouco do carro #54 e conservava com folga vantagem para o sexto colocado.
Até que uma bandeira amarela a meia volta do final embaralhou a prova mais uma vez.
A corrida inicialmente prevista para 90 giros ficou com o safety car na pista até a volta 92. A Turner Scott Motorsports resolveu deixar o Camaro #30 na pista. Então, logo que foi dada a última relargada, o piloto brasiliense perdeu performance e foi obrigado a encostar o carro sem combustível.
Oficialmente, Piquet Jr encerrou a prova em 27º, duas voltas atrás do vencedor AJ Allmendinger. Com o resultado ele mantém a 12ª posição no campeonato, após 22 das 33 etapas programadas em sua temporada de estreia na Nascar Nationwide Series.
A próxima corrida do brasileiro é na sexta-feira, no oval de meia milha de Bristol.