O Grande Prêmio de Baltimore, neste final de semana, nos Estados Unidos, tem um gosto especial para Tony Kanaan. O piloto completa amanhã 212 largadas consecutivas na Formula Indy, um recorde especial que o faz ultrapassar Jimmy Vasser, uma das lendas da categoria e curiosamente seu chefe de categoria atualmente.
"Para mim é emocionante bater esse recorde", disse Tony antes dos treinos classificatórios deste sábado. Já são 12 anos na Formula Indy. "Os troféus são legais, mas são memórias como essas que ficam para sempre", declarou o brasileiro. Ele ainda assumiu que, junto com Vasser, possui uma superstição na equipe. A numerologia do número 11 de Tony com o 12 de Vasser foi determinante para a vitória nas 500 milhas de Indianápolis nesta temporada, segundo o piloto. Tony largou em 12º, estava no pit 12, em 12º lugar na classificação geral. Além disso, de acordo com Tony, antes da corrida a milhagem do carro estava marcando 1,112. "Tirei uma foto e mandei para Vasser na hora", brincou.
Homenageando essa marca, o site oficial da Indy resolveu comparar a quantidade de corridas de Tony com os jogos seguidos das maiores modalidades esportivas norte-americanas. Por exemplo, Brett Favre iniciou 297 jogos seguidamente pela liga de Futebol Americano NFL. Pela contagem de jardas por cada esporte, Kanaan ainda fica atrás de Carl Ripken Jr., com 2632 aparições na liga de Baseball, A. C. Green com 1192 jogos de basquete na NBA e Doug Jarvis, que fez 964 jogos pela liga de Hóquei no gelo.
Na etapa em que completa o recorde, Tony Kanaan vai largar na 16ª posição na corrida de amanhã. Apesar de estar na metade do grid, o piloto está esperançoso com o carro e prometeu uma corrida de recuperação melhor do que na etapa passada, em Sonoma, na Califórnia.
"Nós definitivamente estamos mais rápidos do que mostrou esse classificatório", explicou o brasileiro. "Primeiro tivemos uma bandeira vermelha e depois um trânsito que não me deixou fazer uma volta limpa quando eu precisei. Mas sem desculpas, foi o mesmo para todos", disse. Apesar disso, Tony elogiou o carro e se mostrou animado para uma corrida tão importante como essa: "É um pouco desapontante (a posição no grid). Vamos começar novamente na metade de trás do grid, mas acho que temos um carro muito bom para a corrida. Temos que ganhar posições igual fizemos em Sonoma, na semana passada", declarou o baiano, vencedor das 500 Milhas de Indianápolis desse ano.