Esporte & Cia

Friday, Apr 19th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Velocult homenageia os grandes do automobilismo

E-mail Imprimir PDF

Uma linda festa para os grandes nomes que fizeram a história do automobilismo brasileiro. Assim pode ser descrita a cerimônia promovida por Paulo Soláriz, idealizador do Velocult, evento que em 2014 chega a sua quinta edição, realizada na noite da última segunda-feira (17), em São Paulo (SP). O evento contou mais uma vez com o apoio da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que foi representada por Paulo Gomes, diretor de marketing da entidade e piloto tetracampeão brasileiro da Stock Car.

Nomes como Emerson Fittipaldi, Ingo Hoffmann, Chico Serra, Eduardo Souza Ramos e Bird Clemente deixaram suas assinaturas no Hall da Fama criado pela organização do Velocult, e também deixaram as marcas de suas mãos em uma placa de cimento. "Temos que reverenciar nossos ídolos. O automobilismo possui uma história tão rica, e o objetivo do Velocult é relembrar esta história e apresentá-la aos mais jovens", disse Paulo Soláriz.

Entre as várias homenagens feitas durante a cerimônia, uma das principais foi feita a Mário Cesar de Camargo Filho, o Marinho, um dos primeiros pilotos profissionais do Brasil, nas décadas de 1950 e 1960. Marinho recebeu o troféu Chico Landi, a mais importante condecoração oferecida pela CBA aos grandes nomes do esporte a motor brasileiro.

"Estar em um evento como este, que relembra a história de nosso automobilismo, é um sonho! Estou muito emocionado em ser homenageado", disse Marinho após receber o troféu Chico Landi das mãos de Paulo Gomes.

Alguns dos construtores do automobilismo brasileiro, como, por exemplo, Toni Bianco e Anísio Campos, também foram lembrados. Entre diversos nomes, Wilson Fittipaldi Júnior foi homenageado pelo projeto da Copersucar, única equipe brasileira que disputou a Fórmula 1.

No final do evento, personalidades do esporte a motor atual e jornalistas especializados foram premiados pela organização do Velocult, e agradeceu o apoio de empresas e instituições que viabilizaram o evento. "A Petrobras foi muito importante para viabilizar mais essa edição do Velocult, Agradeço ainda o Conjunto Nacional, que permitiu que a gente montasse a exposição dos carros aqui, e a Confederação Brasileira de Automobilismo, que desde a primeira edição nos apoia", completou Soláriz.

O Velocult prossegue até o próximo dia 29 de março, no Conjunto Nacional (Avenida Paulista, 2.073, em São Paulo-SP), com a exposição de carros de diversas épocas.