O piloto Pedro Piquet se despediu com chave de ouro do automobilismo brasileiro, ao vencer neste domingo a última prova da temporada 2015 da Fórmula 3 Brasil em Interlagos.
A vitória teve um enredo bem parecido com outras desta temporada. Depois de largar em sexto pela regra do grid invertido após ter vencido no sábado, Pedro escalou o pelotão e chegou à 14ª vitória no ano, sendo a 13ª consecutiva.
“Foi uma corrida dura. Na largada, como aqui é subida, não consegui ganhar as posições quando a luz apagou. Mas deu para passar depois e estou muito contente com a performance”, disse Piquet.
Ao término da primeira volta, o bicampeão era terceiro, no giro seguinte passou para vice-liderança e, na quinta volta, assumiu a dianteira.
Mesmo debaixo de forte calor, Pedro conseguiu administrar bem pneus e conjunto, e teve uma vitória bem mais tranquila do que na prova de sábado, quando teve problemas no escapamento e perdeu ritmo nas últimas voltas. O único momento em que esteve ameaçado foi na relargada da volta 10, após intervenção do safety car.
“A reta aqui é muito longa e ele conseguiu pegar o vácuo e ameaçar. Precisei fazer o resto da volta ‘classificando’ para defender e consegui pois estou muito seguro com este carro”, comentou o brasiliense de 17 anos de idade.
Enquanto no sábado, Pedro chegou menos de um segundo à frente do segundo colocado Carlos Cunha, na prova de domingo o bicampeão terminou com 10s327 de frente para Matheus Iorio.
Sua trajetória na F3 Brasil foi dominante nos últimos dois anos: foram 14 poles em 16 possíveis, 26 vitórias em 32 provas e alguns recordes absolutos em pistas tradicionais como Tarumã e Cascavel.
“Foram dois anos incríveis na F3 Brasil e agradeço a todos que participaram desta trajetória”, resumiu o piloto.
Agora, Piquet volta o foco para a Fórmula 3 Europeia, a mais forte do mundo. Ele fará a estreia na categoria pela equipe holandesa Van Amersfoort. Já nesta noite, Pedro viaja para a Espanha, para uma bateria de testes em Valencia.
F3 Brasil – Interlagos 2 (top5):
Pedro Piquet
Matheus Iorio
Rodrigo Baptista
Artur Fortunato
Igor Fraga
Matheus Muniz
Victor Franzoni
Ryan Verra
Christian Hahn
Nicolas Dapero