O atual vice-campeão da divisão CLA AMG Cup, Adriano Rabelo, surpreendeu a todos com uma volta sensacional logo em sua primeira tentativa durante as tomadas de tempo para a terceira etapa do Mercedes-Benz Challenge, que tem largada neste domingo (26) a partir das 12h, no Autódromo Internacional de Tarumã. A façanha deu ao "Cearense Voador" a primeira pole position de sua carreira na divisão CLA AMG Cup e ofuscou o favoritismo dos pilotos locais, que vinham dominando os treinos preparatórios no circuito localizado em Viamão, a 40 quilômetros de Porto Alegre. Na divisão C 250 Cup, a pole ficou com o atual campeão, Peter Michel Gottschalk, o "Tubarão", um dos pilotos da categoria mais bem ambientados ao veloz traçado gaúcho.
A programação do dia foi atrasada em 1h30 devido a uma espessa neblina na parte da manhã, que bloqueava a visibilidade já a menos de 100 metros em praticamente toda a região da Grande Porto Alegre. Com o atraso, as tomadas de tempo foram realizadas perto das 15h, já com sol pleno e temperatura por volta dos 20 graus. As condições, no entanto, não impediram a realização de um treino classificatório emocionante.
Até mesmo o pole da CLA ficou surpreso com seu desempenho na definição do grid. "Fiquei surpreso, porque tive meu primeiro contato com a pista neste fim de semana, enquanto que os pilotos locais já conheciam bem os segredos de Tarumã. A corrida agora é longa, mas demos um passo grande na busca por um lugar no pódio", contou Rabelo. Até entrar na pista para tentar a pole, o cenário não parecia promissor: "Estávamos em 15o no treino anterior e isso, de certa forma, nos deixou um pouco desanimados. O nosso objetivo passou a ser apenas o de largar entre os cinco primeiros. Mas depois que colocamos pneus novos meu carro melhorou bastante. Fui para o tudo ou nada, arrisquei bastante e acabou dando tudo certo".
O melhor representante do Rio Grande do Sul neste sábado foi Luiz Carlos Ribeiro, que vinha constantemente se colocando entre os melhores nos treinos livres. Ribeiro explicou que seu carro tem potencial para andar mais rápido: "Não tínhamos usado pneus novos ainda e, quando abri minha volta rápida, contornei a Curva 1 de forma conservadora", diz ele, falando sobre a curva mais veloz de Tarumã. "Foi quando notei que poderia ter arriscado mais com os pneus novos. No restante da volta caprichei, mas o que perdi no início me custou a pole. Mesmo assim o resultado é ótimo, já que nossa equipe é nova na categoria e estamos em uma crescente de resultados", afirmou o segundo colocado no grid da CLA.
O paulista Betão Fonseca ficou em terceiro. Ele é outro que acredita ter deixado a pole escapar por pouco. "Na terceira tentativa na tomada de tempos, consegui baixar a minha melhor marca no primeiro trecho em meio segundo. Mas acabei cometendo um pequeno erro no trecho seguinte", relata o piloto. "Eu então abortei a volta, mas acredito que ela seria rápida o suficiente para me colocar na pole position. Largando em terceiro, tenho a oportunidade de estar pelo lado de dentro na primeira curva - e isso é uma vantagem. Como vamos trabalhar em um acerto para o carro que nos garanta um bom desempenho durante os 45 minutos de prova, as expectativas são as melhores possíveis", aposta Fonseca. Líder do campeonato da CLA, o paulista Arnaldo Diniz largará do sexto posto do grid.
Favoritismo confirmado - Para o atual campeão da C 250, Peter "Tubarão" Gottschalk, a conquista da pole é consequência de sua predileção pelo traçado gaúcho. "Como já havia dito depois dos treinos livres de sexta-feira, me sinto em casa em Tarumã", frisa ele. "E eu acredito que esta intimidade com o circuito foi decisiva para que eu pudesse conquistar a pole position. De uma forma geral, acho que temos boas chances para tentar vencer a corrida deste domingo, o que seria muito bom para a minha campanha no campeonato", observou o pole da C 250 Cup, que ocupa o quarto lugar na classificação geral da categoria.
O segundo lugar no grid foi registrado pela dupla parceira de equipe de Peter "Tubarão", o duo formado por Marcos Paioli e Peter Gottschalk - pai do pole position. A dupla divide a liderança com o também paulista Claudio Simão e vê na etapa de Tarumã a oportunidade de se isolar na pontuação. "Estamos carregando um lastro de 50kg em razão da liderança do campeonato, e imagino que isso tenha sido responsável pela diferença de cerca de quatro décimos que nos separou da pole position", ponderou Marcos Paioli. "Esta é uma pista de certa forma difícil de ganhar posições, mas precisamos entender, em regime de corrida, como lidaremos com a nova chicane em situações de ultrapassagem. É possível que, ao longo da prova, aquele seja um novo ponto para buscar posições", analisou Paioli.
Grid CLA AMG Cup
1) Adriano Rabelo (Cordova Motorsports - CLA), 1min17s895
2) Luiz Carlos Ribeiro (Ourocar Racing - CLA), 1min18s102
3) Betão Fonseca (Center Bus Sambaiba Racing - CLA), 1min18s115
4) Lorenzo/Paulo Varassin (Cordova Motorsports - CLA), 1min18s210
5) Carlos Kray/Henrique Assunção (CKR Racing - CLA), 1min18s354
6) Arnaldo Diniz Filho (Comark Racing - CLA), 1min18s399
7) Fernando Fortes (Mottin Racing - CLA), 1min18s413
8) Neto De Nigris (L3 Motorsport - CLA), 1min18s483
9) Pierre Ventura (CKR Racing - CLA), 1min18s500
10) Roger Sandoval (Mottin Racing - CLA), 1min18s597
11) Claudio Dahruj (L3 Motorsport - CLA), 1min18s608
12) José Vitte (Cordova Motorsports - CLA), 1min18s961
13) Fernando Junior (WCR - CLA), 1min19s086
14) Fernando Amorim (Sul Racing - CLA), 1min19s215
15) Renato Braga (RSports Racing - CLA), 1min19s472
16) Cristian Mohr (WCR - CLA), 1min19s643
17) Paulo Totaro (Mottin Racing - CLA), 1min21s554
18) Fernando Poeta (Sul Racing - CLA), 1min22s209
Grid C 250 Cup
1) Peter Michel Gottschalk (Paioli Racing - C250), 1min21s372
2) Marcos Paioli/Peter Gottschalk (Paioli Racing - C250), 1min21s769
3) Fabio Escorpioni (Ensite Racing Team - C250), 1min21s828
4) Max Mohr (RSports Racing - C250), 1min22s016
5) Flavio Andrade (Hot Car Competições - C250), 1min22s526
6) Claudio Simão (Center Bus Sambaiba Racing - C250), 1min22s530
7) João Lemos (Ensite Racing Team - C250), 1min22s878
8) Ydenis Souza/A. Bragantine (RSports/Yrosfly - C250), 1min24s581
9) Carlos Guilherme/S.Kuba (Center Bus Sambaiba Racing - C250), 1min25s121
10) Beto Rossi (RSports Racing - C250), 1min25s887
11) Bruno Alvarenga/Romualdo Magro (RSports Racing - C250), 1min28s957
A classificação do campeonato, após duas etapas, é esta:
CLA AMG Cup
1) Arnaldo Diniz Filho, 35 pontos
2) Fernando Fortes, 33
3) Claudio Dahruj, 27
4) Betão Fonseca, 24
5) Lorenzo/Paulo Varassin, 19
6) Roger Sandoval, 18
7) José Vitte, 17
8) Neto De Nigris, 15
9) Renato Braga, 14
10) Carlos Kray, 8
11) José Henrique Assunção, 8
12) Luiz Carlos Ribeiro, 7
13) Pierre Ventura, 7
14) Fernando Poeta, 7
15) Cesar Fonseca, 6
16) Adriano Rabelo, 5
17) Marcelo Hahn, 5
18) Cristian Mohr, 4
19) Fernando Junior, 3
20) Paulo Totaro, 2
C 250 Cup
1) Claudio Simão, 35 pontos
2) Marcos Paioli/Peter Gottschalk, 35
3) Flavio Andrade, 27
4) Max Mohr, 24
5) Peter Michel Gottschalk, 24
6) Sérgio Maggi, 17
7) Idenis R. de Souza, 16
8) Fabio Escorpioni, 10
9) Betinho Sartório, 9
10) Mateus Biriba, 9
11) Beto Rossi, 8
12) Romualdo Magro, 8
13) Carlos Guilherme, 7
14) João Lemos, 7
15) André Paulo Varasin, 6