As principais novidades visam promover o equilíbrio de forças na categoria mais rápida da América do Sul e aumentar a competitividade entre pilotos e equipes. A primeira das medidas é a equalização dos motores de todos os carros, como acontece na Stock Car.
A equalização dos propulsores da F3 será feita tanto para os carros da classe A como da Light, que serve de porta de entrada a novos pilotos que vêm do kart fazer sua passagem para os carros de competição. Nesta categoria, inclusive, outra nova medida: sistema de aquisição de dados será compartilhado entre todos os pilotos da Light, aumentando a curva de aprendizado de cada competidor.
A Vicar também trabalha em um modelo para tornar a Fórmula 3 Brasil ainda mais atraente. "Estamos estudando um pacote de incentivos e subsídios para a classe Light, considerada a porta de saída do kart e a entrada para os carros de competição mais potentes", destaca Mauricio Slaviero, diretor-geral da Vicar.
Os pneus para as duas classes serão os mesmos fornecidos pela Pirelli, como vem acontecendo desde a rodada dupla de Londrina (PR). "Foi uma alteração que se mostrou muito feliz, pois a tendência é que um piloto que correu na Light faça depois a mudança para a classe A. E ter os mesmos pneus à disposição já ajuda muito na adaptação", frisou.