Esporte & Cia

Saturday, May 04th

Last update:10:04:28 PM GMT

You are here:

Stéphane Malle (FRA) recomeça carreira no Parakart brasileiro

E-mail Imprimir PDF

A vida do francês Stéphane Malle, jovem promessa do automobilismo europeu na década de 1980, mudou em 1985. Uma das revelações do kart em seu país, Malle, então com 17 anos, já havia até disputado uma edição do Mundial Júnior da categoria contra os futuros campeões da Fórmula 1 Michael Schumacher e Mika Hakkinen. Um acidente envolvendo o caminhão de sua equipe, no entanto, tirou o movimento de suas pernas e o impediu de seguir carreira no esporte a motor.

A vida continuou, e Malle se tornou um executivo da marca Peugeot, ocupação que não afetou seu interesse pela velocidade. Transferido para o Brasil em 2009, ele teve uma grata surpresa: descobriu o Parakart, categoria dedicada somente a deficientes físicos, que reativou a vontade de competir. Em pouco tempo ganhou dos novos amigos do Parakart o apelido de "Francês" e virou uma das feras a serem batidas nas corridas.

O piloto de 43 anos será um dos destaques neste sábado (9) no Kartódromo da Granja Viana, em Cotia (SP), na primeira etapa da Copa Sabesp de Parakart de 2011. Inicialmente programada para começar em 19 de março, o certame teve o início adiado por causa da chuva.

"Foi maravilhoso voltar a andar de kart, e só encontrei isso aqui no Brasil depois que um colega de trabalho comentou comigo sobre a proposta do Parakart.", comentou Malle, convidado pelos organizadores Domingos ‘Mingo’ Zamora e Neydir Cury Filho para correr o campeonato, o que começou a fazer no ano passado. Tamanho entusiasmo cresceu ainda mais com suas duas vitórias em 2010, comemoradas como um garoto em início de carreira. "Fazia 25 anos que eu não ganhava uma corrida. Foi maravilhoso para mim e também para a minha mulher e meu filho", finaliza o piloto.

Segundo o piloto, o acidente que o deixou paralisado ocorreu no intervalo de duas corridas que faria na França. O caminhão que transportava sua equipe de apoio perdeu o controle em uma estrada e se chocou contra uma árvore. Malle, que estava dormindo, acabou sendo atirado para fora do caminhão e teve sua carreira interrompida:

"Eu estava em um nível bom, até competi contra o Schumacher e o Hakkinen em um Mundial de Kart Júnior. Estava com 17 anos e era considerado um dos melhores kartistas da França, ao lado de Yvan Müller [bicampeão do WTCC - Mundial de Carros de Turismo da FIA], Laurent Aiello e Emmanuel Collard [nomes que também fizeram sucesso nas categorias de turismo]. E hoje consegui voltar a correr de kart, o que me dá enorme satisfação."

Malle conta que o fato de pilotar apenas com os braços é um esforço extra para todos os competidores do Parakart, mas isso não afasta ninguém da disputa:

"O desgaste nosso é maior, não temos a possibilidade de virar todo o corpo para fazer as curvas, somente os braços estão trabalhando. É bem mais complicado. Mas a sensação da velocidade é a mesma, é muito gostoso. E apesar de a gente ser uma família fora da pista, na hora da corrida é todo mundo rival", finaliza o piloto.