Aprovação unânime entre os competidores das 40 motos, 25 quadriciclos e 23 carros: o RN 1500 é sensacional. O rali terminou no domingo (17/04/2011) em Natal, no Rio Grande do Norte, após quatro dias de disputas num percurso de cerca de 500 quilômetros de trechos cronometrados de puro Cross Country. Luiz Facco e Glauber Fontoura da Equipe Acelera Siriema finalizaram na quinta posição da categoria Super Production.
No domingo (17), na quarta etapa da prova, Facco e Fontoura largaram pela manhã de Currais Novos para cumprir a última Especial, de cerca de 103 quilômetros, rumo à capital potiguar. Mas foram surpreendidos com um problema mecânico, que os tirou da disputa. "Um quilômetro depois da largada quebrou o terminal de direção e foi uma pena não podermos completar esta última etapa, que certamente seria muita prazerosa de pilotar como as demais", explica o piloto Facco.
Cada dia da prova foi válido por uma etapa do Campeonato Brasileiro de Rally Cross Country, quem venceu a etapa faturou 10 pontos no ranking nacional. Por este motivo também, o grid estava recheado de grandes nomes da modalidade. A Equipe Acelera, que já participou de edições anteriores, entrou na prova focada num bom desempenho e até a metade das etapas manteve um resultado positivo. Na primeira etapa (14) fez o melhor tempo da Super Production, mas devido a uma penalização caiu para terceira colocação. No dia seguinte fez uma corrida exemplar e faturou o primeiro lugar na Geral, na segunda etapa. No sábado (16), a dupla foi guerreira. Driblou a perda da suspensão no início da etapa e completou a Especial do dia, mas por apenas 4 minutos, foi penalizada.
"Adorei participar do RN, tem um formato diferenciado, com Especiais curtas e todos os tipos de piso e gostei mais ainda porque exige bastante da navegação. Quero voltar nos próximos anos, porque é o Cross Country que gostamos de fazer", ressaltou Fontoura, que nesta temporada volta a assumir a navegação da equipe.
Facco só tem elogios ao roteiro. "O RN é imperdível, com Especiais variadas é uma prova perfeita para quem gosta de rali, é maravilhoso. Infelizmente devido a alguns imprevistos que aconteceram não foi possível ter a performance que desejávamos, mas rali é isto mesmo, e estamos prontos para a próxima etapa do Brasileiro", finaliza o piloto.
RN 1500 - Considerada a segunda prova de Rally Cross Country do calendário nacional - perde somente para o Rally dos Sertões, que tem 10 dias/etapas - o RN 1500 completou sua 14ª edição neste domingo (17). Em quatro dias foram percorridos cerca de 500 quilômetros de trechos cronometrados, dos quais 60% inéditos, e passou por 50 cidades. Com largada e chegada em Natal apresenta um roteiro de grande diversidade de terrenos com Especiais completas e bem competitivas. Em disputa estão as categorias Motos, Quadriciclos e Carros. N0a Carros são cinco categorias: Protótipos - T1 (Diesel / Gasolina / Etanol); Protótipos - T1 4x2 (Diesel / Gasolina / Etanol); Pró Etanol (Etanol); Super Production (Diesel / Gasolina / Etanol) e Production -T2 (Diesel / Gasolina / Etanol).
Resultado acumulado RN 1500 após quatro etapas - Super Production
1) Regis Braga/José Carlos, 7h34min20
2) Gunter Hinkelmann/Marcelo Haseyama, 8h17min39
3) Célio Di Pace/Arthur Di Pace, 8h53min54
4) Helena Deyama/Henrique Oliveira, 12h40min12
5) Luiz Facco/Glauber Fontoura, 13h37min20
6) Marcelo Marchese/Carlos Eduardo, 14h12min03
7) Leandro Torres/Henrique Arena, 14h28min48
8) Daniel Brasil/Flávio Marinho, 17h37min25
9) Bartolomeu de Carvalho/Fabio Roger, 23h21