A Honda é uma das marcas mais tradicionais do automobilismo mundial. Com passagens marcantes pela Fórmula 1 e por várias categorias de turismo, a montadora foi uma das primeiras a confirmar participação na Copa Petrobras de Marcas, com o modelo Civic. A competição de âmbito nacional organizada pela Vicar reunirá, além da marca japonesa, a Chevrolet, que voltará a colocar nas pistas brasileiras o Astra Hatch - a exemplo do que fez na Stock Car -, e a Ford, que promoverá a estreia do modelo Focus nos circuitos nacionais.
A representante oficial da Honda no Campeonato será a Full Time Sports, equipe paulista comandada por Maurício Ferreira. O primeiro piloto confirmado pelo time é Alceu Feldmann, que guiará o Civic 10 nas oito etapas programadas para a temporada de estreia. O paranaense é especialista em carros de tração dianteira, modelo com o qual conquistou seus primeiros títulos. Ao todo, foram sete campeonatos regionais, entre 1994 e 2000.
Disputar um Brasileiro de Marcas é um sonho antigo: "Desde que comecei a pilotar queria disputar um campeonato nacional que reunisse carros de rua. Aqueles que as pessoas têm em suas garagens. Mas depois de me preparar nos regionais, o certame brasileiro acabou e tive que ir para a Stock Car, que usa carros com tração traseira. Agora, poderei realizar esse sonho de disputar um campeonato multimarcas ao lado de grandes pilotos e equipes de primeira linha", argumenta Feldmann.
Em dez temporadas na Stock Car, o paranaense disputou dois "Playoffs", em 2006 e 2008, e obteve seis pódios. Além disso, tem vitórias em campeonatos nacionais de Endurance e na GT3, onde conquistou o vice-campeonato em 2007.
Atualmente, Feldmann disputa a Copa Caixa Stock Car pela equipe CompraFácil.com/A. Mattheis, e o Trofeo Linea, pela Full Time Sports. No ano passado, conquistou a terceira colocação geral da competição criada por Felipe Massa. "Comecei minha carreira no automobilismo guiando carros de tração dianteira. Tenho facilidade em me adaptar a esse modelo e, por isso, a expectativa de disputar o título já no ano de estreia da Copa Petrobras de Marcas é boa. Mas sabemos que o grau de dificuldade será alto, pelo nível técnico dos pilotos e das equipes confirmadas", avalia.
A parceria do piloto de 37 anos com a Full Time Sports tem sido vitoriosa. Em sete etapas disputadas no Trofeo Linea, em 2010 e 2011, foram cinco pódios e a vice-liderança na classificação atual. Em 2008, na GT3, o time e o competidor subiram cinco vezes no pódio, com duas vitórias, três segundos lugares e a quarta colocação no Campeonato - mesmo disputando apenas cinco das oito etapas.
Para Maurício Ferreira, a continuidade do trabalho e o entrosamento com Feldmann serão determinantes. "A cada corrida, entendemos melhor a maneira de trabalhar de cada piloto. Por isso, é ótimo dar sequência a esta parceria com o Alceu. Mesmo sendo um carro totalmente novo para todo mundo, temos a vantagem de estarmos em atividade contínua desde o ano passado", destaca.
O chefe de equipe pretende anunciar o companheiro de equipe de Feldmann até o dia 16. "Já existem negociações com outros pilotos e estamos estudando todas as opções para termos uma dupla forte. Será um campeonato longo, com 16 corridas, e a regularidade será primordial", prevê Ferreira.
O primeiro contato de Feldmann com o Honda Civic #10 será nos dias 28 e 29 de maio, no Autódromo Internacional de Curitiba. O treino coletivo servirá para equipes e pilotos conhecerem melhor o modelo, equipado com motor Berta de quatro cilindros, com aproximadamente 280 cavalos de potência, câmbio sequencial X-Track de seis marcas e pneus Pirelli.
Após este lançamento, a categoria terá sua primeira etapa no Autódromo de Tarumã (RS), no dia 19 de junho. Depois, passará por Interlagos (SP), Rio de Janeiro, Velopark (RS), Brasília, Londrina e fechará o ano em Curitiba, no dia 4 de dezembro. As etapas serão compostas por duas corridas de 25 minutos, que serão transmitidas ao vivo pela RedeTV!.
Calendário Copa Petrobras de Marcas:
29 de maio - Curitiba (PR) - evento de lançamento e testes coletivos
19 de junho - Tarumã (RS) - 1ª etapa
17 de julho - São Paulo - 2ª etapa
31 de julho - Rio de Janeiro (RJ) - 3ª etapa
21 de agosto - Velopark, Nova Santa Rita (RS) - 4ª etapa
25 de setembro - Brasília (DF)/alternativo - 5ª etapa
30 de outubro - Rio de Janeiro (RJ) - 6ª etapa
20 de novembro - Londrina (PR) - 7ª etapa
4 de dezembro - Curitiba (PR) - 8ª etapa